UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Medieval

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32202

Período/Série:

Turma:

ICHPO

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60hs

Prática:

 

Total:

60hs

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Período letivo 2022/2 de 27/02/2023 a 29/06/2023 conforme Resolução Congrad nº 73, de 17 de outubro de 2022. Aulas serão ministradas às segundas-feiras. Atendimento aos discentes será na terça-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail insti-tucional da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental. A cisão entre Ocidente e Oriente. Diferenças étnicas e religiosas. Economia, cultura e sociedade do período medieval. Legado histórico, cultural e filosófico.

JUSTIFICATIVA

A disciplina analisa temáticas fundamentais para a reflexão de fenômenos e processos localizados nos períodos - mais comumente - identificados por Idade Média Ocidental e Oriental. Nessa direção é fundamental entender alguns conceitos historiográficos que estabelecem bases para a compreensão da sociedade feudal/medieval, e promovem-se, junto aos discentes, possibilidades de interpretação do contexto histórico e das dinâmicas sociais para a construção dos processos de autonomia intelectual. Temáticas como a fé cristã, a constituição das relações de poder, a vida urbana, os mecanismos de controle social e sua transformação são pertinentes para a compreensão do período histórico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Fornecer uma Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental compreendida como período privilegiado de formação e estruturação da Europa Ocidental.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a dinâmica e estrutura do período medieval;
  • Discutir a formação da civilização do Ocidente Medieval;
  • Identificar e problematizar os conceitos de Ocidente e Oriente;
  • Refletir sobre as relações entre Igreja, poder e sociedade;
  • Compreender as especificidades medievais das concepções de tempo e espaço;
  • Analisar documentos medievais considerando as suas especificidades.

PROGRAMA

Unidade 1O Ocidente Medieval (Sécs. V-X)

1.1- O declínio do Império Romano (século III-IV).

1.2- Ascensão do Cristianismo.

1.3- Dinâmicas migratórias e tensões territoriais.

1.4- Formação dos reinos latino-germânicos.

Unidade 2O Oriente Medieval (Sécs. IV-XI)

2.1- Bizâncio I: formação (sécs. VI-VII).

2.2- Bizâncio II: o apogeu do oriente (séc. VIII-XI).

2.3- A formação do Islã.

Unidade 3Ocidente Medieval (Sécs. X-XV)

3.1- Feudalismo.

3.2- Igreja e Estado no Ocidente.

3.3- As Heresias Medievais no Ocidente.

3.4- Cultura e arte medievais.

Unidade 4O Oriente Medieval (Sécs. X-XV)

4.1- A expansão e fragmentação no Mundo muçulmano na Idade Média.

4.2- Transformações e crise no oriente.   

METODOLOGIA

A disciplina “História Medieval” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. O curso se desenvolverá a base de aulas expositivas e seminários de interpretação de textos autorais ou documentais, que serão fornecidos aos discentes no decorrer no curso, buscando-se estimular a capacidade de leitura e interpretação dos mesmos.

Métodos Didáticos:

Recursos didáticos: aulas expositivas presenciais, quadro e giz; recursos audiovisuais (Datashow e aparelho de som) e leituras dirigidas.

Realização de Fichamentos dos textos trabalhados em grupos.

Seminários = apresentação de capítulos/obras individualmente.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos na disciplina consistirá na apresentação de textos; entrega de fichamentos e uma prova dissertativa.

Os seminários/apresentação de textos serão feitos com base em dois tipos de textos: documentos, ou seja, textos escritos na época tratada, e textos clássicos, ou seja, textos consagrados e que se tornaram leituras obrigatórias. No dia agendado, todos os discentes apresentarão o texto no formato de um seminário. Mesmo que o discente seja avaliado em cada dia, o restante da turma também será.

A avaliação dos discentes será feita da seguinte forma:

#Frequência e interesse nas aulas, apresentação de textos semanalmente (seminários e discussões em classe – individualmente) = 50,0 pontos.

# 01 Prova escrita individual (35,0 pontos). Essa avaliação consistirá em uma prova, que será disponibilizada 7 dias antes com três (03) questões. No dia da aplicação será sorteada uma das três questões, não sendo permitida a consulta a qualquer material.

Data da Avaliação = 19/06/2023.

# Fichamento de textos em grupos (15,0 pontos). (Explicação em data acordada com os discentes sobre a elaboração do mesmo).

Datas a serem entregues os Fichamentos:

13; 20 e 27 de março de 2023;

10; 17 e 24 de abril de 2023;

15; 22 e 29 de maio de 2023.

Obs.: atentem-se as datas de entrega.

Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, presença nas aulas; interesse demonstrado nas mesmas; participação nos seminários e discussões em classe sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos e, sobretudo, pelo aproveitamento de todas as atividades do curso demonstrado na prova escrita que será realizada no curso.

Obs.: Toda e qualquer comunicação com a docente deverá ser feita via e-mail institucional. A docente não atenderá nenhum discente via whatsapp.

Atividade de recuperação da aprendizagem:

Critérios de recuperação: Conforme Resolução Congrad n°46, de 28 de março de 2022: os discentes que não atingirem a nota de mínima de 60 terão direito a recuperação da aprendizagem mediante a frequência de 75%. A recuperação constará de Fichamentos dos textos discutidos nas aulas entregue via e-mail da docente (geovanna@ufu.br) no dia 26 de junho de 2023.

BIBLIOGRAFIA

Básica

DUBY, Georges. Idade Média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. 2ª Ed. Rev. e Ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.

LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2005.

Complementar

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.

DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.

DUBY, Georges. O tempo das catedrais: a arte e a sociedade (980-1420). Lisboa: Editorial Estampa, 1993.

HUIZINGA, Johan. O outono da idade média: estudo sobre as formas de vida e de pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 13:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4243921