UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso II (TCCII)

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS033

Período/Série:

8.º

Turma:

MARCOII

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Marco A. C. Sávio

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

PRÉ-REQUISITOS: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História; TCC I

 

EMENTA

Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.

JUSTIFICATIVA

O conhecimento acerca da produção da pesquisa histórica é uma característica imprescindível para o acadêmico em História. O domínio teórico-metodológico possibilita aos alunos refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. Habilitando o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para o desenvolvimento de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa.

Objetivos Específicos:

Desenvolver pesquisa individual e inédita para apresentação de trabalho de conclusão de curso.

PROGRAMA

Unidade 1- Orientação no recorte temporal e temáti co e na escolha teórico-metodológica.
Unidade 2- Pesquisa de fontes e bibliografi a temáti ca: orientação e acompanhamento.
Unidade 3- As modalidades de produção do Trabalho de Conclusão de Curso.

METODOLOGIA

Reuniões periódicas com os alunos. Apontamentos e correção dos projetos de pesquisa.

AVALIAÇÃO

A avaliação será composta pela participação nas reuniões e pela escrita ao final do curso da uma versão do primeiro capítulo do TCC. Cada uma das avaliações terá o valor total de cinquenta (50) pontos. A somada pontuação obtida comporá o resultado. Aos alunos que não obtiverem a pontuação mínima será possibilitada a reapresentação do primeiro capítulo do TCC, com as correções sugeridas pelo orientador.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

CARDOSO , Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria emetodologia. (2 ed.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.

Complementar

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre:Artmed, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise interpretação de dados. (6. ed.). SãoPaulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, Dennison de. Professor-pesquisador em educação histórica. Curitiba: Intersaberes, 2012.

PESAVENTO, Sandra Jatahy (Org.). História cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003.

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Ed. da UnB, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/06/2022, às 11:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3647303 e o código CRC 30AF7E7E.




Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3647303