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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39006 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E HISTORICIDADE |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Refletir acerca da historicidade enquanto determinação fundamental (nos planos ontológico, epistemológico, metodológico, etc.) das condições de possibilidade e de produção do conhecimento histórico.
Ementa
Conhecimento histórico, historicidade e consciência histórica. História, vida, vontade de potência e devir. Tempo, temporalidade e ser-aí (Dasein). Interpretação, compreensão e historicidade. Estruturalismo e pós-estruturalismo. A contribuição da história dos conceitos. Historicidade e cientificidade da história.
PROGRAMA
A historicidade do conhecimento histórico como questão teórico-historiográfica fundamental;
História, vida, vontade de potência e devir;
Ser-aí (Dasein), temporalidade e historiografia;
Interpretação, compreensão e historicidade;
Estruturalismo e pós-estruturalismo em História;
Reinhart Koselleck e a história dos conceitos;
Jörn Rüsen e os significados da teoria da história para a historiografia.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Campinas:Ed. da UNICAMP; Petrópolis: Vozes, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos, ou, como se filosofa com o martelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
______. Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009
JASMIN, Marcelo Gantus; FERES JÚNIOR, João (Org.). História dos conceitos: debates e perspectivas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Edições Loyola; IUPERJ, 2006.
KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. da UERJ, 1999.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1720218 |