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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Abordagem sobre a surdez. História da Educação do surdo no Brasil. Metodologia do ensino para o surdo. A comunicação do surdo. Instrumentos de comunicação não verbal. A organização da comunidade surda. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
JUSTIFICATIVA
Atualmente com as evoluções legais no campo da educação especial, que assume um caráter de inclusão social e educacional, surge a necessidade de inserir e estruturar no espaço de formação de professores a discussão de temas e reflexões que aproximem os futuros pedagogos das questões, antes específicas da educação especial, hoje de todos os educadores. O Ensino de Libras é de suma importância para que os profissionais da educação possuam o mínimo de condições de estabelecer um contato com o estudante surdo e consiga buscar apoio pedagógico para realizar seu trabalho com a turma.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I – O que é a surdez?
- Definições da surdez;
- Causas e prevenções para a surdez;
- Consequências educacionais e de desenvolvimento;
- Apoios, estimulação, atendimento especializado.
Unidade II – História da Educação do surdo no Brasil:
- A primeira escola para surdos;
- Modalidades de atendimento ao surdo;
- Inclusão e exclusão.
Unidade III – A comunicação do surdo:
- Como o surdo se comunica
- Como o surdo aprende? Estratégias e recursos;
- Apoio e orientações à família;
- Importância da estimulação precoce.
Unidade IV – A comunidade surda:
- Organização em grupos para evitar a exclusão e a exploração da pessoa surda;
- Associações e ONGs;
- Grupos de apoio;
- Subsídios.
Unidade V – Língua Brasileira de Sinais (Libras)
- A comunicação através de sinais;
- Aspectos da fonologia, da morfologia e da sintaxe para comunicação com a pessoa surda;
- Possibilidade do uso de Libras em contextos reais de comunicação.
METODOLOGIA
As aulas serão divididas em 30h teóricas, com o objetivo de discutir a Libras em questões educacionais e linguísticas; 30h práticas voltadas para o aprendizado da língua, assim, os licenciandos produzirão diálogos utilizando os vocábulos aprendidos durante as aulas. Serão utilizados textos teóricos destinados a estudos referentes a Libras e dicionários de Libras para facilitar o aprendizado do léxico da Libras. O curso será desenvolvido nas plataformas Moodle UFU, Microsoft Teams. As aulas síncronas terão 9 (nove) encontros (1:40 horas por encontro) e as Assíncronas serão atividades (questionários), Produção de vídeos em Libras, leitura de textos através de links disponibilizados na plataforma Moodle, estudo dos materiais de apoio no Moodle, vídeo do youtube, fórum de discussão no Moodle e Whatsapp.
Conforme a Resolução 7/2020 do Conselho de Graduação, deve constar na metodologia:
a) Atividades síncronas: 1h40m por semana
b) Atividades assíncronas: 6h20m por semana
- Recursos e Atividades do Moodle UFU: www.moodle.ufu.br
- Whatsapp tira dúvidas gerais da disciplina – atendimento em até 48 h
- Email: prof.cristiano.de.libras.ufu@gmail.com
PROCEDIMENTOS
Os trabalhos serão desenvolvidos utilizando aproximadamente 30% de sua carga horária de forma sincrônica em que o professor possa ensinar os sinais e observar como que os estudantes os realizam. Os temas serão abordados com: aulas expositivas, exposições dialogadas, etc.. Assim, os estudantes precisarão acompanhar o conteúdo proposto diretamente com o professor.
As atividades assíncronas serão destinadas a fixação dos conteúdos/sinais ensinados, com atividades registradas na Plataforma Moodle UFU, de acordo com a especificidade de cada conteúdo do programa. Tais como: atividades de reprodução dos sinais; elaboração de frases, pequenos textos utilizando os sinais aprendidos, dentre outras, bem como, as atividades de avaliação do conteúdo estudado.
Dada a exigência do Art. 7º, § 4º da Resolução 7/2020, é obrigatório disponibilizar a metodologia de ensino detalhada, de modo que os estudantes possam “analisar as condições em que a disciplina será oferecida e se conseguem cursá-la com as condições oferecidas pela Instituição [...]”.
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Microsoft Teams e atividades assíncronas que serão desenvolvidas na plataforma Moodle UFU.
SEMANA 1ª (23/10) |
Unidade I O que é a surdez? e Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras)
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- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: Definições da surdez. Causas e prevenções para a surdez. Consequências educacionais e de desenvolvimento. Apoios, estimulação, atendimento especializado. REDONDO, Maria Cristina da Fonseca Deficiência auditiva-/ Maria Cristina da Fonseca Redondo, Josefina Martins Carvalho. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciaauditiva.pdf Acesso em out. 2020. - Contexto em Libras: Possibilidade do uso de Libras em contextos reais de comunicação. FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf Acesso em out. 2020. - Vídeo do youtube: Surdo ou Deficiente Auditivo?. Disponível em: https://youtu.be/us93x_2ZTWQ Acesso em ago. 2020. Acesso em out. 2020. - Vídeo do youtube: Atendimento educacional especializado em deficiência Disponível em: https://youtu.be/6y4IXuGlT-M Acesso em out. 2020. - Atividade assíncrona 01: (Questionário) - Dúvidas: Fórum de discussão no Moodle e Whatsapp. |
SEMANA 2.ª (30/10) |
Unidade II História da Educação do surdo no Brasil e Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: A primeira escola para surdos. Site do texto: https://academiadelibras.com/blog/primeira-escola-de-surdos-no-brasil-1857/ Disponível em: Acesso em out. 2020. - Contexto em Libras: Possibilidade do uso de Libras em contextos reais de comunicação. FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf Acesso em ago. 2020. - Vídeo do Youtube: Instituto Nacional de Educação de Surdos. Disponível em: https://youtu.be/nxKM_vHkzhQ Acesso em out. 2020. - Atividade assíncrona 02: (Questionário) - Dúvidas: Fórum de discussão no Moodle e Whatsapp. |
SEMANA 3.ª (06/11) |
Unidade II História da Educação do surdo no Brasil e Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: Inclusão e exclusão. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 2.ed. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf?1473202907 Acesso em out. 2020. - Contexto em Libras: Possibilidade do uso de Libras em contextos reais de comunicação. FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf Acesso em out. 2020. - Vídeo do Youtube: História da educação de surdos: na Europa e nos EUA. Disponível em: https://youtu.be/c26-NAVnnu4 Acesso em out. 2020. - Vídeo do Youtube: História da educação de surdos: no Brasil. Disponível em: https://youtu.be/ijRfkhrFx9E Acesso em out. 2020. - Atividade assíncrona 03: (Questionário) - Dúvidas: Fórum de discussão no Moodle e Whatsapp. |
SEMANA 4.ª (13/11)
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Unidade III A comunicação do surdo e Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras)
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- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: Como o surdo se comunica. Como o surdo aprende? Estratégias e recursos. DAMÁZIO. Mirlene F. M. O Atendimento Educacional Especializado – pessoa com surdez. Curitiba: Cromos, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf Acesso em out. 2020. - Contexto em Libras: Possibilidade do uso de Libras em contextos reais de comunicação. FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf Acesso em out. 2020. - Vídeo do Youtube: Como se comunicar com o surdo?. Disponível em: https://youtu.be/J1_a5aM1Vmw Acesso em out. 2020. - Atividade assíncrona 04: (Questionário) - Dúvidas: Fórum de discussão no Moodle e Whatsapp. |
SEMANA 5.ª (20/11)
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Unidade III A comunicação do surdo e Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras)
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- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: Apoio e orientações à família. Importância da estimulação precoce. MEC. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 89 p. : il. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf Acesso em out. 2020. - Contexto em Libras: Possibilidade do uso de Libras em contextos reais de comunicação. FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf Acesso em out. 2020. - Vídeo do Youtube: Estimulação dos bebês. Disponível em: https://youtu.be/59Q6XSV0SaY Acesso em out. 2020. - Atividade assíncrona 05: (Questionário) - Dúvidas: Fórum de discussão no Moodle e Whatsapp. |
SEMANA 6.ª (27/11)
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Unidade IV A comunidade surda e Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: Organização em grupos para evitar a exclusão e a exploração da pessoa surda. Associações e Ongs. Grupos de apoio. Subsídios. Link do texto: http://www.fatecc.com.br/alunos/apostilas/mestrado/LIBRAS/Apostilas/Cultura%20e%20Identidade%20Surda/culturaidentidade.pdf Acesso em out. 2020. - Contexto em Libras: Possibilidade do uso de Libras em contextos reais de comunicação. FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf Acesso em out. 2020. - Atividade assíncrona 06: (Questionário) - Dúvidas: Fórum de discussão no Moodle e Whatsapp. |
SEMANA 7.ª (04/12)
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Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: Fonologia das línguas de sinais, Link do texto: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/linguaBrasileiraDeSinaisI/assets/459/Texto_base.pdf Acesso em ago. 2020. Acesso em out. 2020. BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276 Acesso em out. 2020. - Atividade assíncrona 07: (Produzir vídeo em Libras) - Dúvidas: Fórum de discussão no Moodle e Whatsapp. |
SEMANA 8.ª (11/12)
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Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: Morfologia em Libras, Link do texto: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/morfologia/assets/430/Texto_Base_Morfologia_21_Fev_2009.pdf Acesso em out. 2020. - Atividade assíncrona 08: (Questionário) MOURÃO, M. P. (Org). Língua Brasileira de Sinais. Centro de Educação a Distância, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial. Uberlândia, MG, 2018 2 ed. Material elaborado para os cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia/ Universidade Aberta do Brasil. 118p. Disponível..em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25236/1/Libras_-_Matematica.pdf Acesso em out. 2020. - Dúvidas: Fórum de discussão no Moodle e Whatsapp. |
SEMANA 9.ª (18/12)
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Unidade V Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
- Encontro Síncrono (08:00 às 09:40) - Estudo dos materiais de apoio do Moodle. - Leitura do texto: Sintaxe em Libras. Link do texto: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/sintaxe/assets/491/Texto_base_sintaxe_versao_final.pdf Acesso em out. 2020. - Encerramento da disciplina, com entrega das notas finais. |
AVALIAÇÃO
SEMANAS |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
Meio de entrega |
PONTUAÇÃO |
1ª 23/10/2020 |
- Atividade assíncrona 01 (questionário) |
AVA MOODLE |
10,0 PONTOS |
2ª 30/10/2020 |
- Atividade assíncrona 02 (questionário) |
AVA MOODLE |
10,0 PONTOS |
3ª 06/11/2020 |
- Atividade assíncrona 03 (questionário) |
AVA MOODLE |
10,0 PONTOS |
4ª 13/11/2020 |
- Atividade assíncrona 04 (questionário) |
AVA MOODLE |
10,0 PONTOS |
5ª 20/11/2020 |
- Atividade assíncrona 05 (questionário) |
AVA MOODLE |
10,0 PONTOS |
6ª 27/11/2020 |
- Atividade assíncrona 06 (questionário) |
AVA MOODLE |
10,0 PONTOS |
7ª 04/12/2020 |
- Atividade assíncrona 07 (Produzir vídeo em Libras) |
AVA MOODLE |
10,0 PONTOS |
8ª 11/12/2020 |
- Atividade assíncrona 08 (questionário) |
AVA MOODLE |
30,0 PONTOS |
TOTAL |
100 PONTOS |
BIBLIOGRAFIA
Básica:
BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276 Acesso em out. 2020.
FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.artelibras.com.br/ewadmin/download/Libras_em_contexto_.pdf Acesso em out. 2020.
MOURÃO, M. P. (Org). Língua Brasileira de Sinais. Centro de Educação a Distância, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial. Uberlândia, MG, 2018 2 ed. Material elaborado para os cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Aberta do Brasil. 118p.. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25235/1/libras%20ead-matematica_30-09.pdf Acesso em out. 2020.
Complementar:
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em out. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em out. 2020.
DAMÁZIO. Mirlene F. M. O Atendimento Educacional Especializado – pessoa com surdez. Curitiba: Cromos, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf Acesso em out. 2020.
GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n4/v14n4a18.pdf Acesso em out. 2020.
CAPÍTULO 1 https://www.youtube.com/watch?v=LmvBFaxTUxE
CAPÍTULO 2 https://www.youtube.com/watch?v=Ed1WNOSQbu0&t=15s
CAPÍTULO 3 https://www.youtube.com/watch?v=ID2kYDzr-cE
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 2.ed. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf?1473202907 Acesso em out. 2020.
REDONDO, Maria Cristina da Fonseca Deficiência auditiva-/ Maria Cristina da Fonseca Redondo, Josefina Martins Carvalho. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciaauditiva.pdf Acesso em out. 2020.
QUADROS, R. M. de (org). Estudos surdos I – Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006. Disponível em: https://www.editora-arara-azul.com.br/ParteA.pdf Acesso em out. 2020.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Cristiano Silva Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/10/2020, às 21:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/10/2020, às 22:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2326170 e o código CRC D52ABCFB. |
Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2326170 |