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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Planeta Terra: estrutura e composição interna. Tempo geológico: as eras e os principais acontecimentos. Minerais e rochas: conceitos, formação e principais tipos. Estratigrafia: princípios e datação.
JUSTIFICATIVA
Possibilitar ao aluno o entendimento de conceitos básicos de geologia, bem como demais noções relacionadas à formação do planeta Terra, os principais acontecimentos ao longo do tempo geológico e fundamentos associados à mineralogia e tipos de rochas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os conceitos básicos de geologia. |
Objetivos Específicos: |
• Compreender e analisar a importância da estrutura interna do planeta Terra e sua interferência na dinâmica terrestre; • Relacionar e analisar as transformações decorrentes da dinâmica terrestre ao longo do tempo geológico com a evolução da Terra; • Compreender os tipos e a importância da aplicação de diversos métodos na reconstituição do passado na Terra; • Compreender a gênese e evolução das principais categorias de rochas; • Identificar minerais e rochas. |
PROGRAMA
1 - INTRODUÇÃO E NATUREZA DO CONHECIMENTO GEOLÓGICO, SUBDIVISÕES E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS.
2 - PLANETA TERRA.
2.1 - Origem da Terra.
2.2 - Estrutura e composição interna.
2.3 - A crosta terrestre.
3 - O TEMPO GEOLÓGICO.
3.1 - A magnitude do tempo geológico.
3.2 - As Eras geológicas e subdivisões.
4 - MINERALOGIA BÁSICA.
4.1 - Conceitos, propriedades físicas e químicas dos minerais.
4.2 - Identificação e classificação dos principais minerais formadores das rochas.
5 - ESTUDO DAS ROCHAS.
5.1 - Rochas Ígneas: magmas e tipos de rochas ígneas.
5.2 - Rochas Sedimentares: sedimentos, sedimentação e tipos de rochas sedimentares.
5.3 - Rochas Metamórficas: metamorfismo e tipos de rochas metamórficas.
6 – ESTRATIGRAFIA.
6.1 - Princípios estratigráficos.
6.2 - Unidades estratigráficas e aplicações.
6.3 - Métodos de determinação de idade.
METODOLOGIA
SEMANA |
DATA |
HORÁRIO |
PROGRAMAÇÃO |
MODALIDADE |
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1 |
03/12 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Apresentação da ementa e programação da disciplina.
- Unidade 1 Geologia, subdivisões e princípios |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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2 |
10/12 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Debate sobre o artigo: Geologia para a sociedade – por que a geologia é importante? |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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3 |
17/12 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Unidade 2: Planeta – origem, estrutura e composição |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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4 |
07/01 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Unidade 3: Tempo geológico e estratigrafia |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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5
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14/01 |
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- Continuação unidade 3 |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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Intervalo |
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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6
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21/01 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- PROVA |
Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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- PROVA |
Plataforma Teams |
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20h50 – 21h40
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- PROVA |
Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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- PROVA |
Plataforma Teams |
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7 |
28/01 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Unidade 4: Mineralogia |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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8 |
04/02 |
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- Continuação unidade 4 |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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- Intervalo |
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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9 |
11/02 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Continuação unidade 4 |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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10 |
18/02 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Continuação unidade 4 |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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11 |
25/02 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Unidade 5: Rochas |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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12 |
04/03 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Continuação unidade 5 |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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13 |
11/03 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Continuação unidade 5 |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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14 |
18/03 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Continuação unidade 5 |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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15 |
25/03 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- Continuação unidade 5 |
Aula síncrona Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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- Intervalo |
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20h50 – 21h40
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Atendimento aluno Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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Atividade assíncrona Roteiro dirigido |
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16 |
01/04 |
19 – 19h50 19h50 – 20h40
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- PROVA |
- Plataforma Teams |
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20h40 – 20h50
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- PROVA |
- Plataforma Teams |
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20h50 – 21h40
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- PROVA |
- Plataforma Teams |
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21h40 – 22h30
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- PROVA |
- Plataforma Teams |
AVALIAÇÃO
- Roteiro dirigido semanal 35,0 (2,5 créditos cada)
- Ao término das aulas será disponibilizado aos alunos um roteiro dirigido (com questões sobre o tema trabalhado no dia). A justificativa é motivar os alunos a fazerem as leituras prévias dos textos, prestarem atenção nas aulas e, fazendo o roteiro ao término das explicações, fixar a temática trabalhada na semana, evitando o acúmulo de atividades e, ainda, de conteúdos a serem estudados.
- Atividade prática 1: experimento de cristalização 15,0
- Para que os discentes compreendam melhor como ocorre a formação dos cristais na natureza, farão o experimento de cristalização a partir da nucleação. Será disponibilizado um roteiro e o link de um vídeo com as orientações. O experimento deverá contar com anotações e registro fotográfico semanal e, ao término, uma conclusão relacionando com o que foi abordado em sala sobre a temática de mineralogia.
- Provas 50,0 (25 créditos cada)
- Será disponibilizado na plataforma Teams um link de acesso a prova. Os alunos terão os quatro horários para responderem as questões. Ao término das unidades 1, 2, 3 e 6 os alunos farão a primeira prova e as unidades 4 e 5 serão cobradas em outra prova, de forma, a não acumular muito conteúdo.
BIBLIOGRAFIA
Básica
LEINZ, V.; AMARAL, S.E. Geologia geral. São Paulo, Editora Nacional, 1985.
POPP, J. H. Geologia geral. Rio de Janeiro; São Paulo : Livros Técnicos e Científicos, 1987. 295 p.
SUGUIO, K. Rochas sedimentares. São Paulo: Edgard Blucher, 1.994.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
Complementar
BIGARELLA,J.J., BECKER,R.D., dos SANTOS,G.F. Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais. Florianópolis: Ed. UFSC, 1994. 425p.
BITAR, O. Y. Meio ambiente e geologia. São Paulo: Editora Senac, 2003.
BRITO, I. M. B. Geologia Histórica. Uberlândia: EDUFU,2000.
FONTES, M. P. F. Introdução ao estudo de minerais e rochas. Viçosa, UFV, 1984. 23p. (Boletim 182).
GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. S. Geomorfologia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
KIRSCH, H. Mineralogia aplicada. São Paulo, Polígono e EDUSP, 1972.
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T.H. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. 643 p.
WICANDER, R.; MONROE, J. S.; PETERS, E. K. Fundamentos de geologia. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
OBSERVAÇÃO:
De acordo com o art. 10º da Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação, as referências podem ser diferentes daquelas previstas na ficha do componente curricular, desde que contenham conteúdo equivalente, nesse sentido, usarei as seguintes:
CRIST, P.; PINTO, V. A. M., Rochas – ambientes ígneo, sedimentar e metamórfico. In: LICCARDO, A.; GUIMARÃES, G. B. (Org.). Geodiversidade na educação. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2014. p. 55-66.
LICCARDO, A.; CHODUR, N. L. Os minerais: elementos da geodiversidade. Ponta Grossa;e Editora UEPG, 2017. 157 p.
SILVA, A. S. da; VAZ, A. J. Geologia aplicada à Geografia. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2012. P.7-34.
TEIXEIRA, W. Tempo geológico: a história da Terra e da vida. In: Geologia. São Paulo: USP/UNIVESP/EDUSP, 2014. P.247-279.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Carla Moreira Bento, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/11/2021, às 15:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 | SEI nº 3143691 |