UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39065

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                      Sociologia da Ciência

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                    Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                    INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

O objetivo do curso é proporcionar ao aluno subsídios para a reflexão sobre a relação entre ciência e sociedade.
Relação que se dá numa via de mão dupla: ao mesmo tempo em que a sociedade condiciona a prática da
ciência, esta ocupa um lugar central no mundo moderno, produzindo impactos de longuíssimo alcance no
cotidiano dos agentes sociais. Considerando o primeiro aspecto dessa relação, temos uma séria implicação: se
o conhecimento científico é produto de um grupo e circunstâncias sociais específicos, podemos nos questionar
sobre sua validade e universalidade. De outro lado, considerando o segundo aspecto, temos que a prática da
ciência e sua aplicação, afetando significativamente a vida de todos, deixa de dizer respeito apenas à
comunidade científica e acadêmica, tornando-se relevante para todo o conjunto da sociedade, o que tem sérias
implicações do ponto de vista ético.

 

Ementa

Comunidade científica. Construtivismo. Relativismo. Gênero e ciência. Relações entre sociedade, ciência e
tecnologia.

 

PROGRAMA

 

1: Primórdios da Sociologia da Ciência
1.5. A comunidade científica e suas normas segundo Merton
1.6. Paradigmas e comunidade científica segundo Kuhn


2: O construtivismo
2.1. O programa forte da Sociologia da Ciência
2.2. O programa empírico da Sociologia da ciência

 

3: Desenvolvimentos Contemporâneos
3.1. A teoria-ator rede
3.3. Estudos sociais da ciência e teconologia
3.2. Feminismo

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BLOOR, David. Conhecimento e imaginário social. São Paulo: EdUNESP, 2009.


BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.


HARAWAY, Donna. Antropologia do Ciborgue: vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica,
2009.


MERTON, Robert King. Ensaios de Sociologia da Ciência. São Paulo: Ed. 34: Associação Filosófica
Scientiae Studia, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma Sociologia do campo científico. São Paulo:
EdUNESP, 2004.


CHALMERS, Alan F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.


FEYERABEND, Paul K. A ciência em uma sociedade livre. São Paulo: EdUNESP, 2011.


LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru:
EdUSC, 2001.


______________. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru: EdUSC, 2004.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana 

Diretor(a) do instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1832535