|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI012 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS III |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Investigar a socialização da produção dos conhecimentos em História e as possibilidades de acesso de alunos do ensino fundamental e médio a estes conhecimentos;
Pesquisar e elaborar recursos didáticos, articulando as experiências teóricas e práticas já desenvolvidas no PIPE e em outras disciplinas;
Formular instrumentos e metodologias de trabalho que poderão ser desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado;
Elaborar uma versão preliminar do texto que será apresentado e discutido no Seminário de Práticas Educativas.
Ementa
Investigar a socialização da produção dos conhecimentos em História e as possibilidades de acesso de alunos do ensino fundamental e médio a estes conhecimentos: a indústria editorial, os livros didáticos e paradidáticos, tecnologias, fontes e novas experiências didáticas. Elaborar recursos didáticos e de pesquisas, podendo ser: cd rom, documentários, jornais da História, oficinas, trabalhos escritos, peças teatrais, etc., a partir de temáticas geradoras.
PROGRAMA
I – A socialização da produção dos conhecimentos em História: a indústria editorial e a divulgação científica
II – O acesso de alunos do ensino fundamental e médio à produção dos conhecimentos em História: a produção e utilização de livros didáticos e paradidáticos
III - Pesquisa e elaboração de recursos didáticos
IV – Formulação de instrumentos e metodologias de trabalho que poderão ser desenvolvidas no Estágio Supervisionado e elaboração do texto preliminar.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARIAS NETO, José Miguel (org.). Dez anos de Pesquisas em Ensino de História: VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.
DAVIES, Nicholas (Org.). Para Além dos Conteúdos no Ensino de História. Niterói, RJ: UFF, 2000.
FERRO, Marc. A Manipulação da História no Ensino e nos Meios de Comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.
GATTI Jr., Décio. Escrita Escolar da História: Livro Didático e Ensino no Brasil (1970-1990). Uberlândia: EDUFU, Bauru: EDUSC, 2004.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Ed. Autores Associados, n.1, 2001, p. 9-43.
KOSELLECK, Reinhardt. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.5, n.10, p.134-146, 1992.
MATTOS, Marcelo B. (org.). História: pensar & fazer. Niterói, RJ: LDH/UFF, 1998.
MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. São Paulo, 1997. Tese de doutorado (história), PUC-SP.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
NADAI, Elza. O Ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.13, n.25/26, 1992-1993.
SILVA, Marcos A. (org.) Repensando a História. Rio de Janeiro, RJ: Anpuh/Marco Zero, 1984.
SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, patrimônio e memória. Trajetórias e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP: FAPESP, 1999.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1587574 e o código CRC F2C1A9C9. |
Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1587574 |