UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

GHI012

COMPONENTE CURRICULAR:

PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS III

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60H

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60H

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Investigar a socialização da produção dos conhecimentos em História e as possibilidades de acesso de alunos do ensino fundamental e médio a estes conhecimentos: a indústria editorial, os livros didáticos e paradidáticos, tecnologias, fontes e novas experiências didáticas. Elaborar recursos didáticos e de pesquisas, podendo ser: cd rom, documentários, jornais da História, oficinas, trabalhos escritos, peças teatrais, etc., a partir de temáticas geradoras.

 

PROGRAMA

I – A socialização da produção dos conhecimentos em História: a indústria editorial e a divulgação científica

II – O acesso de alunos do ensino fundamental e médio à produção dos conhecimentos em História: a produção e utilização de livros didáticos e paradidáticos

III - Pesquisa e elaboração de recursos didáticos

IV – Formulação de instrumentos e metodologias de trabalho que poderão ser desenvolvidas no Estágio Supervisionado e elaboração do texto preliminar. 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARIAS NETO, José Miguel (org.). Dez anos de Pesquisas em Ensino de História: VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.

DAVIES, Nicholas (Org.). Para Além dos Conteúdos no Ensino de História. Niterói, RJ: UFF, 2000.

FERRO, Marc. A Manipulação da História no Ensino e nos Meios de Comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.

GATTI Jr., Décio. Escrita Escolar da História: Livro Didático e Ensino no Brasil (1970-1990). Uberlândia: EDUFU, Bauru: EDUSC, 2004.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Ed. Autores Associados, n.1, 2001, p. 9-43.

KOSELLECK, Reinhardt. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.5, n.10, p.134-146, 1992.

MATTOS, Marcelo B. (org.). História: pensar & fazer. Niterói, RJ: LDH/UFF, 1998.

MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. São Paulo, 1997. Tese de doutorado (história), PUC-SP.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

NADAI, Elza. O Ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.13, n.25/26, 1992-1993.

SILVA, Marcos A. (org.) Repensando a História. Rio de Janeiro, RJ: Anpuh/Marco Zero, 1984.

SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, patrimônio e memória. Trajetórias e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP: FAPESP, 1999.

 

aprovação

 

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 SEI nº 1587574