UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 6ª reunião ORDINÁRIA 2019 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS. Aos vinte e nove dias do mês de novembro do ano de dois mil e dezenove, sexta-feira, às quinze horas, na sala 1A105 do Bloco 1AMC, Unidade Araras, campus Monte Carmelo, iniciou-se a sexta Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais - PPGAIG, sob a presidência do Coordenador, Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel, com a presença dos membros do Colegiado, previamente convocados, Prof. Bruno Sérgio Vieira, prof. Gabriel do Nascimento Guimarães, prof. George Deroco Martins, profª. Vanessa Andaló Mendes de Carvalho e o discente Thiago Fellipe Nunes de Mendonça. O Coordenador, Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel inicia agradecendo a presença de todos e assim deu início a reunião conforme pauta de convocação. 1. Aprovação da Ata da 5ª reunião ordinária do PPGAIG. A ata foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. 2. Informes. Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel inicia a reunião com o espaço reservado após convite prévio realizado ao Prof. Enio Tarso e Profª. Renata Castoldi. O motivo do convite foi após uma solicitação por e-mail dos interessados para tratar da disciplina e plano de aula elaborado pelos docentes supracitados. Os docentes revelaram que não seria possível lecionar as disciplinas no semestre 2020/1 por falta de conhecimento em alguns tópicos do plano de aula. O Professor Enio compareceu à reunião informando que a situação havia sido resolvida e a disciplina poderá ser ofertada com auxílio de novos colaboradores. A Profª. Renata não compareceu e justificou sua ausência. Após, Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel comunica que no mesmo dia desta reunião, no período da manhã, ocorreu a realização da prova referente ao processo seletivo Edital 2/2019 Processo SEI nº 23117.075471/2019-88, para ingresso no PPGAIG.Tudo ocorreu conforme planejado sendo registrada apenas a ausência deum candidato. Estas informações foram repassadas pela comissão processo seletivo Portaria SEI DIRICIAG Nº 95, DE 20 DE AGOSTO DE 2019. 3. Ordem do dia. 3.1 Pedido do professor Gilberto de Oliveira Mendes de coorientação do professor Gabriel Mascarenhas Maciel para com o discente Gustavo de Souza Marques Mundim. Prof. Gabriel Mascarenhas fala sobre o convite do prof. Gilberto para corientar o discente Gustavo de Souza Marques Mundim e logo após, coloca em votação. Aprovado por unanimidade. 3.2. Edital de Pró-acompanhamento. Prof. Gabriel Mascarenhas comunica que ele e o secretário Hélio Langoni Sobrinho participaram de uma reunião em Uberlândia, com o Sr. João Martins Neto, Coordenador da Divisão de Apoio à Pós-graduação – DIAPG, onde foram expostas as diretrizes e cuidados que os programas de Pós-graduação devem tomar conhecimento, entre as informações,foi ressaltado a importância em aderir ao Edital de pró-acompanhamento. Após debate, ficou definida a realização de uma reunião após definição do credenciamento de professores que solicitaram ao CONPEP, para definir a adesão do PPGAIG ao edital de pró-acompanhamento. 3.3 Criação de um Laboratório multiusuário. Prof. Gabriel Mascarenhas passa a palavra ao prof. Bruno Sergio que começa explicando que existe uma portaria, desse ano, que dispões sobre a criação de uma rede de laboratório multiusuários explicando o objetivo e funcionamento do mesmo. Prof. Bruno coloca a importância da criação do Laboratório, comenta as dificuldades para sua criação, mas que o Programa já deveria começar a pensar em como resolver essas dificuldades. Prof. Gabriel Mascarenhas sugere uma segunda alternativa, que seria através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).  3.4 Certificados de Proficiência. Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel explica a necessidade dos discentes acompanharem o prazo para entrega dos certificados de proficiência, que a Coordenação já enviou e-mail alertando para o prazo normatizado para a entrega.3.5 Procedimentos para disciplina Qualificação. Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel explica que os procedimentos para qualificação devem seguir a resolução 30/2017, Art. 4º e cabe ao colegiado; XIII – analisar e aprovar os critérios do exame geral de qualificação. Quanto aos critérios o colegiado sugeriu da seguinte forma; o aluno deverá apresentar até o vigésimo mês após matriculado o exame de qualificação. O aluno deverá apresentar os resultados parciais da dissertação, sendo uma pré-defesa da dissertação. O colegiado deve homologar a composição das bancas para defesa (Resolução 30/2017, XIV – homologar a composição das comissões examinadoras dos exames gerais de qualificação). Vale ressaltar o que consta na Resolução 30/2017, Art. 31. O aluno será desligado do Programa, se: VII – for reprovado pela segunda vez no exame geral de qualificação. Logo após, foi colocado em votação. Aprovado por unanimidade; 3.6 orientados x possíveis professores permanentes credenciados. Prof. Gabriel Mascarenhas ressalta a importância de todo docente permanente orientar e que o PPGAIG está aguardando a decisão do CONPEP quanto ao credenciamento dos novos pedidos. Em seguida, verificar um procedimento para os novos professores permanentes receberem alunos do edital vigente. 3.7 Procedimentos para disciplina Seminário. Prof. Gabriel Mascarenhas explica que, de acordo com a Resolução 30/2017, do Conselho Universitário, o discente precisa apresentar o projeto da dissertação no segundo semestre após seu ingresso. Para tanto, faz-se necessário matricular-se na disciplina obrigatória Seminário. O período para realizar o agendamento da apresentação será entre 10 de janeiro de 2019 a 15 de fevereiro de 2020. Para realizar o agendamento, o discente deverá enviar e-mail para a secretaria do PPGAIG informando; nome completo, título, orientador e data de apresentação. As datas disponíveis para agendamento serão as quatorze primeiras semanas letivas (terças-feiras) do calendário RESOLUÇÃO Nº 8/2019, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. As datas restantes serão utilizadas para o segundo momento da disciplina seminário. Cada docente irá apresentar a linha de pesquisa que atua e as principais publicações. A disciplina Seminário deverá ter a presença de todos os discentes e docentes do PPGAIG, exceto para aqueles que possuem aula no mesmo horário. O objetivo será proporcionar um momento nobre, interdisciplinar com troca de opiniões, ideias que poderão nortear as futuras pesquisas do PPGAIG. Logo após, coloca em votação. Aprovado por unanimidade. Outros. Nada mais a ser tratado, o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Hélio Langoni Sobrinho, secretário, pelo Presidente e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 29 de novembro de 2019.

Bruno Sérgio Vieira

Gabriel Mascarenhas Maciel

George Deroco Martins

Hélio Langoni Sobrinho

Thiago Fellipe Nunes de Mendonça

Vanessa Andaló Mendes de Carvalho


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Documento assinado eletronicamente por Hélio Langoni Sobrinho, Secretário(a), em 05/02/2020, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 05/02/2020, às 15:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Presidente, em 14/02/2020, às 08:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 14/02/2020, às 08:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por George Deroco Martins, Membro de Colegiado, em 28/02/2020, às 15:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Thiago Fellipe Nunes de Mendonça, Membro de Colegiado, em 02/03/2020, às 09:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.100771/2019-11 SEI nº 1747396