UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Marketing

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estratégia Mercadológica

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31702

Período/Série:

Turma:

A (Noturno)

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

54

Prática:

18

Total:

72

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

André Francisco Alcântara Fagundes

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

- O professor possui horários reservados para atendimentos aos alunos, que devem ser agendados com antecedência por e-mail (andre.fagundes@ufu.br).

- Para envio de mensagens e encaminhamento de arquivos referentes à disciplina, será utilizado o Moodle da UFU, cuja senha para acesso à disciplina é: marketing23 (a senha será válida somente a partir do primeiro dia de aula da disciplina)

- Aparelhos celulares não podem ser utilizados durante as aulas, a não ser que isso seja requisitado pelo professor.

- Parte da disciplina será ministrada na modalidade de ensino à distância.

- É proibida qualquer gravação (imagem, som ou ambos) realizada em sala de aula sem o consentimento expresso e por escrito do professor (com declaração de autorização assinada).

- Teremos também um(a) professor(a) ministrando aula realizando o estádio docente do PPGAdm UFU/FAGEN.

 

EMENTA

 

JUSTIFICATIVA

Entender a importância da estratégia mercadológica, os seus processos, os influenciadores e ferramentas é essencial para o delineamento adequado das ações mercadológicas.

 

OBJETIVO

Apresentar os conceitos de estratégia de marketing, possibilitando ao aluno ter uma visão crítico-analítica com relação à atuação de uma organização no mercado, estabelecendo habilidades de planejamento estratégico de marketing e incentivando a inovação para o sucesso da organização no mercado.

 

PROGRAMA

 

METODOLOGIA

Serão diversas as técnicas de ensino adotadas na disciplina:

Recursos didáticos: quadro e giz; lousa branca; recursos audiovisuais (retroprojetor, datashow, TV, vídeo, aparelho de som, gravador, etc.); entre outros.

Na disciplina adotaremos o Moodle UFU como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Link da sua disciplinahttps://moodle.ufu.br/course/view.php?id=10080

Chave de inscrição: marketing23

O Moodle da disciplina estará disponível a partir de 02/08/2023.

Se houver necessidade de atividades síncronas EaD, elas serão realizadas em salas virtuais nas plataformas Microsoft Teams ou Zoom, preferencialmente. Os links das webconferências serão inseridos no Moodle.

As atividades assíncronas serão realizadas utilizando-se, preferencialmente, o Moodle UFU.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

31/07 a 05/08

Apresentação da disciplina e da atividade avaliativa “Plano de Marketing”.

Apresentação do plano de disciplina e definição de Estratégia Mercadológica.

Apresentação da atividade avaliativa Plano de Marketing.

Aula prática: objetivo definir grupo e empresa onde o trabalho final será realizado.

4 horas-aula.

06/08 a 12/08

Estratégia, marketing e estratégia mercadológica.

Panorama atual dos negócios.

Estratégia, marketing e estratégia mercadológica.

4 horas-aula.

13/08 a 19/08

Análise do Ambiente de Marketing.

Macroambiente de Marketing.

Microambiente de Marketing.

4 horas-aula.

20/08 a 26/08

Análise do Portfólio de Negócios.

Análise do Portfólio de Negócios.

Aula prática: desenvolvimento do Plano de Marketing (trabalho final da disciplina).

4 horas-aula.

27/08 a 02/09

Orientação para o mercado.

Matriz BCG.

Análise do Ciclo de Vida dos Produtos.

Orientação para o mercado.

4 horas-aula.

03/09 a 09/09

Análise da Competitividade.

Análise da competitividade.

Aula prática: desenvolvimento do Plano de Marketing (trabalho final da disciplina).

4 horas-aula.

10/09 a 19/09

Análise do Consumidor e da Concorrência

Análise do consumidor.

Análise da concorrência.

4 horas-aula.

17/09 a 23/09

Tipos de Estratégia & Análise SWOT.

Tipos de estratégia e estratégias genéricas.

Análise SWOT.

4 horas-aula.

24/09 a 30/09

Plano de Marketing.

Prova 1.

Aula prática: desenvolvimento do Plano de Marketing (trabalho final da disciplina).

4 horas-aula.

10ª

01/10 a 07/10

Segmentação e Seleção do público-alvo.

Segmentação de mercado.

Seleção de público-alvo.

Análise da Etapa 1 do Plano de Marketing - Diagnóstico do Mercado.

4 horas-aula.

11ª

08/10 a 14/10

Vantagem Competitiva & Posicionamento.

Vantagem competitiva.

Posicionamento.

4 horas-aula.

12ª

15/10 a 21/10

Objetivos de Marketing & Composto Mercadológico.

Estratégias do composto de marketing.

Objetivos de Marketing.

4 horas-aula.

13ª

22/10 a 28/10

Plano de Marketing.

Plano de ação.

Aula prática: desenvolvimento do Plano de Marketing (trabalho final da disciplina).

4 horas-aula.

14ª

29/10 a 04/11

Plano de Marketing.

Análise da Etapa 2 do Plano de Marketing - Estratégias de Marketing.

4 horas-aula.

15ª

05/11 a 11/01

Plano de Marketing.

Prova 2.

Atividade assíncrona: elaboração do Plano de Marketing.

4 horas-aula.

16ª

12/11 a 18/11

Apresentação do Trabalho Final.

Apresentação do Trabalho Final.

Aula prática: desenvolvimento do Plano de Marketing (trabalho final da disciplina).

4 horas-aula.

17ª

19/11 a 25/11

Atividades de recuperação.

Atividades de recuperação.

4 horas-aula.

18ª

26/11 a 30/11

Resultado final e vista das atividades avaliativas.

Entrega dos resultados finais.

Vista de atividades avaliativas.

4 horas-aula.

 

Direitos Autorais:

Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), pela qual fica vetado o uso indevido e a reprodução não autorizada de material autoral por terceiros cabendo, aos responsáveis pela reprodução ou uso indevido do material de autoria dos docentes, as sanções administrativas e às dispostas na Lei de Direitos Autorais.

 

AVALIAÇÃO

Prova 1 (27/09/2023): 20 pontos.

Prova 2 (09/11/2023): 20 pontos.

Trabalho final da disciplina: 50 pontos.

Trabalhos diversos realizados em sala de aula ou extraclasse: 10 pontos (sem data pré-agendada).

Frequência: o(a) estudante é responsável por acompanhar e controlar as suas faltas, serão disponibilizados no Moodle ou em sala de aula relatórios de frequência no início de cada mês.

 

Processo de reaprendizagem adotado para estudantes com desempenho inferior à média

Aqueles estudantes que obtiverem nota inferior a 60% nas provas e demais atividades avaliativas estão automaticamente convidados a lerem novamente o material das referidas avaliações, assim como intensificar a leitura pertinente às avaliações vindouras, para que sanem com o professor da disciplina, durante o horário de atendimento fora da aula, as dúvidas que por ventura tenham surgido e que não foram possíveis de serem solucionadas por esses alunos tanto na leitura quanto nas atividades realizadas em sala de aula. O agendamento desse atendimento extraclasse é de responsabilidade do aluno, assim como o acompanhamento do seu desempenho.

 

Avaliação de recuperação

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, o(a) estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, e que tenha frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina, poderá realizar uma avaliação de recuperação no dia 22/11/2023. O estudante poderá escolher uma das provas realizadas durante o semestre letivo para substituir a nota, sendo que o resultado obtido na nova avaliação, caso seja superior a feita anteriormente, será considerada para a formação da nota final do(a) estudante.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

HOOLEY, Graham J.; PIERCY, Nigel F.; NICOLAUD, Brigitte. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2011. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.8 H784mP 4.ed.o – 24 exemplares)

STEVENS, Robert E.; LOUDON, David L.; WRENN, Bruce; WARREN, William. Planejamento de marketing: guia de processos e aplicações práticas. São Paulo: Pearson, 2001. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.8 M345pgP – 16 exemplares)

WESTWOOD, John. O plano de marketing. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2007. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.8 W538mP 3.ed. – 16 exemplares)

 

Complementar

FERREL, O. C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.8 F383mP 4.ed.o – 14 exemplares)

HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert. E. Administração estratégica. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.012.2 H676sP 2.ed.– 16 exemplares)

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.8 K87mP 14. ed. – 34 exemplares)

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus, 2005. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.012.2 K49bP 20.ed.– 6 exemplares)

MCDONALD, Malcolm. Planos de marketing: planejamento e gestão estratégica; como criar e implementar planos eficazes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.8 M135mP – 6 exemplares)

NEVES, Marcos Fava. Planejamento e gestão estratégica de marketing. São Paulo: Atlas, 2005. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.8 N518p – 4 itens)

PETER, J. Paul; OLSON, Jerry C. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing. 8 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.89 P478cP 8.ed – 7 itens)

PORTER, Michael. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. 7. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.012.2 P847csP – 8 itens)

URDAN, Flávio T.; URDAN, André T. Gestão do Composto de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. (Número de chamada biblioteca UFU: 658.8 U74g – 5 itens)

Outras sugestões de leitura:

ABREU, Gustavo Melione. Posicionamento de marca no mercado de sucos e néctares: uma análise do caso “do bem”. Revista Augustus, v. 18, n. 35, p. 74-89, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229104985.pdf

ASSIS, E., SERRALVO, F., PRADO, K. Um Novo Olhar sobre o Planejamento de Marketing dos Produtos Populares: Estudo Exploratório com Empresas do Setor Eletroeletrônico no Brasil. Revista Brasileira de Marketing, 14, jun. 2015. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2872. Acesso em: 17 Jul. 2020.

BIOLCHINI, Clarissa, PIMENTA, Marcelo e OROFINO, Maria Augusta et al. Ferramentas Visuais para Estrategistas. São Paulo, 2012. Disponível em: https://marcelo.pimenta.com.br/estrategista-visual/. Acesso em: 17 Jul. 2020.

CAMPIOTTO, Patrícia et al. Desenvolvimento e Aplicação de Plano de Marketing em Empresa de Recarga de Cartuchos de Impressoras. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 11, n. 1, p. 108, 2017.Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Eduardo-Mangini-2/publication/315968741_Relatos_Tecnicos_-_Desenvolvimento_e_Aplicacao_de_Plano_de_Marketing_em_Empresa_de_Recarga_de_Cartuchos_de_Impressoras/links/5f09c33392851c52d628f047/Relatos-Tecnicos-Desenvolvimento-e-Aplicacao-de-Plano-de-Marketing-em-Empresa-de-Recarga-de-Cartuchos-de-Impressoras.pdf

IKEDA, A. A., CAMPOMAR, M. C., VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M. Planejamento de marketing: um estudo no contexto brasileiro. Base: Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. Vol 4, No 2, 2007. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/5597/0 . Acesso em: 17 Jul. 2020.

KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Marketing sustentável: responsabilidade social e ética. In: ______. Princípios de Marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 644-679.

KOTLER, P., KELLER, K. L. Desenvolvimento de estratégias e planos de Marketing. In: ______. Administração de Marketing. 14ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. p. 35-67.

LIMA, G., CARVALHO, D. Plano Estratégico de Marketing: Proposta de uma Análise Teórica. Revista Brasileira de Marketing, 10, dec. 2011. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2188 . Acesso em: 20 Jul. 2020.

SARQUIS, A. B., PIZZINATTO, N. K. Modelo de processo de diagnóstico mercadológico para organizações de serviços de pequeno e médio portes. Revista de Negócios, vol. 18, n.2, p.81-100, 2013. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/2980 . Acesso em: 20 Jul. 2020

TOALDO, A. M. M.; LUCE, F. B. Estratégia de marketing: contribuições para uma teoria em marketing. Rev. adm. empres. São Paulo, v. 46, n. 4, p. 1-11, dezembro de 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902006000400004&lng=en&nrm=iso Acesso em 17 Jul. 2020.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/08/2023, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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