UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ementa

Introdução ao campo do conhecimento histórico: a polissemia do termo história; os diferentes tipos de narrativas sobre o passado; as relações entre memória e história. A trajetória da escrita da história: do surgimento da ideia de investigação do passado à institucionalização da História como ciência. Os fundamentos da pesquisa histórica: as noções de documento e de fonte histórica. As operações da pesquisa: heurística, crítica e interpretação. O método da crítica histórica de documentos no século XIX. A revolução documental e os novos métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI.

PROGRAMA

Unidade 1- Introdução ao campo do conhecimento histórico

1.1- A polissemia da história: experiência vivida; área de conhecimento; narrativa sobre as experiências humanas ao longo do tempo.

1.2- Diferentes formas de narrar o passado: mito, memória e história;

1.3- Aproximações e distanciamentos entre memória e história: lembranças, esquecimentos, silêncios.

1.4- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade;

Unidade 2- Uma história da escrita da história: do surgimento da história na antiguidade à sua institucionalização como disciplina acadêmica no século XIX

2.1- O surgimento da história como uma forma específica de narrar o passado;

2.2- Os principais períodos e inovações teórico-metodológicas da produção do conhecimento histórico;

2.3- A história como ciência e como disciplina acadêmica no século XIX.

Unidade 3- Introdução à pesquisa histórica

3.1- As noções de documento e de fonte histórica;

3.2- As operações da pesquisa histórica: heurística, crítica, interpretação;

3.3- O método da crítica histórica no século XIX;

3.4- A revolução documental e as novas técnicas e métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: EDUSC, 2006.

CARR, Edward Hallett. O que é história? 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. Unicamp, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, José D’Assunção. Teoria da História: princípios e conceitos fundamentais. V. 1. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

COLLINGWOOD, Robin G. A ideia de história. 9. ed. Lisboa: Presença, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. v. 1. Brasília: Ed. UnB, 2001.

 

aprovação

 

Aurelino José Ferreira Filho

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria R nº 623/2018

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1250268 e o código CRC 78EDB0A6.




Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1250268