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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Visão sistêmica da área da qualidade da energia, com destaque aos fenômenos de definição da qualidade dos suprimentos, causas de deteriorização, métodos para avaliação, impactos sobre a rede elétrica, medição, normatização e procedimentos para adequação do fornecimento de energia às exigências do mercado.
JUSTIFICATIVA
A energia elétrica tem influência direta na qualidade de vida, segurança e saúde da população. Assim, o estudo da qualidade da energia, seja a qualidade do fornecimento ou do produto, tem grande relevância no contexto atual, o que está alinhado com a consolidação de normas e recomendações em nível nacional e internacional voltadas à temática qualidade da energia elétrica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de identificar, quantificar e analisar os distintos indicadores de qualidade da energia elétrica, correlacionando-os à possíveis causas e consequências. |
Objetivos Específicos: |
Correlacionar os fenômenos de qualidade da energia com os avanços tecnológicos nos distintos níveis do sistema elétrico. Ter percepção das lacunas e desafios relacionados à esta área da engenharia. |
PROGRAMA
1. Considerações gerais
1.1. Conceituação
1.2. Qualidade da tensão versus qualidade da energia
1.3. Áreas e motivação
1.4. Metodologia para os estudos de qualidade
2. Terminologia e definições
2.1. Organizações e instituições relacionadas com o tema
2.2. Categorias e características dos fenômenos
2.3. Síntese dos indicadores de qualidade
2.4. Normas e regulamentações vigentes
3. Distorções da forma de onda
3.1. Conceitos e definições
3.2. Exemplos de fontes
3.3. Adequação de expressões clássicas
3.4. Efeitos
3.5. Casos práticos, medições, normas e soluções
3.6. Noções gerais sobre teorias de potência em condições não senoidais
4. Variações de tensão de curta duração
4.1. Conceitos e definições
4.2. Exemplos de fontes
4.3. Efeitos
4.4. Áreas de vulnerabilidade e propagação
4.5. Incidências típicas
4.6. Casos práticos, medições, normas e soluções
5. Variações de tensão de longa duração
5.1. Conceitos e definições
5.1. Indicadores individuais e coletivos
5.2. Exemplos de fontes
5.3. Efeitos
5.4. Casos práticos, medições, normas e soluções
6. Transitórios
6.1. Conceitos e definições
6.2. Origens
6.3. Exemplos de fenômenos tipo impulso
6.4. Exemplos de fenômenos tipo chaveamento
6.5. Casos práticos, medições, normas e soluções
6.6. Noções gerais sobre ressarcimento por danos elétricos
7. Flutuações da tensão
7.1. Conceitos e definições
7.2. Exemplos de fontes
7.3. Efeitos
7.4. Efeito Flicker
7.5. Técnicas para medição
7.6. Casos práticos, medições, normas e soluções
8. Desequilíbrios de tensões
8.1. Conceitos e definições
8.2. Exemplos de fontes
8.3. Efeitos
8.4. Propagação
8.5. Casos práticos, medições, normas e soluções
METODOLOGIA
Aulas Síncronas (on-line): uma média de 02 horas-aula por semanas será nesta modalidade, onde se empregará ferramentas como: Microsoft Teams ou Google Meet. Será necessário o agendamento, neste semestre, de 6 horas-aula em horário extra a ser definido em conjunto com a turma. Totalizando-se, assim, nesta modalidade, a carga horária de 36 horas-aula durante o semestre.
Aulas Assíncronas (off-line): uma média de 02 horas-aula por semana será nesta modalidade, sendo o conteúdo disponibilizado através do Youtube e/ou Teams. Totalizando-se, nesta modalidade, a carga horária de 36 horas-aula durante o semestre.
Meios de Comunicação entre a Turma e o Docente: Grupo de Whatsapp, Turma no MS Teams e e-mail institucional (ivan@ufu.br).
AVALIAÇÃO
A pontuação do semestre será distribuída por meio das seguintes atividades:
· Trabalhos de análise de dados e relatórios de aulas experimentais: 40 pontos;
· Simulações de sistemas no domínio do tempo: 25 pontos;
· Resolução de exercícios durante aulas síncronas: 35 pontos.
Todas as atividades serão feitas e avaliadas de forma individual, ou seja, não haverá formação de grupos de trabalho.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. DUGHAN, R. C.; MCGRANAGHAN, M. F.; BEATY, H. W. Electrical Power Systems Quality, The McGraw-Hill Companies, New York, NY, USA, 1996.
2. BOLLEN, M. H. J. Understanding Power Quality Problems; Voltages Sags and Interruptions, IEE Press Series on Power Engineering, Piscataway, NJ, USA, 2000.
3. SCHLABBACH, Jürgen, et al. Voltage Quality in Electrical Power Systems. London, IEEE. 2001.
Complementar
1. ARRILLAGA J., WATSON N. R., CHEN S. Power System Quality Assessment, John Wiley & Sons, Hoboken, NJ, USA, 2000.
2. Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), Módulo 8 – Qualidade da Energia Elétrica, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), acessado em: http://www.aneel.gov.br/modulo-8 .
3. Procedimentos de Rede, Submódulo 2.8 – Gerenciamento dos Indicadores de Qualidade da Energia Elétrica da Rede Básica, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), acessado em: http://ons.org.br/pt/paginas/sobre-o-ons/procedimentos-de-rede/vigentes .
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Ivan Nunes Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/06/2021, às 17:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2860467 |