UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS31201

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

 

Objetivos Específicos:

 

Ementa

A construção histórica das sociedades indígenas mesoamericanas, andinas e sul-americanas anteriores à colonização europeia: cosmologia, diversidade cultural, crenças, mitos e ritos. Os povos ameríndios a partir do confronto com a colonização desde o século XV e sua relação com o Estado após as independências das nações do continente no século XIX. A temática indígena na historiografia e na educação.

 

PROGRAMA

I - Teorias do Processo de Ocupação do Continente Americano

II - A “América” antes de Colombo segundo a Arqueologia, a Paleontologia, a Antropologia e a Genética

III - Constituição Histórica das Sociedades Mesoamericanas e Andinas: antiguidade de culturas e formação

IV – Constituição Histórica de Povos Ameríndios Sul-Americanos: populações que viveram e vivem em território brasileiro

V – Diversidade Cultural: Cosmologias, Crenças, Mitos e Ritos

VI – A história indígena e o indigenismo na legislação e na historiografia brasileira e brasilianista: manifestações culturais, territorialidade, etnicidade e identidades

VII - O confronto com a colonização europeia e a relação de nativos e seus descendentes com a instituição do Estado nacional: passado e presente

VIII - Lutas e resistências indígenas no Brasil: legislação, educação e direitos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CUNHA, M. C. História dos índios no Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras: FAPESP, 1998.

SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawal Leal(Org.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GENDROP, Paul. A civilização Maia. Rio de Janeiro: J. Zahar, c1987.

SOUSTELLE, Jacques. A civilização asteca. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002.

COUTO, Jorge. A construção do Brasil: ameríndios, portugueses e africanos, do início do povoamento a finais de Quinhentos. Lisboa: Cosmos, 1998, c1995.

FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade Tupinambá. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1970.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto, 2011.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 SEI nº 1719303