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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
2.1 Princípios de análise qualitativa.
2.2 Estudo dos cátions dos grupos I (NH4+, Na+ e K+); II (Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+) e III (Fe3+, Al3+,Cr3+, Ni2+, Co2+, Zn2+ e Mn2+).
2.3 Estudo de alguns ânions (SO42-, NO3-, Cl-, I-, Br-, H3CCOO-, CO32- e PO43-).
2.4 Estudos visando a identificação de íons em amostras sintéticas e reais (fertilizantes, rochas, ligas metálicas etc.).
2.5 Gestão ambiental em laboratórios químicos.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina permite que o discente desenvolva os conceitos básicos envolvidos nos equilíbrios químicos em soluções aquosas, abordando equilíbrios ácido-base, de precipitação, de complexação e de oxirredução. O curso de Química Analítica Qualitativa auxilia os discentes na compreensão e utilização de uma série de reações químicas, desenvolvendo suas habilidades de planejar e controlar as condições das reações químicas para que estas possam ser empregadas para fins específicos como separação e identificação de íons em soluções aquosas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver nos discentes as habilidades básicas em Química Analítica, capacitando-os para a execução de análises qualitativas de íons em soluções aquosas. |
Objetivos Específicos: |
Apresentar, discutir e realizar testes qualitativos para cátions e ânions em soluções aquosas, possibilitando que os discentes sejam capazes de realizar a identificação destes íons em amostras sintéticas e reais. |
PROGRAMA
1. Princípios de análise qualitava: Tipos de reações utilizadas em testes qualitativos. Sensibilidade e seletividade de testes qualitativos. Testes de chama. Preparo de soluções. Soluções tampão.
2. Estudo dos cátions do Grupo I: (NH4+ ,Na+ e K+)
3. Estudo de alguns ânions: (SO42-,NO3- ,Cl- ,I- ,Br- ,H3CCOO- ,CO32- e PO43-)
4. Estudo dos cátions do Grupo II: (Mg2+,Ca2+,Sr2+ e Ba2+)
5. Estudo dos cátions do Grupo III: (Fe3+ , Al3+, Cr3+, Ni2+, Co2+, Zn2+ e Mn2+)
6. Gestão ambiental em laboratórios químicos: impacto ambiental de resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos. Minimização da produção de resíduos químicos em práticas didáticas. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios didáticos.
METODOLOGIA
O conteúdo da disciplina será apresentado aos discentes na forma de experimentos práticos realizados em laboratório semanalmente, sendo reservados 20 minutos iniciais para exposição dos fenômenos teóricos a serem observados nos experimentos, usando quadro de giz e lousa branca para apresentação. A partir dos experimentos, os discentes em grupos de duas pessoas deverão consultar a bibliografia básica do componente curricular e produzir relatórios a partir do confronto dos resultados experimentais com a teoria associada. Toda atividade será desenvolvida dentro do laboratório de Química Analítica do Curso de Graduação em Química do campus Pontal.
AVALIAÇÃO
7.1 Avaliação experimental (60 %)
As avaliações prático-experimentais serão realizadas em grupo e envolverá a resposta de questões teóricas em formulário e a identificação de cátions e/ou ânions em misturas desconhecidas (preparadas pelo docente) com a apresentação das reações químicas e das evidências experimentais que levaram a identificação de íons.
Forma de correção: Cada prova será avaliada quanto às respostas ao formulário e às identificações dos íons com as respectivas justificativas.
7.2 Relatórios (40 %)
Os discentes deverão entregar relatórios, enviados pela Plataforma Teams® na equipe da Disciplina, referentes ao conteúdo das práticas experimentais até uma semana após a realização do experimento.
Forma de correção: Cada relatório será avaliado quanto ao atendimento às recomendações indicadas para elaboração de relatórios da disciplina; conteúdo; discussão dos resultados e contextualização teórica.
A nota final do discente será obtida pela soma: NOTA = Soma das notas dos relatórios + Soma das notas das avaliações práticas
NOTA ≥ 60, o discente estará APROVADO, desde que com 75% de frequência nas atividades síncronas. NOTA < 59, o discente estará REPROVADO.
Frequência: Os discentes deverão apresentar pelo menos 75% de frequência nas atividades síncronas e aulas presenciais para aprovação.
Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022:
A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem (EXAME) dar-se-á na forma de um relatório adicional, versando sobre o conteúdo dos experimentos da técnica instrumental que resultou em menor nota para o grupo no semestre. A entrega do relatório deverá ocorrer na última semana do semestre letivo. A nota obtida no EXAME será empregada para o cálculo da NOTA FINAL, segundo a expressão:
NOTA FINAL = (EXAME + 2*NOTA)/3
Persistindo NOTA FINAL < 59, o discente estará REPROVADO. Será registrada como NOTA FINAL do discente o maior valor alcançado, seja esta antes ou após a realização do EXAME.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] VOGEL, A. I. Química analítica qualitativa. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981.
[2] SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analítica. 9ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
[3] HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
Complementar
[1] VAITSMAN, D. S.; BITTENCOURT, O. A. Ensaios químicos qualitativos. Rio de Janeiro: InterCiência, 1995.
[2] ROSA, G.; GAUTO, M.; GONÇALVES, F. Química analítica: práticas de laboratório. São Paulo: Bookman, 2013.
[3] VALCARCEL, M. Princípios de química analítica. São Paulo: FAP-UNIFESP, 2012.
[4] BARBOSA, G. P. Química analítica: uma abordagem qualitativa e quantitativa. São Paulo: Saraiva, 2014.
[5] MUELLER, H.; SOUZA, D. Química analítica qualitativa clássica. Blumenau: FURB, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 | SEI nº 3892565 |