UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Pedagogia

Código:

ICHPO33802

Período/Série:

8

Turma:

Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

60

Total:

90

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

Processo educativo em instituições sociais não escolares. A atuação do/a pedagogo/a em instituições sociais não escolares. Investigação e análise do contexto de instituições sociais não escolares. Desenvolvimento do projeto de trabalho em instituições sociais não escolares. Problematização das práticas educativas e análise da organização do trabalho pedagógico em instituições sociais não escolares. Articulação.

JUSTIFICATIVA

O Estágio supervisionado IV alarga o local de atuação do pedagogo. Nesta concepção, o pedagogo estaria capacitado para atuar em espaços que vão além do espaço escolar. Mesmo sendo espaços ainda muito limitados, vislumbra-se o acréscimo destes espaços. Estando alocado no Ciclo 3: tempos e espaços dialógicos em construção objetiva proporcionar aos alunos a vivência da docência em suas múltiplas dimensões, compreendendo a formação do pedagogo com uma visão de totalidade da complexidade do processo educativo. Retomando os princípios freireanos, o Estágio IV pressupõe

O sexto princípio que se relaciona a outros já enunciados é a necessidade do respeito ao contexto cultural. “O respeito, então, ao saber popular implica necessariamente o respeito ao contexto cultural. A localidade dos educandos é o ponto de partida para o conhecimento que eles vão criando do mundo. ‘Seu’ mundo, em última análise é a primeira e inevitável face do mundo mesmo.” (FREIRE, 1992, p.86) PPP p.29

Nesta concepção, o Estágio IV integra também o eixo da práxis educativa que objetiva oportunizar a prática dos alunos na realidade social, portanto em instituições escolares e não-escolares; suscitar momentos de reflexão avaliativa constantes sobre os efeitos da ação na prática pedagógica; gerar uma atitude científica e didática do aluno e do professor, contribuindo para que o processo de formação seja marcado pela experiência de pesquisa; ampliar a concepção de Educação; oportunizar a reconstrução dos saberes acadêmicos, possibilitando um questionamento e reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, de um modo mais articulado; propiciar estudos e reflexões interdisciplinares com as diversas áreas do conhecimento que compõe o currículo do curso.

Já o perfil do egresso estabelece que a formação deverá também  “IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo” ( PPP do curso, 2007, p. 30).

OBJETIVO

  • Identificar questões problematizadoras no contexto de instituições sociais não escolares a partir do diagnóstico e análise feitos ao longo do eixo da práxis educativa.

Objetivos Específicos:

  • Assegurar aos/às estagiários/ as oportunidades diversificadas de vivência na educação não escolar.

  • Articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica.

  • Proporcionar situações e experiências práticas que aprimorem a formação e a atuação do egresso do curso de Pedagogia nos diversos campos de atuação do Pedagogo;

  • Promover a integração entre o Curso de Pedagogia do ICHPO/UFU e as instituições sociais do município de Ituiutaba e região.

  • Articular a atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional: na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas.

  • Assumir compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade.

  • Observar, participar, problematizar e questionar a prática vivenciada, utilizando como parâmetros as aprendizagens das várias disciplinas do curso.

  • Desenvolver projetos de pesquisas e propostas de intervenção nas realidades de trabalho, onde ocorram relações de aprendizagem, de modo crítico e reflexivo.

  • Articular o conteúdo com a temática do Ciclo 3: Práxis Transformadora

PROGRAMA

Unidade I: Orientações gerais sobre Estágio.

1.1  Proposição de atividades de Estágio

1.2  Cronograma de atividades

1.3  Planos e projetos educacionais em instituições sociais não escolares

Unidade II: Desenvolvimento da proposta de Estágio.

2.2 Processos e relações pedagógicas em instituições sociais não escolares

2.2 Observação das atividades desenvolvidas nas instituições campo

2.3 Elaboração de projetos de trabalho para instituições sociais não escolares

Unidade III: Instituições sociais não escolares e os projetos sócio-educativos

3.1 Processos de planejamento como ação pedagógica em instituições sociais não escolares

3.2 A atuação do pedagogo em diferentes instituições sociais não escolares

METODOLOGIA

O Estágio Supervisionado ocorrerá de forma integrada à disicplina de Práticas Pedagógicas em Instituições não-escolares, aproximando as discussões teóricas e as possibilidades de vivências práticas em espaços não-escolares. Tal integração visa a garantir o cumprimento da Unidade IV da disciplina de Práticas Pedagógicas em Instituições não-escolares que prevê a Elaboração e execução de um projeto social não escolar, sendo esse também o principal produto do Estágio Supervisionado IV. 

Sendo assim, a discussão dos conteúdos teóricos sobre o tema ficarão a cargo do docente de Práticas Pedagógicas em Instituições não-escolares e as aulas teóricas do Estágio Supervisionado darão conta de fazer as aproximações necessárias entre os estudos teóricos e as experiências vivenciadas nos campos de estágio, por meio de duas técnicas: a) debates a partir dos estudos bibliográficos feitos com antecedências, na disciplinas parceira; b) compartilhamento das experiências registradas em diário de campo e retomada dos estudos teóricos para a realização do projeto de escuta e do projeto de intervenção. Serão objeto dos encontros teóricos também os arranjos burocráticos próprios do estágio e sua organização. 

Como atividade conjunta, também estão previstas atividades de escuta dos campos não-escolares de atuação do pedagogo, por meio da própria vivência do estágios e pela presença de representantes que não tenham sido alcançados pelos estágios realizados, no corrente semestre. Nesse segundo caso, serão convidados profissionais para uma roda de conversa com as turmas.  

As TDE  serão computadas por meio da participação no VI Seminário da Congada, vista de notas, leituras dirigidas.

O cronograma detalhado das aulas e seus respectivos textos e materiais de referências serão disponibilizados às/aos estudantes e ficará disponível enquanto durar a disciplina. Os links para acesso no grupo da disciplina no whatszapp e drive serão disponibilizados aos estudantes por e-mail institucional na primeira semana de aula.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita de forma processual durante o semestre, e subdividida nas seguintes atividades complementares:

1. Projeto de escuta/Diário de bordo ( atividade em grupo)- Esta atividade será realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas (anexos), onde discentes entrarão em contato com coordenadores/as de espaços não escolares para conversarem sobre o mesmo. Além da escuta sensível, a proposta é de que os/as discentes relacionem este material coletado com referencial teórico estudado na disciplina. Assim, o Projeto de escuta subdividir-se-á em duas partes avaliativas:

 1.1. Registro das escutas (20 pontos): material coletado das entrevistas semi-estruturadas. Critérios avaliativos: Debater sobre todos anexos apresentados pelos professores da disciplina, coleta de informações sobre os espaços não escolares (escuta), associar as informações do campo o respaldo teórico estudado, considerações finais apontando o pensamento do grupo. 

 1.2. Apresentação do projeto de escuta (20 pontos): Realizaremos o Seminário de espaços não escolares que congregará discentes das disciplinas Estágio IV e Práticas Pedagógicas em instituições sociais não escolares. Além disso, serão convidados/as os representantes das instituições não escolares. Serão apresentados resultados da escuta.  Seminário de espaços não escolares - Datas: 07/06 e 14/06. Horário: 19h00min. Local: Auditório UFU Pontal. 

Critérios avaliativos: apresentação oral na mesa redonda do seminário apresentando os resultados da aproximação com a instituição não escolar e do projeto de intervenção. 

2. Projeto de intervenção ( atividade em grupo) - Depois de estudada a realidade da instituição não escolar escolhida para a realização das atividades, os/as discentes da disciplina proporão uma intervenção. O projeto de intervenção será elaborado em comum acordo com a coordenação do espaço não escolar. A avaliação será da seguinte forma:

  2.1. Projeto (15 pontos): Elaboração de um projeto seguindo o formato indicado, contendo aporte teórico e a proposta de atividades a serem desenvolvidas.

Critérios avaliativos: Organicidade das ações elaboradas, respaldo teórico para a ação planejada , elaboração da avaliação da atividade. 

2.2. Aplicação (25 pontos): Execução do projeto de intervenção. 

Critérios avaliativos: participação na consecução da intervenção, envolvimento do grupo com a comunidade, resultados alcançados com a execução do mesmo a serem relatados no seminário por um representante do grupo. 

3. Ficha de frequência  (5 pontos) - Individual - documento com registro de datas, atividades realizadas e assinatura de supervisor/a de campo.

Critérios avaliativos: ficha modelo preenchida corretamente e pontualidade na entrega. 

4. Relatório técnico (5 pontos) - Individual - Síntese descritiva de todas atividades desenvolvidas durante o estágio. Modelo Prograd.

Critérios avaliativos: ficha modelo preenchida corretamente e pontualidade na entrega. 

 5. Auto-avaliação (5 pontos) - Individual - registro pessoal sobre o momento formativo, por meio de formulário. 

Critérios avaliativos: realização da auto-avaliação e coerência com a atuação na disciplina durante o semestre. 

6. Avaliação campo ( 5 pontos) - individual  - os/as supervisores/as de estágio responderão a um formulário que terá critérios como assiduidade, disponibilidade, etc. 

Critérios avaliativos: posicionamento do/a supervisor/a de estágio. 

Atividade de recuperação (Resolução CONGRAD nº46/2022): a última semana do período letivo será destinada para a realização de uma atividade de recuperação. A(o) discente que tiver a frequência mínima exigida (75 por cento) e não alcançar a nota mínima para a aprovação ( 60 por cento do total de pontos distribuídos). A atividade de recuperação será a realização de uma prova escrita, em sala de aula, que abarcará toda a matéria e bibliografia trabalhada em sala de aula. Este /a terá direito a uma prova sem consulta, sobre o conteúdo trabalhado no semestre, no valor de 100 pontos como atividade de avaliação de recuperação de aprendizagem.

 

Instrumento

valor

Projeto de Escuta

 
  • Registro da escuta (diário de bordo)

20

  • Apresentação na “Mostra de espaços não-escolares”

20

Projeto de Intervenção

 
  • Elaboração do projeto

15

  • Aplicação do projeto 

25

Documentação do estágio

 
  • Ficha de frequência

5

  • Relatório técnico (PROGRAD)

5

  • Autoavaliação

5

  • Avaliação do campo

5

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 

FERNÁNDEZ ENGUITA, M. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008

Complementar

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 08:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4237379