UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 8ª REUNIÃO/2020 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 25 de Setembro de 2020, às 9 horas e 30 minutos, na Sala de Reuniões do WEBCONF RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-programa-de-pos-graduacao-em-qualidade-ambiental), o Colegiado  se reuniu para a realização da 8ª reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) do ano em curso, sob a Presidência da Coordenadora Adriane de Andrade Silva, estando presentes os Conselheiros citados no final desta Ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação da Ata da 6ª reunião ordinária de 2020 (Processo SEI N°: 23117.038240/2020-27) e 7a reunião ordinária de 2020   (processo SEI 23117.040991/2020-11).  As atas foram aprovadas com 5 votos favoráveis. 2. Comunicações. 1. A professora Adriane  informou que o edital de seleção para ingressantes estaria próximo de ser aberto, com cadastramento no SEI no dia 2 de novembro e o início das inscrições no dia  5 de novembro de 2020. Ela mencionou da necessidade do empenho de todos do programa para divulgação do edital. Em tempos de isolamento social, teremos menos formandos, e que dentre as opções de divulgação do edital de seleção estão: envio de emails, comunica uFU, e as mídeas sociais do PPGMQ (Facebook e Instagran) e também as realizadas por outros setores do ICIAG, como o PET EAS, e outros.  2.  A coordenação também gostaria de deixar registrado as dificuldades enfrentadas com as compras do PROAP 2020.  O PPGMQ, normalmente tem optado em deslocar o PROAP para pagamento de eventos dos discentes, para valorização  e divulgação das pesquisas desenvolvidas, e pagamento por publicações, porém em função da PANDEMIA a maioria dos eventos foi cancelado. Em virtude disso, a verba da PROAP foi destinada à compra de materiais de consumo e os professores Fábio Amaral, e Márcio Sallas e alguns colaboradores,  realizaram a cotação de reagentes que poderiam ser utilizados em vossas pesquisas de qualidade de águas. No entanto, as dificuldades de cadastramento e de prazos, inviabilizaram a finalização dos tramites de compras. Cabe ressaltar então, que não foi falta de empenho, mas em função do fluxo burocrático não foi possível concluir a compra dos materiais de consumo solicitados. Então o resíduo do PROAP 2020 será solicitado em materiais de almoxarifado. Provavelmente, essa mesma dificuldade poderá ser enfrentada em 2021, mas espera-se que assim que a nova reitoria assuma o cargo, possamos efetivar as alterações necessárias para  melhorar a eficácia de utilização do PROAP 2021. 3.  A Coordenação informa que o regulamento novo à ser enviado à PROPP passou na reunião do CONICIAG, e que foram exigidas poucas alterações pontuais, as quais foram acatadas por essa coordenação. A única alteração foi a retirada do item de normas para desligamento de discentes do PPGMQ, que nosso regulamento apresentava uma cláusula superior a regra geral da UFU, e em consulta a procuradoria da UFU, a mesma não deveria ser mantida, pois trata-se de mais restritiva do que a regra da UFU, assim foi retirado o desligamento dos discentes que recebam 3 advertências. 4. A coordenadora solicitou a retirada do item de pauta credenciamento de docentes, em função de poucos terem enviado e realizado as atualizações solicitadas. Assim será reforçado a cobrança para que os docentes atualizem seus currículos lattes na plataforma. 3. Ordem do dia: Para iniciar as deliberações, 3.1. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação dos discentes BRUNNA GODIM TEIXEIRA ARAÚJO ALVES​; e LUCIANO JACÓ FERNANDES. Processo SEI Nº 23117.047029/2020-03. Conforme foi solicitado para julgamento, os alunos foram informados que precisavam protocolar no PPGMQ, o andamento das suas dissertações. Ambos os discentes protocolaram os documentos. No caso do discente Luciano, a sua orientadora Adriane, justificou que os dados já foram finalizados e o atraso deve-se ao aluno estar trabalhando e não sobrando tempo para o mestrado. A defesa prevista para novembro de 2020. Já a discente Brunna, o seu orientador não respondeu ao email, mas a mesma enviou o documento com o Cronograma para finalização até Dezembro, laudo psicológico, descrevendo sua vontade em permanecer no mestrado e aspectos técnicos de impedimento em ter cumprido o prazo do mestrado, e a dissertação desenvolvida até o momento.  O Colegiado encontra-se muito preocupado com esses alunos, pois eles estão saindo do prazo do regimento normal da CAPES (30 meses), e outros alunos pediram o desligamento por não terem conseguido desenvolver a pesquisa nesse prazo e os prazos tem um impacto muito grande na pontuação do programa. 3.2. Homologação de Atas das Defesas de Dissertações dos discentes ARTHUR CELESTINO SOARES (Processo SEI Nº: 23117.044457/2020-76); LORRANY MARINS MOTA (Processo SEI Nº: 23117.032573/2020-42); e MARCO TÚLIO GONÇALVES DE PAULA (Processo SEI Nº: 23117.045645/2020-11). Realizou-se a conferencia e ambas estão de acordo, e devidamente assinadas, assim foram ambas aprovadas por unanimidade. 3.3. Homologação de Atas dos Exames de Qualificação dos discentes ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS (Processo SEI Nº: 23117.034965/2020-46); FELIPE ROBERTO DIAS RODRIGUES (Processo SEI Nº: 23117.040275/2020-26); e LUCAS COVRE CHIARI (Processo SEI Nº: 23117.039333/2020-79). Ambas foram aprovadas por unanimidade e aproveitou-se  para aprovar a ata do item 3.8 . Homologação de ata de qualificação de Ana Flávia Brandão (processo SEI N° 23117.046387/2020-91), que igualmente encontrava-se de acordo e assinada corretamente. 3.4. Análise de relatórios de atividades da discente SIMONE CRISTINA BRAGA BERTINI. Processo SEI Nº: 23117.043710/2020-74, foi  colocado em apreciação pelo colegiado do relatório Final, e após discussão observou-se que o mesmo atendeu na sua totalidade ao proposto no projeto de pós-doctor.   O relatório foi considerado Aprovado por 5 votos e 1 abstenção. Aproveitamos para Registrar a enorme contribuição da pós-doutoranda ao PPGMQ. Após a finalização, o professor Lucas foi chamado para retornar a reunião. 3.5. Solicitação de alteração de orientação requerida por Jordana Stein para  Prof. Gilberto de Oliveira Mendes e co-orientação de Mayara Stanger, a coordenadora informou que havia um pedido do prof. Gilberto para descredenciamento do programa em função de estar em mais 2 programas e a carga de trabalho elevada, o faria abrir mão do PPGMQ. Assim entrou-se em contato com o mesmo para deixar claro, que uma vez que ele assuma essa orientação, não poderia solicitar o descredenciamento. Ele, mesmo diante do exposto, concordou em assumir o compromisso de orientar a respectiva aluna. A coordenadora também ponderou que como o contrato de professora visitante da Mayara terá finalização em fevereiro de 2021, seria importante a transferência formal da orientação para outro orientador, uma vez que essa turma foi impactada pela Pandemia, e assim  possivelmente, ela não concluirá o mestrado em fevereiro de 2021. A referida professora está indicada como co-orientadora, então a mesma poderá desenvolver em parceria com o Prof. Gilberto essa orientação. Uma vez que o laboratório em Monte Carmelo será utilizado para o desenvolvimento dessa pesquisa, essa parceria trará benefícios ao Programa. Assim houve 6 votos favoráveis na troca de orientação. Às 12h e 10 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Adriane de Andrade Silva, na qualidade de Secretária e Presidente, e  pelos membros Fábio Augusto do Amaral, Ingrid da Silva Pacheco, Lucas Carvalho Basilio de Azevedo, Samara Carbone e Sheila Cristina Canobre. . Uberlândia-MG, 12 de Dezembro de 2020.

 

Adriane de Andrade Silva (presidente)

Fábio Augusto do Amaral

Ingrid da Silva Pacheco

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Samara Carbone

Sheila Cristina Canobre

 


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 08/04/2021, às 10:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 08/04/2021, às 10:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ingrid da Silva Pacheco, Membro de Colegiado, em 08/04/2021, às 10:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Membro de Colegiado, em 08/04/2021, às 11:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 12/04/2021, às 16:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 17/04/2021, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.046807/2020-39 SEI nº 2453194