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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.
JUSTIFICATIVA
O conhecimento acerca da produção da pesquisa histórica é uma característica imprescindível para o acadêmico em História. O domínio teórico-metodológico possibilita aos alunos refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. Habilitando o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para o desenvolvimento de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
Desenvolver pesquisa individual e inédita para apresentação de trabalho de conclusão de curso. |
PROGRAMA
Unidade 1- Orientação no recorte temporal e temáti co e na escolha teórico-metodológica.
Unidade 2- Pesquisa de fontes e bibliografi a temáti ca: orientação e acompanhamento.
Unidade 3- As modalidades de produção do Trabalho de Conclusão de Curso.
METODOLOGIA
Reuniões periódicas com os alunos. Apontamentos e correção dos projetos de pesquisa.
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta pela participação nas reuniões e pela escrita ao final do curso da uma versão do primeiro capítulo do TCC. Cada uma das avaliações terá o valor total de cinquenta (50) pontos. A somada pontuação obtida comporá o resultado. Aos alunos que não obtiverem a pontuação mínima será possibilitada a reapresentação do primeiro capítulo do TCC, com as correções sugeridas pelo orientador.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
CARDOSO , Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria emetodologia. (2 ed.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
Complementar
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre:Artmed, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise interpretação de dados. (6. ed.). SãoPaulo: Atlas, 2006.
OLIVEIRA, Dennison de. Professor-pesquisador em educação histórica. Curitiba: Intersaberes, 2012.
PESAVENTO, Sandra Jatahy (Org.). História cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Ed. da UnB, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/06/2022, às 11:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3647303 |