UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Gestão de Pessoas

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Timbre

Plano de Ensino

 

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Gestão do desenvolvimento de pessoas

Unidade Ofertante:

FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31535

Período/Série:

 

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36

Prática:

36

Total:

72

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Henrique Geraldo Rodrigues

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Gestão do desempenho e performance. Desenvolvimento de pessoas. Gestão e Desenvolvimento de Competências. Autodesenvolvimento.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Gestão do Desenvolvimento de Pessoas procurará desenvolver a consciência crítica em relação aos aspectos do trabalho e a possibilidade do desenvolvimento humano.  Serão abordados os desafios do autodesenvolvimento, do desenvolvimento como indivíduo e como ser social, e o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho. O programa se desenrolará por meio de estudos de casos, abordagem teórica/prática e vídeos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os desafios da gestão de pessoas no contexto do desenvolvimento de pessoas para a vida e para o mundo do trabalho a partir da autoconsciência e o autodesenvolvimento.

PROGRAMA

1. O ser humano como ser que trabalha

1.1. Gestão do desempenho e performance 

1.2 Conceitos e processo de Gestão do Desempenho e Performance 

1.3. Métodos de avaliação de desempenho e perspectivas 

2. Treinamento e desenvolvimento de pessoas.  Treinamento, desenvolvimento ou educação?

2.1. Conceitos e processo de treinamento 

2.2. As necessidades da organização e os objetivos do treinamento 

2.3. Formação de sucessores 

2.4. Desenvolver e aplicar programas de treinamento 

2.5. O papel do gestor no desenvolvimento dos membros da equipe

3. Gestão e desenvolvimento de competências 

3.1 Conceitos e tipos de competências 

3.2 Matrizes de competências

3.3 Avaliação de desempenho

METODOLOGIA

6.1 TÉCNICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

As estratégias de ensino e de aprendizagem, no âmbito da disciplina, baseiam-se nos seguintes elementos:

6.2 TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, será utilizada a plataforma Moodle, que é considerada um dos canais digitais de comunicação formais da disciplina. Por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da disciplina, no Moodle, serão disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades; também, será o meio para a entrega de relatórios das atividades avaliativas, pelos estudantes.

Pelo exposto, é fundamental que a/o estudante inscreva-se no AVA da disciplina. Acesse-o por meio do seguinte link:

https://moodle.ufu.br/enrol/index.php?id=5418

A chave de inscrição é: FAGEN31535

 

6.3 TRABALHO DISCENTE EFETIVO (TDE)

Serão cumpridas oito horas-aulas por meio de atividades realizadas fora de sala de aula. As horas relativas a estas atividades estão relacionadas no Quadro 1 (Cronograma de atividades).  A apuração da assiduidade destas atividades feita por meio das entregas dos respectivos relatórios. Ou seja, o não cumprimento da atividade, aferido por meio de entrega de relatório, implicará o lançamento de faltas relativas à carga horária de TDE.  

 

6.4 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

No Quadro 1, Cronograma das atividades, há a especificação das datas das aulas, atividades previstas em sala de aula e das atividades avaliativas.

Quadro 1: Cronograma das atividades

SEMANA

MÓDULO

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA HORÁRIA

03/08/2023

O ser humano como ser que trabalha

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Desenvolvimento de pessoas e Gestão do desenvolvimento de pessoas.

Atividade avaliativa em sala (resolução de caso e/ou de situação-problema).

4 horas-aulas

 

10/08/2023

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Gestão do desempenho e performance. Conceitos e processo de gestão do desempenho. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

 

17/08/2023

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Métodos de gestão de desempenho e perspectivas  Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

24/08/2023

4 horas-aulas

04/09/2023

Segunda

(reposição)

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Desenvolvimento e aplicação de programas de treinamento. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

14/09/2023

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Desenvolvimento e aplicação de programas de treinamento. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

21/09/2023

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Os papeis de gestores no desenvolvimento das pessoas. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

28/09/2023

Gestão e desenvolvimento de competências

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Gestão e desenvolvimento de competências. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

05/10/2023

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Modelos de gestão de pessoas por competências. Atividade avaliativa em sala.

Trabalho discente efetivo (TDE) – Elaboração e aplicação do plano de desenvolvimento individual

4 horas-aulas

 

8 horas-aulas

10ª

10/10/2023

Terça

(reposição)

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Modelos de gestão de pessoas por competências. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

11ª

19/10/2023

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Processo de avaliação de desempenho, Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

12ª

26/10/2023

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Processo de avaliação de desempenho. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

13ª

03/11/2023

Sexta (reposição)

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: O processo de feedback no âmbito da avaliação de desempenho. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

14ª

09/11/2023

Exposição dialogada e discussão do/s tema/s: Geração de planos de desenvolvimento individual a partir da avaliação de desempenho. Atividade avaliativa em sala.

4 horas-aulas

15ª

16/11/2023

Atividades de encerramento da disciplina

- Aplicação de atividade de reposição de atividades avaliativas.

- Aplicação de atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem.

4 horas-aulas

16ª

23/11/2023

- Vista final das atividades avaliativas.

4 horas-aulas

Totalà

72 horas-aula

 

AVALIAÇÃO

7.1 FORMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem será realizada por meio de atividades avaliativas realizadas em sala de aula, na forma de análise e discussão de casos, e de resolução de situações-problema. Dessa forma, conforme previsto no Quadro 1, em cada uma das aulas, da 1ª à 12ª aula, será realizada uma atividade avaliativa, na forma de análise e de resolução de uma situação-problema. A cada uma dessas atividades serão atribuídos de 6 a 12 pontos (a pontuação estará especificada no roteiro de cada atividade).

Nos casos em que a/o estudante não cumprir uma ou mais atividades avaliativas, realizadas em sala de aula, devido a ausências, poderá ser solicitada ao professor a realização de atividade avaliativa de reposição, desde que a/o estudante tenha alcançado o rendimento acadêmico mínimo de 60 pontos, ao final do semestre, antes da realização da realização da atividade avaliativa de reposição. 

A avaliação será na forma de uma prova escrita individual sem consulta, a ser a aplicada no penúltimo dia de aula da disciplina, com a atribuição da pontuação equivalente ao total das atividades avaliativas não realizadas. As questões da avaliação abrangerão os temas a que se referem as atividades avaliativas não cumpridas.

 

7.2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para cada atividade avaliativa, será disponibilizado um roteiro próprio, contendo as instruções de realização, as informações sobre o acesso aos materiais de apoio e os critérios de avaliação.

Não obstante, listam-se, na sequência, os critérios de avaliação globais, considerados para todas as atividades avaliativas: a) atendimento ao conteúdo e aos parâmetros previstos no roteiro da atividade; b) pertinência das respostas aos assuntos propostos pelas perguntas; c) organização e apresentação do relatório, compreendendo estética e layout; d) ausência de plágio; e) cumprimento do prazo e meio de entrega (não será recebido relatório de atividade fora do prazo estipulado no roteiro da atividade).

 

7.3 ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O/a estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação na disciplina (60 pontos) e que obtiver frequência mínima de 75% poderá realizar uma atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, na forma de uma prova escrita individual sem consulta, a ser a aplicada no penúltimo dia de aula da disciplina, com o valor de 100 pontos e que abrangerá todo o conteúdo ministrado no decorrer do semestre. A nota obtida, na atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, será considerada o rendimento acadêmico alcançado pela/o estudante, na disciplina.

 

7.4 CONTROLE DE ASSIDUIDADE

Para aprovação na disciplina, é necessária a frequência mínima de 75%, ou seja, são permitidas, no máximo, 18 faltas.

Conforme previsto nas Normas Gerais da Graduação (Art. 143) “falta não pode ser abonada [...]”, exceto em situações que impliquem a participação em exercícios ou manobras, relativas ao Serviço Militar. Logo, eventuais faltas às aulas não serão abonadas, independentemente da situação que tenha motivado a falta, exceto em relação às situações previstas nas Normas Gerais da Graduação. Nestes casos, a/o estudante deve verificar os procedimentos a serem adotados, junto à Coordenação de Curso.

Nos casos em que for necessária a ausência, nas aulas, por um período que extrapole o máximo de faltas permitido, sugere-se que a/o estudante verifique a possibilidade de beneficiar-se do Regime Especial de Aprendizagem, conforme o disposto nas Normas Gerais da Graduação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2003.

FLEURY, Maria Tereza Leme. As Pessoas na Organização. Editora Gente, 2002

LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006.

Complementar

BITTENCOURT, C. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MARRAS, J. P. Administração e recursos humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2007.
  MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.
  PUCIK, V.; EVANS, P.; TANURE, B. A gestão de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. São Paulo: Campus, 2006.

BERGAMINI, C. W.; BERALDO, D. Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. São Paulo: Atlas, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Henrique Geraldo Rodrigues, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2023, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4739560