UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO IV: INTRODUÇÃO AO CONTROLE AVANÇADO DE MÁQUINAS

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT39053E

Período/Série:

 

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

FERNANDO BENTO SILVA

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Teoria e aplicações do Controle Avançado de Máquinas à Engenharia de Controle e Automação. Conceitos e topologias envolvendo controle avançado de máquinas, voltado para máquinas cc, síncrona de imã permanente e de indução.

JUSTIFICATIVA

A aplicação do controle de máquinas é difundido no meio industrial, sendo de fundamental importância o aprendizado deste tema ao aluno de graduação em Engenharia de Controle e Automação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

(Estudo teórico da Introdução ao Controle Avançado de Máquinas no setor Industrial.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante será capaz de solucionar problemas que envolvam a aplicação do Controle Avançado de Máquinas, no que tange a compressão da dinâmica da máquina cc, controle de máquina cc com excitação independente, introdução ao controle avançado de motores síncronos de imã permanente e introdução ao controle avançado de motores de indução.

PROGRAMA

5.1 Dinâmica da máquina cc

5.1.1 Introdução aos motores de corrente contínua

5.1.1.1 Componentes principais

5.1.1.2 Classificação dos motores de corrente contínua

5.1.2 Modelagem matemática de um motor c.c. com excitação independente

5.1.2.1 Circuito de armadura

5.1.2.2 Força contra-eletromotriz (Back EMF)

5.1.2.3 Torque eletromagnético

5.1.2.4 Circuito de campo

5.1.2.5 Carga mecânica

5.1.3 Características de resposta transitória dos motores c.c. com excitação independente

5.1.3.1 Introdução

5.1.3.2 Características dinâmicas no domínio (s)

5.3.3 Diagrama de blocos.

5.3.4 Função de transferência para ωm(s)/Va(s).

5.3.5 Resposta de velocidade em função do fator de amortecimento (ζ). 

5.1.4 Dinâmica do motor c.c. com excitação independente.

5.1.4.1 Introdução.

5.1.4.2 Resposta de Ia(s) para entrada de Va(s) e de TL(s).

5.1.4.3 Resposta de ωm(s) para entrada de Va(s) e de TL(s).

5.1.5 Exemplos de estudos de casos.

5.1.5.1 Simulação para as respostas de Ia e ωm para motor com ζ < 1 (subarmortecido).

5.1.5.2 Simulação para as respostas de Ia e ωm para motor com ζ >1 (superamortecimento).   

5.2 Controle de velocidade para motor c.c. com excitação independente

5.2.1 Topologias clássicas de controle para motores ccei.

5.2.1.1 Introdução.

5.2.1.2 Controle realimentado (feedback control).

5.2.1.3 Controlador proporcional (controle P).

5.2.1.4 Controlador integral (controle I).

5.2.1.5 Controlador proporcional integral (Controle PI).

5.2.1.6 Controle antecipativo (feedforward control).

5.2.2 Projeto do sistema de controle do motor de ccei.

2.2.1 Introdução.

5.2.2.2 Estabilidade.

5.2.2.2.1 Margem de ganho e margem de fase.

5.2.2.3 Velocidade de resposta.

5.2.2.4 Erro de regime permanente.

5.2.2.5 Projeto do controlador de corrente.

5.2.2.5.1 Controlador anti wind-up.

5.2.2.6 Projeto do controlador de velocidade.

5.2.3 Simulação computacional.

5.2.3.1 Dados do motor.

5.2.3.2 Dados do conversor de potência.

5.2.3.3 Ganho dos controladores de corrente e velocidade.

5.2.3.4 Simulação.

5.3 Introdução a topologia de controle ZDC para motores síncronos de imã permanente

5.3.1 Apresentar resumidamente as aplicações dos motores síncronos nos sistemas de acionamentos.

5.3.2 Comparativo entre os motores síncronos de imã permanente em relação aos motores de indução trifásicos (rotor em gaiola).

5.3.3 Revisar as transformações de coordenadas e ferramentas matemáticas utilizadas no desenvolvimento das topologias de controle para motores síncronos de imã permanente.

5.3.3.1 Vetor espacial.

5.3.3.2 Sistemas de referência (eixo de referência estacionário, síncrono e arbitrário).

5.3.3.3 Transformações de domínio (abc → αβ0), (abc → dq0), (αβ → dq) e variância de potência.

5.3.3 Apresentar os tipos de motores síncronos de imã permanente e as modelagens matemáticas nos sistemas de referência síncrono e estacionário.

5.3.4 Apresentar os conceitos envolvidos no desenvolvimento da topologia de controle ZDC (Zero d-axis Current Control), juntamente com o diagrama de controle utilizado no acionamento de motores síncronos de imã permanente.

5.4 Introdução ao controle por orientação de campo da máquina de indução (método direto)

5.4.1 Apresentar de forma resumida as técnicas de controle utilizados no acionamento de motores de indução trifásicos com o rotor em gaiola (MITs).

5.4.1.1 As vantagens e circunstâncias que levaram os MITs substituírem os motores CC.

5.4.1.2 Comparação entre as técnicas de controle escalar e vetorial.

5.4.1.3 Analogia entre o controle de torque nos motores CC e nos MITs; Revisar as equações envolvidas nas modelagens matemáticas dos MITs (sistemas de referência arbitrário e síncrono).

5.4.2 Apresentar a topologia de controle por orientação de campo (método direto).

5.4.3 Princípio de funcionamento, estrutura detalhada dos diagramas de blocos utilizados para obtenção do módulo e do ângulo do vetor espacial de fluxo do rotor.

5.4.4 Exemplos de resultados obtidos por meio de simulação computacional e resultado experimental.

METODOLOGIA

O presente componente curricular será ministrado no formato presencial. Porém, recursos e plataformas de comunicação como MCONF, e-mail, OneDrive, aplicativos de mensagens, poderão ser utilizados para otimizar a relação entre o professor e o estudante extraclasse.
Cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo:

02/03/2023

Apresentação da disciplina

09/03/2023

Aula 1 - Dinâmica da máquina cc

16/03/2023

Aula 2 - Dinâmica da máquina cc

23/03/2023

Aula 3 - Dinâmica da máquina cc

30/03/2023

Aula 4 - Dinâmica da máquina cc

06/04/2023

Avaliação 1 - Entrega e apresentação de trabalho

13/04/2023

Aula 5 - Controle de velocidade para motor c.c. com excitação independente

20/04/2023

Aula 6 - Controle de velocidade para motor c.c. com excitação independente

27/04/2023

Aula 7 - Controle de velocidade para motor c.c. com excitação independente

04/05/2023

Avaliação 2 - Entrega e apresentação de trabalho

11/05/2023

Aula 8 - Introdução a topologia de controle ZDC para motores síncronos de imã permanente

18/05/2023

Aula 9 - Introdução a topologia de controle ZDC para motores síncronos de imã permanente

25/05/2023

Aula 10 - Introdução a topologia de controle ZDC para motores síncronos de imã permanente

01/06/2023

Aula 11 - Introdução ao controle por orientação de campo da máquina de indução (método direto e indireto)

08/06/2023

Aula 12 - Introdução ao controle por orientação de campo da máquina de indução (método direto e indireto)

15/06/2023

Aula 13 - Introdução ao controle por orientação de campo da máquina de indução (método direto e indireto)

22/06/2023

Avaliação 3 - Entrega e apresentação de trabalho

29/06/2023

Avaliação de Recuperação.

AVALIAÇÃO

Serão três avaliações:
Avaliação 1: Valor de 30 pontos. Entrega e apresentação de trabalho. Conteúdo: Dinâmica da máquina cc.
Avaliação 2: Valor de 30 pontos. Entrega e apresentação de trabalho. Conteúdo: Controle de velocidade para motor c.c. com excitação independente.
Avaliação 3: Valor de 40 pontos. Entrega e apresentação de trabalho. Conteúdo: Introdução a topologia de controle ZDC para motores síncronos de imã permanente e Introdução ao controle por orientação decampo da máquina de indução (método direto).
Avaliação Substitutiva.
A avaliação substitutiva se aplica somente nos casos previstos no guia do estudante(normas da PROGRAD).
Data a ser definida oportunamente.
Atividade de Recuperação.
Será aplicada ao estudante que não obteve o aproveitamento mínimo necessário(60 pontos) e que possuir, no mínimo, 75% de presença. Esta atividade consisti rá em uma prova que irá substituir a nota de apenas uma das avaliações semestrais, ou seja, a avaliação que o estudante obteve o pior desempenho. O estudante que realizar a atividade de recuperação terá limitada a sua nota final em 60 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1.Bim, E.; Máquinas elétricas e acionamentos. 4ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2018.
2.Rashid, M. H.; Eletrônica de Potência: Dispositivos, Circuitos e Aplicações. 4ª edição. Pearson Universidades; 2014.
3.WEG-W22Magnet Drive System. Catálogo técnico mercado Brasil.

Complementar

1.Kovacs, K. P.; Transient Phenomena in Electrical Machines. Elsevier. 1984.
2.Krishnan, R.;Electric motor drives: modeling, analysis, and control. First edition. Pearson; 15fevereiro, 2001.
3.Novotny, D. W.; Lipo, T. A.; Vector Control and Dynamics of AC Drives. Clarendon Press, 1996.
4.Vas, P.; Sensorless Vector and Direct Torque Control. Oxford University Press, USA; 1998.
5.Wu, B., Narimani, M.; High-Power Converters and AC Drives. Second edition. John Wiley & Sons,New Jersey, 2017.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernando Bento Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/02/2023, às 13:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002527/2023-61 SEI nº 4262385