UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Engenharia Clínica II

Unidade Ofertante:

FEELT - Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31909

Período/Série:

90

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Selma Terezinha Milagre

Ano/Semestre:

2020/Etapa1

Observações:

 

 

EMENTA

Gerenciamento de tecnologias. Assessoria e processo de tomada de decisão na aquisição de equipamentos. Gestão da Qualidade em EAS. Projeto prático: estudo de caso de um ambiente hospitalar.

JUSTIFICATIVA

Com a crescente demanda dos conhecimentos da engenharia e da administração no ambiente hospitalar e clínico, para implementação de métodos de gerenciamento, controle e manutenção de estrutura física dos ambientes na área da saúde, aumento de segurança, bem como de gestão de recursos humanos envolvidos com as tecnologias é imprescindível fornecer ao estudante uma visão das necessidades e técnicas a serem aplicadas nestes ambientes buscando a otimização de todas essas necessidades.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

 Dar ao estudante a visão da atuação Engenheiro Clínico na gestão de projetos e tecnologias nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS).

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

1. Conhecer técnicas de tomada de decisão;

2. Conhecer procedimentos sobre especificações e avaliações de equipamentos médico-hospitalares para aquisição, elaboração de contratos e elaboração de programas de manutenção;

3. Entender o processo de gestão da qualidade no ambiente de um EAS (Estabelecimento Assistencial de Saúde) no âmbito das pessoas, instalações e equipamentos;

4. Compreender o processo de Acreditação Hospitalar e entender a sua importância para a organização e todos nela inseridos para ser capaz de implementá-lo.

5. Ser capaz de desenvolver um projeto para um EAS.

PROGRAMA

  1. Ferramentas de Apoio ao Planejamento

         1.1. Ferramentas de auxílio à decisão

 

  1. Avaliação de Projetos

2.1 Avaliação custo x benefício

2.2. Especificação de requisitos mínimos e máximos

2.3. Projeto econômico

2.4. Metodologia PMBOK

 

  1. Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos

3.1. Normas

3.2. Análise das especificações

3.3. Cadastro e Registro de Produtos

3.4. Inovação Tecnológica

 

  1. Gerenciamento de Tecnologias

4.1. Programas de Controle e de Manutenção de Equipamentos

4.2. Sistemas de Gerenciamento

4.3. Indicadores

 

  1. Gestão da Qualidade em Estabelecimento Assistencial de Saúde

5.1. Normas de qualidade

5.2. Indicadores

5.3. Satisfação do cliente

5.4. Política da qualidade

5.5. Acreditação hospitalar

 

  1. Projeto Prático

Estudo de caso em um ambiente hospitalar.

 

METODOLOGIA

Carga Horária:

 

Técnicas de ensino:

 

Recursos didáticos:

 

Plataformas e mídias sociais

 

Acesso aos arquivos da aula:

Será disponibilizado um link para os estudantes acessarem os arquivos das aulas.

 

Acesso a bibliografia:

Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada nos sites governamentais, acesso online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos, internet.

 

Cronograma:

Período

Conteúdo

Atividades

Horas

Semana 1

  • Apresentação da ementa da disciplina e do sistema de avaliação
  • Ferramentas de Apoio ao Planejamento:
    • Histórico da tomada de decisão, aspectos gerais de uma tomada de decisão
    • Qualidade nas decisões
    • Ferramentas de auxílio à decisão

- Vídeo-Aula:

   Dia 13/08 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

 

 

01:40hs

 

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 1

Entrega de trabalho escrito até 17/08 às 17:00 horas

01:00hs

  • Disponibilização do Projeto Prático

 

Dia 17/08 às 15:00 horas

Semana 2

  • Avaliação de Projetos:
    • Ciclo de vida de um projeto
    • Avaliação custo x benefício
    • Avaliação custo x efetividade
    • Especificação de requisitos mínimos e máximos

- Vídeo-Aula:

   Dia 20/08 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

01:40hs

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 2

Entrega de trabalho escrito até 24/08 às 17:00 horas

01:00hs

Semana 3

  • Avaliação de Projetos:
    • Projeto econômico
    • Normas
    • Metodologia PMBOK

- Vídeo-Aula:

   Dia 27/08 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

01:40hs

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 3

Entrega de trabalho escrito até 31/08 às 17:00 horas

01:00hs

Semana 4

  • Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos:
    • ANVISA
    • Análise das especificações
    • Normas

- Vídeo-Aula:

   Dia 03/09 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

01:40hs

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 4

Entrega de trabalho escrito até 07/09 às 17:00 horas

01:00hs

Semana 5

Atividade Avaliativa 5

 

Avaliação 5

00:30hs

  • Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos:
    • Cadastro e Registro de Produtos
    • Inovação Tecnológica

- Vídeo-Aula:

   Dia 10/09 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

01:40hs

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 6

Entrega de trabalho escrito até 14/09 às 17:00 horas

01:00hs

Semana 6

  • Gerenciamento de Tecnologias:
    • Programas de Controle e de Manutenção de Equipamentos
    • Sistemas de Gerenciamento
    • Certificação e ensaio

- Vídeo-Aula:

   Dia 17/09 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

01:40hs

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 7

Entrega de trabalho escrito até 21/09 às 17:00 horas

01:00hs

Semana 7

  • Gerenciamento de Tecnologias:
    • Indicadores de desempenho

- Vídeo-Aula:

   Dia 24/09 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

01:40hs

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 8

Entrega de trabalho escrito até 28/09 às 17:00 horas

01:00hs

Semana 8

  • Gestão da Qualidade em Ambiente Hospitalar e Instalações Clínicas:
    • Normas de qualidade
    • Indicadores
    • Satisfação do cliente
    • Procedimentos para certificação
    • Política de qualidade

- Vídeo-Aula:

   Dia 01/10 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

01:40hs

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 9

Entrega de trabalho escrito até 05/10 às 17:00 horas

01:00hs

  • Projeto Prático

Entrega do Projeto Prático: Até dia 02/10 às 17:00 horas

19hrs

Semana 9

Atividade Avaliativa 10

 

Avaliação 10

00:30hs

  • Gestão da Qualidade em Ambiente Hospitalar e Instalações Clínicas:
    • Acreditação hospitalar ONA

- Vídeo-Aula:

   Dia 08/10 de 09:50h às 11:30h

 

- Outras atividades tais como:

leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido

01:40hs

 

 

02:00hs

  • Atividade Avaliativa 11

Entrega de trabalho escrito até 09/10 às 17:00 horas

01:00hs

 

AVALIAÇÃO

Serão realizadas 11 (onze) atividades avaliativas:

O estudante deverá desenvolver um projeto prático no tema Engenharia Clínica. Terá reservado 19 (dezenove) horas para sua elaboração. Ao final da Etapa I do calendário acadêmico 2020, o estudante deverá entregar o trabalho escrito.

 

Datas e horários:

 

Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas objetivas

A realização das atividades avaliativas objetivas (atividades 5 e 10) será por meio da plataforma Moodle ou Microsoft Teams, a avaliação será composta por questões de múltipla escolha e escolhidas aleatoriamente para cada estudante (cada estudante terá um conjunto diferente de questões). A avaliação ficará disponível por doze horas. Porém, após o estudante acessar a atividade ele terá 30 minutos para finalizar a avaliação. A correção das avaliações será realizada automaticamente pela plataforma Moodle ou Microsoft Teams.

 

Validação da assiduidade dos discentes

Entrega de atividades avaliativas.

 

Envio das atividades avaliativas:

As avaliações e a descrição do projeto prático serão enviadas automaticamente via Moodle ou Microsoft Teams.

 

Notas atribuídas por atividade:

Atividade

Valor

Total

1. Atividades Avaliativas 1, 2, 3 e 4

2,5 pontos cada

10,0 pontos

2. Atividade Avaliativa 5

20,0 pontos

20,0 pontos

3. Atividades Avaliativas 6, 7, 8, 9 e 11

2,0 pontos cada

10,0 pontos

4. Atividade Avaliativa 10

20,0 pontos

20,0 pontos

5. Assiduidade

10,0 pontos

10,0 pontos

6. Projeto Prático

30,0 pontos

30,0 pontos

Total

100,0 pontos

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. CALIL, S.J.; TEIXEIRA, M. S. Gerenciamento de manutenção de equipamentos hospitalares. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 1998. Série Saúde & Cidadania. Vol. 11.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de Tecnovigilância: abordagens de vigilância sanitária de produtos para a saúde comercializados no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

3. MASCARÓ, J. L.; O Custo das Decisões Arquitetônicas no Projeto de Hospitais. Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, Brasília, 1995. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271121/custos.pdf/88b8bcb5-6dde-4dd7-840c-3670324e34dd

 

Complementar

1. BRASIL. Lei n0 9782, de 26 de janeiro de 1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9782.htm.

2. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 185, de 22 de outubro de 2001. Aprovar o Regulamento Técnico que consta no anexo desta Resolução, que trata do registro, alteração, revalidação e cancelamento do registro de produtos médicos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_185_2001_COMP.pdf/137bc575-8352-4f9a-9afb-e9a5dd1b8eb3.

3. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 40, de 26 de agosto de 2015. Define os requisitos de notificação e cadastro de produtos médicos. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/%283%29RDC_40_2015_COMP.pdf/3f039f98-21f7-4e9f-a01f-6f371e72bbec.

4. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 23, de 04 de abril de 2012. Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/3086786/RDC_23_2012_.pdf/b9e177f3-f273-41c4-855d0-c5fb0d1c98e1.

5. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 270, de 28 de fevereiro de 2019. Dispõe sobre a migração do regime de cadastro para o regime de notificação dos dispositivos médicos de classe de risco I. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/3741322/RDC_270_2019_.pdf/c7b53ecb-21ba-4c6a-846a-ea9e4aca690d
 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Selma Terezinha Milagre, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/08/2020, às 17:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2198686 e o código CRC 1AE9FF77.




Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2198686