UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31406

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                  Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                       Instituto de Ciências Sociai

SIGLA:

                                       INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

--

CH TOTAL PRÁTICA:

45h

CH TOTAL:

45h

 

OBJETIVOS

 

O Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) objetivará a apresentação e socialização dos resultados
parciais ou finais dos PROINTERs para a comunidade interna e externa. Primará pelo desenvolvimento de
ações desenvolvidas com a comunidade e norteadas pelos seguintes princípios: a troca de conhecimentos e
interação dialógica entre universidade e comunidade, com o reconhecimento dos protagonismos sociais, e
com vistas a atender e dialogar com as demandas e necessidades sociais.

 

Ementa

 

Apresentação pública e socialização de resultados parciais ou finais das ações de iniciação em pesquisa ou em
extensão ou em ensino na formação docente, desenvolvidas nos PROINTERs em Antropologia ou Ciência
Política ou Sociologia.

PROGRAMA

1. Discussão e apresentação pública entre os pares das ações de iniciação em pesquisa ou extensão ou ensino
na formação docente desenvolvidas nos PROINTERs em Antropologia ou Ciência Política ou Sociologia.


2. Organização, divulgação e execução do seminário.


3. Reflexão e desdobramentos acerca do processo de publicização das ações de iniciação em pesquisa ou
extensão ou ensino na formação docente posterior ao evento.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

ANGROSINO, Michael v. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Bookman: Artmed, 2009

BEAUD, Stéphane. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis:
Vozes, 2007.


GATTI, Bernardete A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília, DF: Liber Livro,
2005.


GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2. ed.
Rio de Janeiro: Record, 1997.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRUYNE, Paul de. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais: os pólos da prática metodológica. 5. ed. Rio
de Janeiro: F. Alves, 1991.


BOURDIEU, Pierre. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na Sociologia. 5. ed. Petrópolis: Vozes,
2004.


FIELD, Andy P. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009.


NOVAES, Sylvia Caiuby et al. (Org.). Escrituras da imagem. São Paulo: EdUSP: FAPESP, 2004.


TRIVINOS, Augusto N. Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em
educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4407434 e o código CRC EA55CF53.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4407434