UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado no Ensino de Química I

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34802

Período/Série:

8° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

75

Total:

135

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

José Gonçalves Teixeira Júnior

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Os discentes poderão cursar o Estágio Supervisionado no Ensino de Química I, após o cumprimento de no mínimo 1000 h de componentes curriculares obrigatórios.

 

EMENTA

Durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Química I, o(a) futuro(a) professor(a) de Química participará da análise e problematização da escola, caracterização e reflexão sobre o perfil do(a) professor(a) de Química e da reflexão sobre as interações professor(a)-aluno(a). Compreender como ocorrem os processos de ensino de Química na escola. Compreender como ocorrem os processos avaliativos em Química. Elaboração e apresentação de aula de Química e, proposição de atividade de intervenção na escola.

JUSTIFICATIVA

O estágio supervisionado é um componente curricular que oportuniza o exercício da profissão docente, configurando-se como experiência pedagógica que articula relações conceituais aprendidas durante o processo formativo formal na reconstrução de formas apropriadas para atuação docente no sistema escolar. Neste momento, é previsto um processo de investigação e reconhecimento das características de uma escola pública; analise da proposta pedagógica desenvolvida na escola, vivenciando as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Química; vivencia de forma mais efetiva as inter-relações entre a teoria e a prática em seu processo formativo; sistematização e estímulo à reflexão sobre o contexto escolar a partir da elaboração do relatório das atividades observadas e desenvolvidas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar ao(à) futuro(a) professor(a) de Química a inserção e a vivência de situações reais envolvendo os processos de ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Médio, compreendendo a escola como um lugar de formação docente, nas quais ele(a) possa, com base nos conhecimentos desenvolvidos nas diferentes disciplinas do curso de Graduação em Química: Licenciatura, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar, reconhecendo seu papel enquanto educador(a) e agente de transformação social.

Objetivos Específicos:

Investigar as características de uma escola pública; analisar a proposta pedagógica desenvolvida na escola, vivenciando as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas relacionadas ao ensino de Química; compreender que cada classe, cada aluno(a), cada situação de ensino reflete características únicas e singulares; criar condições para uma interrelação mais efetiva entre a teoria e a prática no processo formativo do(a) futuro(a) professor(a) de Química; sistematizar e estimular a reflexão sobre o contexto escolar a partir da elaboração do relatório das atividades observadas e desenvolvidas.

PROGRAMA

1. Análise e problematização da escola: observação da parte física e organizacional da escola; conhecer os documentos norteadores das ações escolares (projeto político pedagógico, regimentos, dentre outros), identificando as influências destes para o funcionamento da escola; conhecer a comunidade escolar, suas funções e sua atuação;

2. Caracterização e reflexão sobre o perfil do(a) professor(a) de Química: analisar a formação inicial (e continuada) do(a) professor(a) de Química. Condições de trabalho, dos recursos didáticos utilizados nas aulas de Química. Construção de conhecimento sobre a docência, numa perspectiva de professor(a) investigador(a) de sua própria prática;

3. Reflexão sobre as interações professor(a)-aluno(a): analisar o papel do(a) professor(a) de Química ao discutir os conteúdos em sala de aula, sua interação com os(as) estudantes, os processos de aprendizagem e a participação dos(as) estudantes neste contexto. Compreender a atividade de ensinar Química como prática social e de operação intencional, traduzindo-se em práxis;

4. O ensino de Química na escola: identificar nas aulas observadas e nas questões propostas pelo(a) professor(a) de Química, aspectos que evidenciem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Observar as metodologias (livro didático, ferramentas tecnológicas, experimentos e outros) e se essas alteram o modelo de aula ou provocam mudanças no comportamento dos(as) estudantes. Compreender as aulas de Química na escola como campo de aprendizagem e conhecimento para a formação docente;

5. Conhecimento e interação nos processos avaliativos em Química: conhecer o sistema de avaliação adotado pela escola e pelo(a) professor(a) de Química, analisar os instrumentos utilizados nas avaliações, verificar a participação dos(as) estudantes nesta etapa e compreender as estratégias de recuperação dos conteúdos utilizadas pelo(a) professor(a) de Química;

6. Elaboração e apresentação de aula: planejamento de aula de Química a partir do que foi observado na escola, fundamentada nas abordagens discutidas em Metodologia do Ensino de Química. Regência de aula enquanto reprodução da práxis, visando a inovação educacional. Produção de material didático para as aulas de Química;

7. Intervenção na escola: elaboração de um projeto de intervenção pedagógica a partir da compreensão da complexidade escolar, execução na escola e reflexões teóricas a partir da experiência, visando a formação pela pesquisa. Planejamento e execução de atividades didáticas como: seminários, acompanhamento de alunos(as), orientação a grupos de alunos(as) em visitas, pesquisas e outras modalidades relacionadas ao trabalho escolar.

METODOLOGIA

Todas as atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado em Ensino de Química I ocorrerão de modo presencial no campus Pontal – UFU e nas dependências das escolas concedentes de estágio parceiras da universidade. Porém, antes de iniciar as ações na escola, o(a) estagiário(a) deverá preencher o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Licenciatura - Individual, disponível no endereço http://www.prograd.ufu.br/servicos/estagio-licenciatura. Este Termo, que contém o plano do estágio, deverá ser assinado pelo(a) estagiário(a), pelo(a) professor(a) supervisor(a), pela direção da escola e pelo professor orientador – no caso, o prof. José Gonçalves e, será encaminhado ao Setor de Estágio da UFU antes do início das atividades na escola.

Durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Química I, os(as) estagiários(as) conhecerão a estrutura física (salas de aula, laboratórios, bibliotecas, salas de informática, entre outros) e as pessoas (direção, vice direção, supervisão, equipe pedagógica, secretaria, bibliotecária, professores(as) e demais funcionários(as)) de algumas escolas estaduais e acompanharão o trabalho, em sala e fora dela, de alguns(mas) professores(as) de Química nestas escolas. Nesta etapa, os(as) estagiários(as) acompanharão e auxiliarão o trabalho, em sala e fora dela, de professores(as) de Química em escolas de Ensino Médio, sob orientação técnica e pedagógica do orientador de Estágio in loco, nas dependências da escola. De acordo com a dimensão teórica prevista por este componente curricular, ocorrerão encontros presenciais na universidade para socialização das informações colhidas na Escola, planejamento das ações que serão realizadas durante o Estágio e estudos acerca das realidades vivenciadas a partir de reflexões calcadas em produções teóricas da área de Educação em Química. Os(As) estagiários(as) apresentarão os resultados do estágio de observação em seminários, relatórios semanais e no relatório final desta etapa do estágio, segundo as orientações do setor de estágio da UFU. As aulas teóricas e presenciais no campus Pontal serão destinadas a organização, debates, estudos e discussão de questões referentes ao estágio, assim como para a elaboração e apresentação de aulas de Química a partir do que foi observado na escola, fundamentada nas abordagens discutidas ao longo do curso.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá em diferentes momentos durante o semestre, em momentos de diálogo durante as atividades, nos relatos das observações e experiências vividas nas aulas de Química, em contato com alunos(as) e professores(as) da Educação Básica. As atividades serão avaliadas da seguinte maneira: elaboração do plano de trabalho a ser desenvolvido durante o Estágio Supervisionado no Ensino de Química I (10 pontos); participação e envolvimento na disciplina [aulas teóricas e orientações com o professor supervisor] (30 pontos); seminário de socialização dos principais resultados encontrados durante a imersão na escola de educação básica (20 pontos); elaboração e apresentação de aula de Química (20 pontos). Ao final do semestre, os(as) estagiários(as) elaborarão um Relatório Final de Estágio Supervisionado, seguindo o modelo disponibilizado na página da PROGRAD. Este deverá ser assinado pelo(a) estagiário(a) e pelo(a) professor(a) supervisor(a) e pelo professor orientador. Este documento valerá 20 pontos. O(a) estagiário(a) deverá ter, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no período de orientação geral, individual e/ou em equipe (parte teórica) e 100% (cem por cento) de frequência na execução das atividades na Escola (parte prática), salvo justificativa aceita pelos professores supervisor(a) e orientador. Será considerado aprovado(a) o(a) licenciando(a) que obtiver um aproveitamento no componente curricular igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas teóricas. Entretanto, como previsto nas Normas Gerais da Graduação da UFU (Resolução CONGRAD Nº 46, de 28 de março de 2022): “Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão”.)

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 126 p.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 182 p.

PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296 p.

Complementar

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução á pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. 135 p.

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2013. 419 p.

MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.

SÁ, L. P. Estudo de casos no ensino de química. 2. ed. rev. Campinas: Átomo, 2010. 93 p.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365 p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5117902