UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Analítica Qualitativa Experimental

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP34302

Período/Série:

Turma:

QNA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

0

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anizio Marcio de Faria

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Será utilizada a Plataforma Microsoft Teams para disponibilização de arquivos de aulas, listas de exercícios, notas de provas e conteúdos referentes ao componente curricular. Além disso, serão disponibilizadas aulas-reforço de partes do conteúdo que os alunos apresentarem maior dificuldade de aprendizagem e aulas assíncronas para complemento da carga horária da disciplina (não contemplada ao longo do semestre mais curto que o normal, 15 ao invés de 18 semanas).

 

EMENTA

2.1 Princípios de análise qualitativa.

2.2 Estudo dos cátions dos grupos I (NH4+, Na+ e K+); II (Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+) e III (Fe3+, Al3+,Cr3+, Ni2+, Co2+, Zn2+ e Mn2+).

2.3 Estudo de alguns ânions (SO42-, NO3-, Cl-, I-, Br-, H3CCOO-, CO32- e PO43-).

2.4 Estudos visando a identificação de íons em amostras sintéticas e reais (fertilizantes, rochas, ligas metálicas etc.).

2.5 Gestão ambiental em laboratórios químicos.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina permite que o discente desenvolva os conceitos básicos envolvidos nos equilíbrios químicos em soluções aquosas, abordando equilíbrios ácido-base, de precipitação, de complexação e de oxirredução. O curso de Química Analítica Qualitativa auxilia os discentes na compreensão e utilização de uma série de reações químicas, desenvolvendo suas habilidades de planejar e controlar as condições das reações químicas para que estas possam ser empregadas para fins específicos como separação e identificação de íons em soluções aquosas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver nos discentes as habilidades básicas em Química Analítica, capacitando-os para a execução de análises qualitativas de íons em soluções aquosas.

Objetivos Específicos:

Apresentar, discutir e realizar testes qualitativos para cátions e ânions em soluções aquosas, possibilitando que os discentes sejam capazes de realizar a identificação destes íons em amostras sintéticas e reais.

PROGRAMA

1. Princípios de análise qualitava: Tipos de reações utilizadas em testes qualitativos. Sensibilidade e seletividade de testes qualitativos. Testes de chama. Preparo de soluções. Soluções tampão.

2. Estudo dos cátions do Grupo I: (NH4+ ,Na+ e K+)

3. Estudo de alguns ânions: (SO42-,NO3- ,Cl- ,I- ,Br- ,H3CCOO- ,CO32- e PO43-)

4. Estudo dos cátions do Grupo II: (Mg2+,Ca2+,Sr2+ e Ba2+)

5. Estudo dos cátions do Grupo III: (Fe3+ , Al3+, Cr3+, Ni2+, Co2+, Zn2+ e Mn2+)

6. Gestão ambiental em laboratórios químicos: impacto ambiental de resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos. Minimização da produção de resíduos químicos em práticas didáticas. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios didáticos.

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será apresentado aos discentes na forma de experimentos práticos realizados em laboratório semanalmente, sendo reservados 20 minutos iniciais para exposição dos fenômenos teóricos a serem observados nos experimentos, usando quadro de giz e lousa branca para apresentação. A partir dos experimentos, os discentes em grupos de duas pessoas deverão consultar a bibliografia básica do componente curricular e produzir relatórios a partir do confronto dos resultados experimentais com a teoria associada. Toda atividade será desenvolvida dentro do laboratório de Química Analítica do Curso de Graduação em Química do campus Pontal.

AVALIAÇÃO

7.1 Avaliação experimental (60 %)

As avaliações prático-experimentais serão realizadas em grupo e envolverá a resposta de questões teóricas em formulário e a identificação de cátions e/ou ânions em misturas desconhecidas (preparadas pelo docente) com a apresentação das reações químicas e das evidências experimentais que levaram a identificação de íons.

Forma de correção: Cada prova será avaliada quanto às respostas ao formulário e às identificações dos íons com as respectivas justificativas.

7.2 Relatórios (40 %)

Os discentes deverão entregar relatórios, enviados pela Plataforma Teams® na equipe da Disciplina, referentes ao conteúdo das práticas experimentais até uma semana após a realização do experimento.

Forma de correção: Cada relatório será avaliado quanto ao atendimento às recomendações indicadas para elaboração de relatórios da disciplina; conteúdo; discussão dos resultados e contextualização teórica.

A nota final do discente será obtida pela soma: NOTA = Soma das notas dos relatórios + Soma das notas das avaliações práticas

NOTA ≥ 60, o discente estará APROVADO, desde que com 75% de frequência nas atividades síncronas. NOTA < 59, o discente estará REPROVADO.

Frequência: Os discentes deverão apresentar pelo menos 75% de frequência nas atividades síncronas e aulas presenciais para aprovação.

Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022:

A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem (EXAME) dar-se-á na forma de um relatório adicional, versando sobre o conteúdo dos experimentos da técnica instrumental que resultou em menor nota para o grupo no semestre. A entrega do relatório deverá ocorrer na última semana do semestre letivo. A nota obtida no EXAME será empregada para o cálculo da NOTA FINAL, segundo a expressão:

NOTA FINAL = (EXAME + 2*NOTA)/3

Persistindo NOTA FINAL < 59, o discente estará REPROVADO. Será registrada como NOTA FINAL do discente o maior valor alcançado, seja esta antes ou após a realização do EXAME.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] VOGEL, A. I. Química analítica qualitativa. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

[2] SKOOG, D. A. et alFundamentos de química analítica. 9ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

[3] HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

Complementar

[1] VAITSMAN, D. S.; BITTENCOURT, O. A. Ensaios químicos qualitativos. Rio de Janeiro: InterCiência, 1995.

[2] ROSA, G.; GAUTO, M.; GONÇALVES, F. Química analítica: práticas de laboratório. São Paulo: Bookman, 2013.

[3] VALCARCEL, M. Princípios de química analítica. São Paulo: FAP-UNIFESP, 2012.

[4] BARBOSA, G. P. Química analítica: uma abordagem qualitativa e quantitativa. São Paulo: Saraiva, 2014.

[5] MUELLER, H.; SOUZA, D. Química analítica qualitativa clássica. Blumenau: FURB, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3892565