UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO: DIFUSÃO DO CONHECIMENTO GEOCIENTÍFICO I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

SIGLA:

IGUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

0 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

60 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

I - ampliar a interação dialógica dos estudantes com a sociedade em geral, por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;

II - proporcionar formação cidadã aos estudantes, tornando-os agentes de transformação social;

III - gerar mudanças na instituição e nos diferentes setores da sociedade, a partir da construção, da aplicação e do compartilhamento de conhecimentos entre a universidade e a sociedade; e

IV - possibilitar a articulação do ensino/extensão/pesquisa ao processo pedagógico interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico e simbólico.

 

Ementa

As Atividades Curriculares de Extensão correspondem ao conjunto de atividades que são realizadas pelo estudante, articuladas com o ensino e a pesquisa, coordenadas por docente da UFU que envolvem diretamente as comunidades externas à Universidade. Podem ser realizadas a partir das seguintes modalidades:

I - programas;

II - projetos;

III - cursos e oficinas;

IV - eventos; e

V - prestação de serviços.

Todas as atividades devem ser devidamente registradas no Sistema de Informação de Extensão (SIEX).

 

PROGRAMA

O programa deste módulo do componente currícular Atividades Curriculares de Extensão consiste na troca de conhecimentos relacionados à disseminação do conhecimento geocientífico a membros da comunidade externa à Universidade em Monte Carmelo e cidades próximas. As atividades incluem elaboração de material educativo, preparação de palestas para alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio, visitas supervisionadas a laboratórios do curso de Geologia, e outras atividades relacionadas, elaboradas através de um planejamento supervisionado.

Por meio da divulgação das ações planejadas, a população local será estimulada a participar das atividades, fazendo com que os envolvidos se tornem potenciais agentes transformadores em relação à sustentabilidade do meio físico.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. MASSARANI L., TURNEY J., MOREIRA, I. DE C. (Org.) Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro : Vieira Lent : UFRJ, Casa da Ciência : Ed. FIOCRUZ, 2005

2. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

3. GUIMARÃES, E. Produção e circulação do conhecimento. Campinas : Pontes, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. BITAR, O. Y. Curso de geologia aplicada ao meio ambiente. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Divisão de Geologia, 1995.

2. PORTO, C. DE M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011.

3. SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

4. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

5. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

 

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Roberto Rosa

Diretor do Instituto de Geografia

 


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 16/04/2021, às 09:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Diretor(a) substituto(a), em 30/04/2021, às 10:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2576617