UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar IV – PROINTER IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO32405

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

30h

Total:

90h

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Amarante Oliveira

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Pré-Requisitos: PROINTER I, PROINTER II, PROINTER III.

 

EMENTA

Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projeto de ensino, pesquisa, extensão em instituições escolares ou não-escolares.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Interdisciplinar IV propõe a efetivação da prática como componente curricular objetivando a formação da identidade do professor-pesquisador em História, ou seja, do professor que domina os procedimentos da pesquisa histórica e da pesquisa sobre a prática docente. Nessa perspectiva, propõe-se a reflexão sobre a docência em espaços escolares e não-escolares a partir do pressuposto da indissociabilidade entre teoria e prática. Através dos procedimentos de observação e reflexão coletiva e sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem busca-se produzir conhecimento sobre a realidade do ensino, ou seja, sobre como se aprende e se ensina conceitos, procedimentos e atitudes, assim como se realiza a mediação didática entre a historiografia e a história escolar a partir da produção de materiais didáticos e incorporação de metodologias inovadoras.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver e concluir os projetos de ensino, pesquisa e extensão e instituições escolares e não-escolares.

Objetivos Específicos:

Refletir sobre os desafios e potencialidades de ensinar história na educação básica; Concluir os projetos de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade;

Avaliar o desenvolvimento dos projetos com a comunidade

PROGRAMA

Unidade 1 - Observação etnográfica de instituição de ensino escolar ou não-escolar

Unidade 2 - Elaboração de projetos de ensino, pesquisa, extensão

Unidade 3 - Desenvolvimento de projeto de ensino, pesquisa, extensão

Unidade 4 - Avaliação e produção dos relatórios dos projetos desenvolvidos.

METODOLOGIA

A disciplina Projeto Interdisciplinar IV possui carga horária de 90 horas e será ofertada ao longo do semestre 2021.2, entre os meses de maio e agosto de 2022. Serão 15 encontros presenciais. O restante da carga horária será cumprida por meio de atividades assíncronas, disponibilizadas na plataforma Moodle. Para realização das atividades assíncronas da disciplina os discentes precisam de: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf e Moodle; familiaridade com os softwares do pacote Office 365 e serviços de mensagem como e-mail e WhatsApp. Os materiais didáticos da disciplina estarão disponíveis no Moodle e a bibliografia básica e complementar poderá ser acessada integralmente de forma remota. A assiduidade será registrada mediante assinatura em lista de presença durante os encontros presenciais e a participação da realização das atividades assíncronas.

AVALIAÇÃO

Atividade avaliativa

Pontuação máxima

Critério de avaliação

Data de Entrega

Atividades assíncronas semanais realizadas na plataforma Moodle

20

Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade.

Semanal

Projeto de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão.

50

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

01/06/2020

Relatório do projeto de ensino, pesquisa e extensão.

30

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

10/08/2020

 
 

O discente que não atingir a nota mínima terá direito a uma avaliação de recuperação de aprendizagem. A atividade avaliativa ocorrerá na última semana de aula e consistirá em uma prova escrita sobre os textos discutidos na disciplina. A nota mínima para a aprovação é 60,00.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009.

SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.

Complementar

ABREU, Marta; SOIHET, R.; GONTIJO, R. (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio : propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Ed. UnB, 2007

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/06/2022, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3656306 e o código CRC F8315792.




Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3656306