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Edital COHIP nº 7/2023
11 de agosto de 2023
Processo nº 23117.056791/2023-15
OBJETO: EDITAL DE APRESENTAÇÃO, análise e processamento das atividades complementares do cursos de graduação em HISTÓRIA do Instituto de Ciências HUMANAS do Pontal.
A Coordenação do Curso de Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia faz saber aos estudantes regularmente matriculados que estará aberto o período de apresentação para análise e processamento das Atividades Complementares - ATCOM no Curso de Graduação em História - ICH/UFU, referente ao 1º semestre de 2023, mediante as condições estabelecidas neste edital.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
As Atividades Complementares - ATCOM são de caráter acadêmico, científico, técnico ou cultural escolhidas a critério do aluno, respeitando as diretrizes fixadas no Projeto Pedagógico e acompanhadas pelo Colegiado do Curso de História. Para sua integralização curricular o aluno precisa cumprir um mínimo de 200 horas de Atividades Complementares ao longo do período em que estiver matriculado no curso.
O objetivo principal das Atividades Complementares é constituir um espaço privilegiado de exercício de autonomia para o aluno compor seu currículo, estimulando, assim, a tomada de decisões próprias no que se refere a habilidades e competências específicas, que o estudante entenda serem úteis para o seu futuro desempenho profissional como professor/historiador. Assim, abre-se um leque amplo de possibilidades de escolhas nessa direção. Secundariamente, as Atividades Complementares visam estimular a participação do estudante em diversas esferas da vida universitária, passando pela representação estudantil, pela pesquisa, pela extensão e pelo ensino, bem como visam fomentar o interesse pela articulação de sua formação intelectual com as múltiplas possibilidades de sua inserção nos ambientes interno e externo à Universidade.
O elenco das Atividades Complementares previstas Projeto Pedagógico Versão 2011-1 e Versão 2020-1 está dividido em quatro grupos:
• (1) Atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Representação Estudantil;
• (2) Atividades de Caráter Científico e de Divulgação Científica;
• (3) Atividades de Caráter Artístico e Cultural; e,
• (4) Atividades de Caráter Técnico.
Caberá à Comissão de Avaliação das Atividades Complementares do Curso de História a condução de todo o processo de análise e deferimento dos documentos apresentados pelos discentes do curso de História para validação das Atividades Complementares.
procedimentos para a entrega das Atividades Acadêmicas Complementares
Todo o processo de apresentação para análise e processamento das ATCOM ocorrerá por meio virtual (e-mail).
São procedimentos para a entrega das Atividades Acadêmicas Complementares:
I - Preencher o Formulário de Atividades Complementares (ANEXO I), observada a versão do currículo do aluno, relacionando as atividades desenvolvidas com a indicação da carga horária realizada, de acordo com a Tabela de Atividades Acadêmicas Complementares ( ANEXO II) ;
II - Digitalizar os documentos que comprovem a realização das atividades (na mesma ordem informada no formulário) em arquivo único no formato PDF;
III - - Encaminhar dois arquivos: 1º) no primeiro arquivo o formulário preenchido (formato Word ou similar), que deve ser nomeado do seguinte modo: Formulário ATCOM – Nome completo do(a) discente; 2º) e no segundo arquivo os documentos comprobatórios (formato PDF ou similar), que deve ser nomeado do seguinte modo: Documentos comprobatórios – Nome completo da(o) discente. Os arquivos que não estiverem corretamente nomeados/identificados, conforme estabelecido neste edital, não serão analisados pela Comissão de Atividades Complementares. Os documentos comprobatórios devem ser anexados em um único arquivo respeitando-se a ordem do registro das atividades no formulário preenchido. O Formulário ATCOM e os documentos comprobatórios devem ser enviados para o e-mail da Secretaria da Coordenação (sechist@ufu.br), identificando-se o campo assunto da seguinte forma: ATIVIDADE COMPLEMENTAR - NOME DO ALUNO/NUMERO DE MATRÍCULA - SEMESTRE/ANO.
procedimentos para a análise das Atividades Acadêmicas Complementares
Para realização da análise das Atividades Acadêmicas Complementares:
I - A Comissão de ATCOM receberá o formulário e documentos comprobatórios por correspondência eletrônica e realizará a conferência do conteúdo dos arquivos, em conformidade com o disposto no Projeto Pedagógico do curso, observando individualmente em qual versão de currículo o estudante está matriculado. Caso seja identificado o recebimento de documentos em desacordo com as normas internas, a Comissão devolverá o e-mail ao remetente, solicitando correções e nova apresentação.
II - A Comissão de ATCOM preencherá o Campo do Formulário destinado à validação da carga horária apresentada pelo discente, analisando os documentos comprobatórios apresentados. Após a validação das horas de atividades complementares, o representante da comissão deverá assinar e datar o formulário e salvar em Formato PDF.
III - Encaminhar o formulário e os documentos comprobatórios validados para o endereço eletrônico da Secretaria da Coordenação (sechist@ufu.br).
procedimentos para o processamento das Atividades Acadêmicas Complementares
São procedimentos para o processamento das Atividades Acadêmicas Complementares:
O recebimento do Formulário de Atividades Complementares e os documentos comprobatórios validados pela Comissão responsável pela análise.
A abertura de Processo no SEI, sendo a especificação "Atividade Complementar - Nome do estudante/matrícula - Ano/semestre vigente", o tipo de processo "Graduação: Atividades Complementares" , no campo Interessado, inserir o nome do discente e o nível de acesso público.
Realizar o lançamento das horas validadas SG UFU. Salvar o histórico escolar do estudante no formato PDF, comprovando o lançamento das atividades complementares e anexar ao processo SEI;
Enviar correspondência eletrônica para discente e Comissão ATCOM, informando a finalização do processo.
Prazos
Considerando a Resolução nº 73/2022, do Conselho de Graduação, que Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, referente aos semestres letivos 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2, para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas, os prazos para apresentação, análise e processamento das Atividades Complementares
Atividade |
Data |
Entrega das Atividades Acadêmicas Complementares |
De 21 de agosto a 21 de setembro de 2023 |
Análise das Atividades Acadêmicas Complementares |
De 22 de setembro a 22 de outubro de 2023 |
Processamento das Atividades Acadêmicas Complementares |
De 23 de outubro a 02 de dezembro de 2023 |
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A Comissão de Avaliação de Atividades Complementares do Curso de Graduação em História deverá conduzir todo o processo de análise dos documentos apresentados pelos discentes do curso de Graduação em História, para comprovação das horas obrigatórias de atividades acadêmicas complementares.
Caberá ao Colegiado do Curso de História a análise e o parecer das solicitações de aproveitamento de atividades não previstas neste Edital, de modo a evitar distorções e arbitrariedades no exercício da autonomia discente.
DOS ANEXOS
Integram este Edital, independentemente de transcrição, os seguintes anexos:
Anexo I – Formulário de Atividades Complementares. Disponível em http://www.ich.ufu.br/servicos/atividades-complementares-curso-de-graduacao-em-historia
Anexo II – Tabela de Atividades Complementares. Disponível em http://www.ich.ufu.br/servicos/atividades-complementares-curso-de-graduacao-em-historia
Ituiutaba, 11 de agosto de 2023
Newman Di Carlo Caldeira
Coordenador do Curso de Graduação em História - Campus Pontal
PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 3300, DE 19 DE AGOSTO DE 2021
Documento assinado eletronicamente por Newman Di Carlo Caldeira, Coordenador(a), em 11/08/2023, às 13:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4730218 e o código CRC B1DD80C8. |
Referência: Processo nº 23117.056791/2023-15 | SEI nº 4730218 |