|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31201 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Analisar a constituição histórica das sociedades indígenas mesoamericanas, andinas e sul-americanas anteriores a 1492. A história dos povos nativos da América a partir do confronto com a colonização e a relação de nativos e seus descendentes com a instituição do Estado nacional.
Objetivos Específicos:
Refletir sobre a antiguidade, a complexidade e a diversidade cultural dos povos americanos.
Compreender os principais aspectos culturais das sociedades ameríndias pré-colombianas, notadamente suas crenças, mitos e ritos.
Mapear a história indígena e o indigenismo na historiografia brasileira e brasilianista, abarcando teorias e métodos contemporâneos do estudo dos povos ameríndios do passado pré-colombiano e das sociedades indígenas remanescentes.
Analisar as lutas e resistências indígenas no Brasil: legislação, educação e direitos.
Ementa
A construção histórica das sociedades indígenas mesoamericanas, andinas e sul-americanas anteriores à colonização europeia: cosmologia, diversidade cultural, crenças, mitos e ritos. Os povos ameríndios a partir do confronto com a colonização desde o século XV e sua relação com o Estado após as independências das nações do continente no século XIX. A temática indígena na historiografia e na educação.
PROGRAMA
I - Teorias do Processo de Ocupação do Continente Americano
II - A “América” antes de Colombo segundo a Arqueologia, a Paleontologia, a Antropologia e a Genética
III - Constituição Histórica das Sociedades Mesoamericanas e Andinas: antiguidade de culturas e formação
IV – Constituição Histórica de Povos Ameríndios Sul-Americanos: populações que viveram e vivem em território brasileiro
V – Diversidade Cultural: Cosmologias, Crenças, Mitos e Ritos
VI – A história indígena e o indigenismo na legislação e na historiografia brasileira e brasilianista: manifestações culturais, territorialidade, etnicidade e identidades
VII - O confronto com a colonização europeia e a relação de nativos e seus descendentes com a instituição do Estado nacional: passado e presente
VIII - Lutas e resistências indígenas no Brasil: legislação, educação e direitos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CUNHA, M. C. História dos índios no Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras: FAPESP, 1998.
SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawal Leal(Org.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GENDROP, Paul. A civilização Maia. Rio de Janeiro: J. Zahar, c1987.
SOUSTELLE, Jacques. A civilização asteca. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002.
COUTO, Jorge. A construção do Brasil: ameríndios, portugueses e africanos, do início do povoamento a finais de Quinhentos. Lisboa: Cosmos, 1998, c1995.
FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade Tupinambá. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1970.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto, 2011.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1719303 e o código CRC B1145A6A. |
Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719303 |