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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
60h |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A disciplina tem como proposta a abordagem da história da educação no mundo ocidental moderno e contemporâneo, a partir da análise do processo da escolarização da sociedade brasileira. Em sua introdução, apresenta-se a cultura dos povos indígenas originários nas terras de Pindorama, passando em seguida para o foco central da disciplina que consiste nos estudos das características peculiares aos processos educativos mais expressivos da história do país, a partir do recorte político-administrativo baseado nos períodos colonial, imperial e republicano de nossa história.
JUSTIFICATIVA
O estudo da história da educação e da cultura do país é de fundamental importância para a formação da cultura geral dos futuros pedagogos. Essa disciplina enfoca conceitos importantes relativos, sobretudo, a educação escolar, a partir da investigação de seus atores, suas instituições, e seus processos. Dentro dessa perspectiva, busca veicular um conhecimento sistematizado sobre a educação ao longo da história humana, observando-se os movimentos de permanências e mudanças nas práticas educativas, em especial, as desenvolvidas no Brasil. Assim, acreditamos contribuir com o processo formativo no curso de pedagogia, ampliando a visão de mundo dos discentes para que possam melhor compreender a realidade em que estão inseridos e intervir critica e conscientemente no movimento de melhorias desejadas no campo educativo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os princípios norteadores da educação brasileira por meio reflexão histórica sobre o desenvolvimento dos processos educacionais no Brasil, visando interpretação das funções socioculturais das instituições escolares e seus sujeitos (docentes e discentes). |
Objetivos Específicos: |
Reconhecer a diversidade histórico-educativa dos diferentes contextos regionais. |
PROGRAMA
Unidade I: Povos Indígenas e a constituição da educação jesuíta no Brasil Colônia
Unidade II: A organização do sistema educativo no Império (o surgimento da escola moderna)
Unidade III: Legislação educacional e consolidação da profissão docente (Constituição de 1824, criação das escolas normais e a feminização do magistério)
Unidade IV: Métodos e Práticas escolares: as escolas moderna e nova no Brasil Republicano (O Manifesto dos Pioneiros da Educação)
Unidade V: Reformas e Legislação Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar).
METODOLOGIA
O curso de História da Educação II está dividido em 15 encontros onde utilizaremos diferentes recursos didáticos ao longo do semestre, a saber: Apresentação do Plano de Curso e levantamentos dos conhecimentos prévios acerca da disciplina; Exibição de filmes; leitura e discussão de textos; elaboração de resenhas críti cas; seminários temáticos; levantamento de Dissertações de Mestrado sobre História da Educação local e regional.
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:
II Ciclo de Estudos do Núcleo de Estudos e Pesquisas Em Fundamentos da Educação (NEPFE). Que será realizado entre os dias 23/03 a 22/06, encontros quinzenais.
VI Seminário da Congada. Evento Internacional coordenado pela profa. Dra. Luciane Dias. Que será realizado entre os dias 15 a 19 de maio de 2023.
A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.
O curso de História da Educação II está dividido em 15 encontros onde utilizaremos diferentes recursos didáticos ao longo do seu desenvolvimento, a saber:
SEMANA |
UNIDADE |
ATIVIDADE |
1º 28/02 |
Apresentação |
Apresentação do Plano de Curso e levantamentos dos conhecimentos prévios acerca da disciplina. Exibição do filme: A missão. Elaboração de resenha crítica. |
2º 07/03 |
Unidade I Povos Indígenas e a constituição da educação jesuíta no Brasil Colônia |
Discussão do texto: O lugar da História na formação do professor. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639698/7265 |
3º 14/03 |
Unidade I Povos Indígenas e a constituição da educação jesuíta no Brasil Colônia |
Discussão dos textos: ARANHA, M.L.A. Brasil: de colônia a Império (p.219 a 233) e FARIA FILHO, L. Instrução Elementar no Século XIX. |
4º 21/03 |
Unidade II A organização do sistema educativo no Império (o surgimento da escola moderna) |
Concepções de infância na história da educação brasileira. Discussão do texto: CORRÊA, Mariza. A Cidade de Menores: uma utopia dos anos 30. IN: FREITAS, Marcos C. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006. p.77-96. Dinâmica com brinquedos dos anos de 1920 a 1930. |
5º 28/03 |
Unidade II A organização do sistema educativo no Império (o surgimento da escola moderna) |
Exibição do filme: Vida de Menina. Elaboração de resenha crítica. |
6º 04/04 |
Unidade III Legislação educacional e consolidação da profissão docente (Constituição de 1824, criação das escolas normais e a feminização do magistério) |
Seminário 1: Tema: Educação da mulher e da criança no Brasil colônia. Seminário 2: Tema: Pedagogia do medo: disciplina aprendizado e trabalho na escravidão brasileira. |
7º 11/04 |
Unidade III Legislação educacional e consolidação da profissão docente (Constituição de 1824, criação das escolas normais e a feminização do magistério) |
Seminário 3: Tema: O ensino monitorial/mútuo 1827/1854. Seminário 4: Tema: O método intuitivo e lições de coisas no Brasil do século XIX. |
8º 18/04 |
Unidade IV Métodos e práticas escolares: as escolas modernas e nova no Brasil Republicano (o Manifesto dos Pioneiros da Educação) |
Discussão dos textos: ARANHA, M.L.A. Brasil: a educação contemporânea (p. 293 a 304 – Escolanovismo e o Manifesto da Educação) e VIDAL, D. A Escola Nova e Processo Educativo. |
9º 25/04 |
Unidade IV Métodos e práticas escolares: as escolas modernas e nova no Brasil Republicano (o Manifesto dos Pioneiros da Educação) |
Discussão do texto: ARANHA, M.L.A. Brasil: a educação contemporânea (p. 304 a 312 - Leis Orgânicas e LDB 4024/61). |
10º 02/05 |
Unidade IV Métodos e práticas escolares: as escolas modernas e nova no Brasil Republicano (o Manifesto dos Pioneiros da Educação) |
Seminário 5: Tema: Grupos escolares no Brasil: um novo modelo de escola primária. Seminário 6: Tema: Educação brasileira: dilemas republicanos nas entrelinhas de seus manifestos. |
11º 09/05 |
Unidade I, II, III e IV |
Atividade Avaliativa crítica individual. |
16/05 |
Evento
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VI Seminário da Congada. Evento Internacional coordenado pela profa. Dra. Luciane Dias. 15 a 19 de maio de 2023. |
12º 23/05 |
Unidade V Reformas e Legislações Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar) |
Exibição do filme: “Menino 23” e discussão do texto: GONÇALVES, L.A. Negros e educação no Brasil. Elaboração de resenha crítica. |
13º 30/05 |
Unidade V Reformas e Legislações Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar) |
Discussão de texto ARANHA, M.L.A. Brasil: a educação contemporânea (p. 313 a 319 - Reformas educacionais da Ditadura Civil-Militar). |
14º 06/06 |
Unidade V Reformas e Legislações Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar) |
Exibição do filme: Olga. Elaboração de resenha crítica. |
15º 20/06 |
Encerramento da disciplina |
Recuperação, avaliação e encerramento da disciplina. |
AVALIAÇÃO
Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de compreender os princípios norteadores da educação brasileira, após realizar reflexão histórico-sociológica sobre o desenvolvimento dos processos educacionais da Colônia à República, possibilitando a interpretação da função sociocultural das instituições escolares em diferentes contextos da formação cultural do país e suas diferentes regiões.
Os processos avaliativos farão parte de todo o desenvolvimento de atividades no sentido de mediar o processo ensino- aprendizagem dos alunos e orientar a ação do docente. Com vista a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, foi atribuído nota a algumas atividades. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.
Dado o contexto de excepcionalidade, optou-se por atribuir nota a produtos individuais embora a proposta de trabalho com os alunos explore vários momentos de ação coletiva e de interação entre os alunos.
Os critérios de avaliação serão pontualidade, criatividade, domínio do conteúdo e criticidade. Nessa perspectiva, as atividades como resenha, os seminários, atividades como apresntação dos brinquedos em diferentes tempos históricos ,deverão ser entregues, pontualmente, em suas respectivas datas agendadas a priori.
Nesse sentido, para o rigor científico, valorizará a autoria do pensamento do aluno, não sendo permitido cópias da internet de outras resenhas. E, consequentemente, segue a mesma preocupação para outras atividades afins apresentadas no curso.composição da média e ficará assim:
ATIVIDADE |
DATA DE ENTREGA |
PONTOS |
Atividade Avaliativa |
09/05 |
40,0 |
Resenhas filmíca crítica |
07/03 04/04 20/06 |
20,0 |
Seminário |
04/04 11/04 02/05 |
30,0 |
Autoavaliação |
27/06 |
10,0 |
Média Final |
100,0 |
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A assiduidade (frequência) do/a discente será acompanhada por meio do diário. |
Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, a penúltima aula do semestre letivo 2022/1 será destinada para a atividade deavaliação de recuperação de aprendizagem. Portanto, a/o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) no componente curricular, terá o direito de fazer uma prova sem consulta, sobre o conteúdo trabalhado no semestre, no valor de 100 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. São Paulo: Autêntica, 2000.
RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2001.
STEPHANOU, M; BASTOS, M. H. C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. 3 v.
Complementar
ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 1996.
CARVALHO, M. M. C. A configuração da historiografia educacional brasileira. In: FREITAS, M.C. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.
CUNHA, L. A.; GÓES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
PROUS, A. O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2001.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Betania de Oliveira Laterza Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 16:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4240492 |