UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER III – Direitos Educacionais, Profissão Docente, Gestão Escolar e a Formação Política do Professor

Unidade Ofertante:

ICHPO - Instituto de Ciências humanas do Pontal

Código:

ICHPO31404

Período/Série:

5º período

Turma:

noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Andreia Cristina da Silva Almeida

Ano/Semestre:

2021/1 (Ano Civil 2022)

Observações:

Disciplina ministrada em formato remoto (Pandemia Covid-19)

 

EMENTA

A profissão docente e seu papel na Geografia Escolar no âmbito da prática da gestão escolar na educação básica e sua relação com as políticas educacionais no contexto da sociedade capitalista

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica para promover a formação crítica dos futuros professores quanto à profissão docente e às normas educacionais, contribuindo para a construção da identidade dos futuros professores.  

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar e refletir sobre a profissão docente e seus papeis sociais e políticos como parte do processo de construção da identidade profissional no campo da Geografia Escolar e sua relação objetiva com os fundamentos e a prática da gestão escolar e as políticas educacionais, focando na discussão contemporânea de importantes temas do Ensino.

Objetivos Específicos:

- Compreender a profissão docente, origem da docência, evolução da profissão historicamente. - Analisar a geografia enquanto matéria escolar e o desenvolvimento da profissão do docente de geografia.

- Entender as políticas educacionais atuais e a gestão da escola bem como o papel político e social do professor de Geografia no mundo contemporâneo.

-Elaborar materiais curriculares no contexto da formulação de Estratégias de Ensino da Geografia Escolar, considerando também a educação especial e inclusiva, bem como as questões étnico raciais.

- Compreender a questão dos direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

PROGRAMA

1 - Geografia escolar: evolução histórica.

2 - Políticas educacionais atuais e gestão escolar: o que é gestão escolar, seus atores e papeis na escola.

3 - Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar, atores e papeis.

4 - A gestão escolar: comparando as leituras com as análises sistematizadas a partir da pesquisa na escola.

5 - A profissão docente e o papel político e social do professor de Geografia no mundo contemporâneo.

6 - As políticas educacionais atuais e o papel político do professor de Geografia.

7 - Geografia e as questões étnico raciais.

8 - Os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

METODOLOGIA

Diante das necessárias adequações no formato da disciplina diante do contexto de pandemia, a metodologia da disciplina PROINTER III será organizada a partir de aulas expositivas/dialogadas, leituras dirigidas, atividades de pesquisa e organização/apresentação de projetos de ensino e de extensão, como descrito no item avaliação. A disciplina será oferecida na modalidade remota, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).

Estão previstas aulas na modalidade síncrona na plataforma Google Meet e também aulas assíncronas, nas quais serão trabalhados os conteúdos práticos previstos no programa da disciplina.

Durante todo o período da disciplina os atendimentos aos estudantes serão realizados de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através de e-mail (andreia.almeida@ufu.br) ou em reuniões através da plataforma Google Meet, em horários agendados previamente.

A organização das cargas horárias síncronas e assíncronas da disciplina será feita da seguinte maneira:

 

Data/ horário

Formato

Conteúdo

Recursos / Ferramenta

02/12/2021 - 19h as 20h30  

Síncrona

Apresentação do conteúdo da disciplina

meet.google.com/kva-ybkx-yhg

Google Meet

09/12/2021 19h as 20h30

 IV SINGEP

Participação no evento e atividade dirigida

 Conforme orientação do evento

16/12/2021 19h as 20h30

Síncrona

Pensamento critico e pedagogia engajada orientação de atividade

Google meet

23/12/2021

Recesso

 

 

30/12/2021

Recesso 

 

 

06/01/2022

Assíncrona 

Leitura dirigida - Pensamento critico e pedagogia engajada

 

13/01/2022

Assíncrona 

Leitura dirigida - Geografia escolar

 

20/01/2022 19h as 20h30

Síncrona - Debate

Debate: O papel dos professores de Geografia na transformação social

Google Meet

27/01/2022

Assíncrona 

Preparação do trabalho Construindo Utopias no campo educacional 

 

03/02/2022

Assíncrona 

Preparação do trabalho Construindo Utopias no campo educacional 

 

10/02/2022   19h as 20h30

Síncrona -

Debate sobre utopia

Preparação do trabalho Construindo Utopias no campo educacional

Google Meet

17/02/2022

Assíncrona  

Preparação do trabalho Construindo Utopias no campo educacional 

 

24/02/2022

Assíncrona 

Preparação do trabalho Construindo Utopias no campo educacional 

 

03/03/2022

Assíncrona  

Preparação do trabalho Construindo Utopias no campo educacional 

 

10/03/2022

19h as 20h30

Síncrona 

Apresentação dos trabalhos

Google Meet

17/03/2022

19h as 20h30

Síncrona

Apresentação dos trabalhos

Google Meet

24/03/2022

Assíncrona

 Revisão e ajustes nas propostas

 

31/03/2022 

19h as 20h30

Síncrona 

Encerramento da disciplina

Google Meet

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina de Prointer III ocorrerá a partir da elaboração e apresentação em grupo de um trabalho intitulado Construindo Utopias no campo educacional. O trabalho terá como objetivo traçar um diagnóstico acerca dos principais problemas educacionais brasileiros e realizar uma proposta de transformação de um desses problemas a partir do ensino e da extensão. 

- Entrega: 10/03/2022 via e-mail (andreia.almeida@gmail.com)

O trabalho será organizado da seguinte forma: 

  1. Diagnóstico (elaboração de uma pesquisa bibliográfica e empírica acerca dos problemas e desafios da educação brasileira e do papel do professor de Geografia nesse debate) - 40 pontos 
  2. Proposta de utopia educacional (projeto apresentando soluções para a problemática selecionada, considerando a centralidade dos professores de Geografia nesse processo de transformação da vida dos alunos e da própria educação) - 40 pontos
  3. Apresentação da proposta e debate com a turma - 20 pontos

A assiduidade na disciplina será computada pela participação on-line nas aulas síncronas e pela entrega das atividades referentes à carga horária assíncrona.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABROMOWICZ, A.; SILVERIO, V. R. Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola.
Campinas: Papirus, 2005.
DESLANDES, K.; LOURENÇO, E. (Org.). Por uma cultura dos direitos humanos na escola: princípios, meios e fins.
Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Complementar

ALVES, M. do R. do N. Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Parábola, 2012.
FORTES, A. (et al.). Culturas de classe: identidade e diversidade na formação do operariado. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2004.
GOELLNER, S. V. (et al.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
GUIZO, B. S. (et al.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.
MACHADO, M. das D. C.; PICCOLO, F. D. Religiões e homossexualidades. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Andreia Cristina da Silva Almeida, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2021, às 16:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 SEI nº 3201078