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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Gestão do desempenho e performance. Desenvolvimento de pessoas. Gestão e Desenvolvimento de Competências. Autodesenvolvimento.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Gestão do Desenvolvimento de Pessoas procurará desenvolver a consciência crítica em relação aos aspectos do trabalho e a possibilidade do desenvolvimento humano. Serão abordados os desafios do autodesenvolvimento, do desenvolvimento como indivíduo e como ser social, e o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho. O programa se desenrolará por meio de estudos de casos, abordagem teórica/prática e vídeos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os desafios da gestão de pessoas no contexto do desenvolvimento de pessoas para a vida e para o mundo do trabalho a partir da autoconsciência e o autodesenvolvimento. |
PROGRAMA
1. O ser humano como ser que trabalha
1.1. Gestão do desempenho e performance
1.2 Conceitos e processo de Gestão do Desempenho e Performance
1.3. Métodos de avaliação de desempenho e perspectivas
2. Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Treinamento, desenvolvimento ou educação?
2.1. Conceitos e processo de treinamento
2.2. As necessidades da organização e os objetivos do treinamento
2.3. Formação de sucessores
2.4. Desenvolver e aplicar programas de treinamento
2.5. O papel do gestor no desenvolvimento dos membros da equipe
3. Gestão e desenvolvimento de competências
3.1 Conceitos e tipos de competências
3.2 Matrizes de competências
3.3 Avaliação de desempenho
METODOLOGIA
6.1 TÉCNICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
As estratégias de ensino e de aprendizagem, no âmbito da disciplina, baseiam-se nos seguintes elementos:
Para a abordagem ao conteúdo previsto, será requerido que, semanal ou quinzenalmente, as/os estudantes estudem os textos de apoio, antes das aulas;
Durante as aulas, o professor fará a exposição dialogada dos principais elementos do conteúdo previsto, bem como a discussão das questões propostas pelas/os estudantes, formuladas a partir do estudo prévio dos textos de apoio;
O aprofundamento do conhecimento e a aplicação do conteúdo se dará por meio de atividades realizadas em sala de aula, na forma de análise e discussão de casos e de resolução de situações-problema.
6.2 TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, será utilizada a plataforma Moodle, que é considerada um dos canais digitais de comunicação formais da disciplina. Por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da disciplina, no Moodle, serão disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades; também, será o meio para a entrega de relatórios das atividades avaliativas, pelos estudantes.
Pelo exposto, é fundamental que a/o estudante inscreva-se no AVA da disciplina. Acesse-o por meio do seguinte link:
https://moodle.ufu.br/enrol/index.php?id=5418
A chave de inscrição é: FAGEN31535
6.3 TRABALHO DISCENTE EFETIVO (TDE)
Serão cumpridas oito horas-aulas por meio de atividades realizadas fora de sala de aula. As horas relativas a estas atividades estão relacionadas no Quadro 1 (Cronograma de atividades). A apuração da assiduidade destas atividades feita por meio das entregas dos respectivos relatórios. Ou seja, o não cumprimento da atividade, aferido por meio de entrega de relatório, implicará o lançamento de faltas relativas à carga horária de TDE.
6.4 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
No Quadro 1, Cronograma das atividades, há a especificação das datas das aulas, atividades previstas em sala de aula e das atividades avaliativas.
Quadro 1: Cronograma das atividades
SEMANA |
MÓDULO |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA HORÁRIA |
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1ª 03/08/2023 |
O ser humano como ser que trabalha |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Desenvolvimento de pessoas e Gestão do desenvolvimento de pessoas. Atividade avaliativa em sala (resolução de caso e/ou de situação-problema). |
4 horas-aulas
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2ª 10/08/2023 |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Gestão do desempenho e performance. Conceitos e processo de gestão do desempenho. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas
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3ª 17/08/2023 |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Métodos de gestão de desempenho e perspectivas Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
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4ª 24/08/2023 |
4 horas-aulas |
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5ª 04/09/2023 Segunda (reposição) |
Treinamento e desenvolvimento de pessoas |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Desenvolvimento e aplicação de programas de treinamento. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
6ª 14/09/2023 |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Desenvolvimento e aplicação de programas de treinamento. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
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7ª 21/09/2023 |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Os papeis de gestores no desenvolvimento das pessoas. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
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8ª 28/09/2023 |
Gestão e desenvolvimento de competências |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Gestão e desenvolvimento de competências. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
9ª 05/10/2023 |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Modelos de gestão de pessoas por competências. Atividade avaliativa em sala. Trabalho discente efetivo (TDE) – Elaboração e aplicação do plano de desenvolvimento individual |
4 horas-aulas
8 horas-aulas |
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10ª 10/10/2023 Terça (reposição) |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Modelos de gestão de pessoas por competências. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
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11ª 19/10/2023 |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Processo de avaliação de desempenho, Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
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12ª 26/10/2023 |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Processo de avaliação de desempenho. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
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13ª 03/11/2023 Sexta (reposição) |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: O processo de feedback no âmbito da avaliação de desempenho. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
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14ª 09/11/2023 |
Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Geração de planos de desenvolvimento individual a partir da avaliação de desempenho. Atividade avaliativa em sala. |
4 horas-aulas |
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15ª 16/11/2023 |
Atividades de encerramento da disciplina |
- Aplicação de atividade de reposição de atividades avaliativas. - Aplicação de atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem. |
4 horas-aulas |
16ª 23/11/2023 |
- Vista final das atividades avaliativas. |
4 horas-aulas |
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Totalà |
72 horas-aula |
AVALIAÇÃO
7.1 FORMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem será realizada por meio de atividades avaliativas realizadas em sala de aula, na forma de análise e discussão de casos, e de resolução de situações-problema. Dessa forma, conforme previsto no Quadro 1, em cada uma das aulas, da 1ª à 12ª aula, será realizada uma atividade avaliativa, na forma de análise e de resolução de uma situação-problema. A cada uma dessas atividades serão atribuídos de 6 a 12 pontos (a pontuação estará especificada no roteiro de cada atividade).
Nos casos em que a/o estudante não cumprir uma ou mais atividades avaliativas, realizadas em sala de aula, devido a ausências, poderá ser solicitada ao professor a realização de atividade avaliativa de reposição, desde que a/o estudante tenha alcançado o rendimento acadêmico mínimo de 60 pontos, ao final do semestre, antes da realização da realização da atividade avaliativa de reposição.
A avaliação será na forma de uma prova escrita individual sem consulta, a ser a aplicada no penúltimo dia de aula da disciplina, com a atribuição da pontuação equivalente ao total das atividades avaliativas não realizadas. As questões da avaliação abrangerão os temas a que se referem as atividades avaliativas não cumpridas.
7.2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para cada atividade avaliativa, será disponibilizado um roteiro próprio, contendo as instruções de realização, as informações sobre o acesso aos materiais de apoio e os critérios de avaliação.
Não obstante, listam-se, na sequência, os critérios de avaliação globais, considerados para todas as atividades avaliativas: a) atendimento ao conteúdo e aos parâmetros previstos no roteiro da atividade; b) pertinência das respostas aos assuntos propostos pelas perguntas; c) organização e apresentação do relatório, compreendendo estética e layout; d) ausência de plágio; e) cumprimento do prazo e meio de entrega (não será recebido relatório de atividade fora do prazo estipulado no roteiro da atividade).
7.3 ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O/a estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação na disciplina (60 pontos) e que obtiver frequência mínima de 75% poderá realizar uma atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, na forma de uma prova escrita individual sem consulta, a ser a aplicada no penúltimo dia de aula da disciplina, com o valor de 100 pontos e que abrangerá todo o conteúdo ministrado no decorrer do semestre. A nota obtida, na atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, será considerada o rendimento acadêmico alcançado pela/o estudante, na disciplina.
7.4 CONTROLE DE ASSIDUIDADE
Para aprovação na disciplina, é necessária a frequência mínima de 75%, ou seja, são permitidas, no máximo, 18 faltas.
Conforme previsto nas Normas Gerais da Graduação (Art. 143) “falta não pode ser abonada [...]”, exceto em situações que impliquem a participação em exercícios ou manobras, relativas ao Serviço Militar. Logo, eventuais faltas às aulas não serão abonadas, independentemente da situação que tenha motivado a falta, exceto em relação às situações previstas nas Normas Gerais da Graduação. Nestes casos, a/o estudante deve verificar os procedimentos a serem adotados, junto à Coordenação de Curso.
Nos casos em que for necessária a ausência, nas aulas, por um período que extrapole o máximo de faltas permitido, sugere-se que a/o estudante verifique a possibilidade de beneficiar-se do Regime Especial de Aprendizagem, conforme o disposto nas Normas Gerais da Graduação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2003.
FLEURY, Maria Tereza Leme. As Pessoas na Organização. Editora Gente, 2002
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006.
Complementar
BITTENCOURT, C. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004.
MARRAS, J. P. Administração e recursos humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2007.
MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.
PUCIK, V.; EVANS, P.; TANURE, B. A gestão de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. São Paulo: Campus, 2006.
BERGAMINI, C. W.; BERALDO, D. Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. São Paulo: Atlas, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Henrique Geraldo Rodrigues, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2023, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4739560 |