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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
EMENTA
Introdução. Conceitos Básicos sobre impactos ambientais. Estudo e avaliação de impactos ambientais. Métodos de avaliação de impactos ambientais. Identificação e valoração de impactos ambientais de: empreendimentos industriais, empreendimentos agropecuários, loteamentos urbanos, mineração.
JUSTIFICATIVA
Avaliação de Impactos Ambientais deve fazer parte da formação dos alunos do Bacharelado em Geografia, pois é necessária para a maior parte dos estudos ambientais. Dessa forma, é importante que o aluno domine os métodos e as técnicas para a avaliação de impactos ambientais, através do conhecimento da bibliografia especializada nas áreas de metodologias e procedimentos operacionais utilizados em estudos de impacto ambiental.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Oferecer ao aluno a capacidade de dominar técnicas de avaliação de impactos ambientais.
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1) Introdução. Conceitos Básicos sobre impactos ambientais. Estudo e avaliação de impactos ambientais;
2) Instrumentos Legais de implementação da AIA
2.1) EIA/RIMA (Resolução CONAMA: 01/86)
2.2) RCA/PCA (Res. CONAMA 09/90 e 10/90)
2.3) PRAD (NBR 13.030)
3) Métodos de avaliação de impactos ambientais;
4) Identificação e valoração de impactos ambientais de: empreendimentos industriais, agropecuários, loteamentos Urbanos, mineração.
5) Estudo de Caso: Identificação e avaliação de impacto ambiental – elaboração de matriz de impacto ambiental.
6) Visitas técnicas.
TRABALHO DE CAMPO: (x) SIM* ( ) NÃO |
METODOLOGIA
O desenvolvimento desta proposta ocorrerá pela exposição dos temas relacionados à Avaliação de Impactos Ambientais por meio de: aula expositiva dialogada, debates, leituras, seminários, dinâmicas de grupo, produções escritas e atividades diversas que serão desenvolvidas pelos alunos, sob a orientação da professora. Compõe-se, também essa a proposta metodológica, o atendimento individual durante o processo de desenvolvimento do curso, objetivando um melhor aproveitamento por parte do estudante. Também estão previstas atividades práticas de análise e confecção (simulada) de Estudo de Impacto Ambiental, além de trabalho de campo. Os recursos didáticos a ser utilizados são: livro texto, artigos científicos, data show e outros disponíveis.
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Análise de um EIA/RIMA: 30 pontos |
Até 22/04/2024 |
30 |
Questionário sobre textos |
No decorrer do semestre |
10 |
Relatório de campo |
Até 22/04/2024 |
20 |
Seminário final (confecção simulada de EIA/RIMA): |
Até 15/04/2024 |
40 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Estudo dirigido |
22/04/2024 |
100 |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARROSO, R. C. Avaliação e controle de impactos ambientais: triagem e escopo. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 209-242, jan./abr. 2022.
GONÇALVEZ, L. M.; FARIAS, C. A. Guia de estudos em impactos ambientais: métodos, planejamento, estudos e aplicações. São Carlos: SEAD-UFSCar, 2011.
IBAMA. Avaliação de impacto ambiental: agentes sociais, procedimentos e ferramentas. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, 1995.
SANCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.
Complementar
BRASIL. Lei Federal 6938/1981. Politica Nacional de Meio Ambiente.
BRASIL. Conselho Nacional de Meio Ambienta. Res. CONAMA 01/1986.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Avaliação de impacto ambiental: caminhos para o fortalecimento do Licenciamento Ambiental Federal: Sumário Executivo/Diretoria de Licenciamento Ambiental. Brasília, 2019.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. GUIA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Relação Causal de Referência de Sistema de Transmissão de Energia – Brasília: Ibama, 2016.
PHILIPPI Jr, A; MAGLIO, I. C. Política e gestão ambiental: conceitos e instrumentos. In: PHILIPPi Jr, A; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005. p. 217-256.SHIKI, Shigeo (Org.). Agricultura, meio ambiente e sustentabilidade do cerrado brasileiro. Uberlândia: UFU, 1997.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Laís Ribeiro Silva, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 16:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015358 |