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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projeto de ensino, pesquisa, extensão em instituições escolares ou não-escolares.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Interdisciplinar IV propõe a efetivação da prática como componente curricular objetivando a formação da identidade do professor-pesquisador em História, ou seja, do professor que domina os procedimentos da pesquisa histórica e da pesquisa sobre a prática docente. Nessa perspectiva, propõe-se a reflexão sobre a docência em espaços escolares e não-escolares a partir do pressuposto da indissociabilidade entre teoria e prática. Através dos procedimentos de observação e reflexão coletiva e sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem busca-se produzir conhecimento sobre a realidade do ensino, ou seja, sobre como se aprende e se ensina conceitos, procedimentos e atitudes, assim como se realiza a mediação didática entre a historiografia e a história escolar a partir da produção de materiais didáticos e incorporação de metodologias inovadoras.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver e concluir os projetos de ensino, pesquisa e extensão e instituições escolares e não-escolares. |
Objetivos Específicos: |
Refletir sobre os desafios e potencialidades de ensinar história na educação básica; Concluir os projetos de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade; Avaliar o desenvolvimento dos projetos com a comunidade |
PROGRAMA
Unidade 1 - Observação etnográfica de instituição de ensino escolar ou não-escolar
Unidade 2 - Elaboração de projetos de ensino, pesquisa, extensão
Unidade 3 - Desenvolvimento de projeto de ensino, pesquisa, extensão
Unidade 4 - Avaliação e produção dos relatórios dos projetos desenvolvidos.
METODOLOGIA
A disciplina Projeto Interdisciplinar IV possui carga horária de 90 horas e será ofertada ao longo do semestre 2021.2, entre os meses de maio e agosto de 2022. Serão 15 encontros presenciais. O restante da carga horária será cumprida por meio de atividades assíncronas, disponibilizadas na plataforma Moodle. Para realização das atividades assíncronas da disciplina os discentes precisam de: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf e Moodle; familiaridade com os softwares do pacote Office 365 e serviços de mensagem como e-mail e WhatsApp. Os materiais didáticos da disciplina estarão disponíveis no Moodle e a bibliografia básica e complementar poderá ser acessada integralmente de forma remota. A assiduidade será registrada mediante assinatura em lista de presença durante os encontros presenciais e a participação da realização das atividades assíncronas.
AVALIAÇÃO
Atividade avaliativa |
Pontuação máxima |
Critério de avaliação |
Data de Entrega |
Atividades assíncronas semanais realizadas na plataforma Moodle |
20 |
Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade. |
Semanal |
Projeto de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão. |
50 |
Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual. |
01/06/2020 |
Relatório do projeto de ensino, pesquisa e extensão. |
30 |
Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual. |
10/08/2020 |
O discente que não atingir a nota mínima terá direito a uma avaliação de recuperação de aprendizagem. A atividade avaliativa ocorrerá na última semana de aula e consistirá em uma prova escrita sobre os textos discutidos na disciplina. A nota mínima para a aprovação é 60,00.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
Complementar
ABREU, Marta; SOIHET, R.; GONTIJO, R. (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.
RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio : propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Ed. UnB, 2007
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/06/2022, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3656306 |