UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

SEILIC

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34504

Período/Série:

5° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

30

Total:

45

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Paulo Vitor Teodoro de Souza

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Concepção, organização e realização do Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC, em colaboração com as atividades de prática como componente curricular do Curso de Graduação em Química: Licenciatura, buscando articular atividades de ensino, pesquisa e extensão com os cursos de Biologia, Matemática e Física, culminando na apresentação de experiências e vivências realizadas nos Projetos Interdisciplinares — PROINTER. Problematização da relação Universidade e Sociedade, bem como sobre a formação inicial e continuada do professor de Química nestes contextos. Compartilhamento dos debates e ações referentes à educação ambiental, aos direitos humanos e à diversidade étnico—racial, religiosa, de gênero, de faixas etárias e em relação às pessoas em medidas socioeducativas. Planejamento e organização de eventos científicos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina ‘SEILIC’ justifica-se pela troca de conhecimentos a partir da apresentação e socialização de resultados produzidos durante as disciplinas de ‘Projetos Interdisciplinares’ (PROINTER). Dessa forma, a apresentação e a socialização de relações teórico-práticas aprendidas durante os PROINTERs serão materializadas por meio da construção coletiva de Seminários.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Oportunizar um espaço de socialização das produções desenvolvidas nos Projetos Interdisciplinares — PROINTER I, II, III e IV, levando em consideração as diversas interações realizadas no âmbito dos cursos de licenciatura e da comunidade escolar; Desenvolver e mostrar para a comunidade universitária a identidade da Licenciatura em Química oferecida na UFU (Campus Pontal), visando problematizar e refletir sobre a formação inicial e continuada do professor de Química envolvendo a integração constante de conhecimentos científicos, sociais e culturais; Vivenciar processos de planejamento, organização e realização coletiva de eventos científicos.

Objetivos Específicos:

Vivenciar as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas de Projetos Interdisciplinares (PROINTER); Sistematizar as reflexões elaborando resumos, resenhas e folders para socialização do conhecimento advindo das experiências nos PROINTERs.

PROGRAMA

1. Planejamento e Organização de equipes e espaços para a realização do SEILIC.

2. Conceito de Seminário e forma de socialização de processos e resultados, com vistas ao compartilhamento de saberes e experiências de cunho científico, social e cultural.

3.  Elaboração, apresentação e publicação referente às ações e vivências desenvolvidas nos PROINTERs I, II, III e IV.

4. Compartilhamento das ações referentes à educação ambiental, aos direitos humanos e à diversidade étnico-racial, religiosa, de gênero, de faixas etárias e em relação às pessoas em medidas socioeducativas, com envolvimento da comunidade escolar.

METODOLOGIA

Aulas expositivas-dialogadas e produções científicas. Nesses momentos de aula haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura, produções científicas, reflexões,  e debates acerca de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a produção de textos científicos (por exemplo, resumo e resumo expandido), voltados para o ensino de Química, que trarão aspectos importantes para o processo de formação inicial dos/as estudantes, bem como a socialização das atividades avaliativas. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.

Os/as estudantes também terão acesso aos materiais da nossa disciplina na plataforma Microsoft Teams (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e acessar materiais da disciplina). Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá em diferentes momentos durante o semestre, como:

  1. elaboração do planejamento prévio do trabalho a ser apresentado no Seminário Institucional de Licenciaturas – Seilic - (40 pontos);

  2. Participação e envolvimento na disciplina [aulas teóricas e orientações com o professor] (10 pontos);

  3. Participação e Socialização dos trabalhos elaborados (50,0 pontos).

Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos. Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

GUlMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

TARDlFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2008.

GIACAGLIA, Maria. Cecilia. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Complementar

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

ALLEN, Johnny; O´TOOLE, William; MCDONALD, Ian. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: temas transversais. — Brasilia: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria Nacional Dos Direitos Humanos: Unesco. Direitos Humanos no Cotidiano: manual. Brasília, DF: UNESCO/EDUSP, 2001.

KLElMAN, Angela; MORAES, Sílvia. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

MANTOAN, Maria Teresa Égler; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

MILANESI, Irton. A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores: avaliação de uma proposta curricular de estágio. Cáceres, MT: Unemat, 2008.

Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical EducationEnseñanza de las CienciasJournal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in ChemistryInternational Journal of Science EducationScience Education.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3892249