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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Aplicações experimentais de sistemas digitais.
JUSTIFICATIVA
O termo digital tornou-se parte do vocabulário diário devido ao modo intenso pelo qual os circuitos digitais e as técnicas digitais passaram a ser amplamente utilizados em quase todas as áreas. Desta forma, o aluno matriculado na disciplina de Eletrônica Digital descobrirá os princípios, os conceitos e as operações fundamentais que são comuns aos sistemas digitais, desde uma simples chave liga/desliga até o mais complexo computador.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Aplicações experimentais de sistemas digitais. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante será capaz de distinguir representações digitais e analógicas, projetar circuitos lógicos combinacionais e sequenciais otimizados visando um aprendizado que lhe permita entender às recentes inovações tecnológicas da área de Eletrônica Digital.
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PROGRAMA
5.1. Introdução à representação numérica de dados
5.2. Portas lógicas
5.3. Lógica combinacional
5.4. Lógica sequencial
5.5. Memórias
5.6. Conversão de dados
5.7. Introdução à logica programável
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, serão adotadas aulas na modalidade síncrona, onde todos os estudantes devem estar simultaneamente conectados na plataforma de comunicação, sob a regência do professor e assíncrona, que contempla atividades remotas off-line. Estas modalidades estão de acordo com a Resolução no 20/2020 do Conselho de Graduação. Para tanto, serão considerados os seguintes recursos e plataformas de comunicação: MCONF, e-mail, OneDrive e aplicativos de mensagens.
A carga horária total do curso é de 30 horas, ou seja, 36 horas-aula (aulas de 50 minutos), que serão divididas, semanalmente, da seguinte forma:
Considerando-se um semestre de 15 semanas, serão ministrados 30 horas-aula (83%) na modalidade síncrona e 6 horas-aula (17%) de forma assíncrona.
O atendimento ao estudante será realizado de forma remota, através de e-mail ou aplicativos de mensagens.
Cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo teórico:
Semana 1 |
Apresentação do Plano de Ensino e da Disciplina: data das provas, normas para apresentação dos trabalhos, bibliografia, entre outros assuntos. (2,4 horas-aula) |
Semana 2 |
Introdução ao software QUARTUS e implementação de Portas Lógicas utilizando o esquemático. (2,4 horas-aula) |
Semanas 3 |
Implementação de Portas Lógicas em VHDL. Utilização de sinal intermediário (variável). (2,4 horas-aula) |
Semanas 4 |
Implementação de Circuitos Lógicos combinacionais em VHDL. Utilização de sinal intermediário (variável). (2,4 horas-aula) |
Semanas 5 |
Implementação de Circuitos Lógicos combinacionais por meio de sua tabela da verdade, em VHDL. (2,4 horas-aula) |
Semanas 6 |
Implementação de circuitos Multiplexadores e Demultiplexadores em VHDL. (2,4 horas-aula) |
Semana 7 |
Preparação para a avaliação 1. Projeto de um circuito em VHDL composto somente por lógica combinacional. (2,4 horas-aula) |
Semana 8 |
Dúvidas a respeito dos temas abordados para a avaliação 1. (2,4 horas-aula) |
Semana 9 |
PRIMEIRA AVALIAÇÃO SEMESTRAL. (2,4 horas-aula) |
Semana 10 |
Instruções IF, THEN, ELSE e Flip-Flops. (2,4 horas-aula) |
Semana 11 |
Contadores assíncronos (2,4 horas-aula) |
Semana 12 |
Contadores síncronos (2,4 horas-aula) |
Semana 13 |
Preparação para a avaliação 2. Projeto de um circuito em VHDL composto por lógica combinacional e sequencial. (2,4 horas-aula) |
Semana 14 |
Dúvidas a respeito dos temas abordados para a avaliação 2. (2,4 horas-aula) |
Semana 15 |
SEGUNDA AVALIAÇÃO SEMESTRAL. (2,4 horas-aula) |
AVALIAÇÃO
Serão duas avaliações teóricas e diversos desafios que consistem em trabalhos e aprofundamento de temas definidos pelo professor:
A presença dos estudantes será calculada tomando-se por referência a quantidade de atividades entregues nas datas combinadas (trabalhos. Provas, desafios).
Prova Substitutiva: somente para substituir uma das avaliações semestrais. Projetos e Desafios não estão incluídos. A avaliação substitutiva se aplica somente para os casos previstos no guia do estudante (normas da PROGRAD). Data a ser definida oportunamente.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S. Sistemas Digitais. Princípios e Aplicações. 8a Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
2. IDOETA, I. V.; CAPUANO, F. G. Elementos de Eletrônica Digital. 38a Edição. São Paulo: Érica, 2006.
3. MALVINO, A. P.; LEACH, D. P. Eletrônica Digital: Princípios e Aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 1988.
Complementar
1. MENDONÇA, A.; ZELENOVSKY, R. Eletrônica Digital: Curso Prático e Exercícios. Rio de Janeiro: MZ Ed., 2004.
2. SHIBATA, W. M. Eletrônica Digital: Teoria e Experiência. São Paulo: Érica, 1989.
3. TAUB, H. Circuitos Digitais e Microprocessadores. São Paulo: McGraw-Hill, 1984.
4. TAUB, H. Digital Integrated Electronics. Tokyo: McGraw-Hill Kozakusha, 1977.
5. SEDRA, A. S.; SMITH, K.C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books, 1995.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Augusto Bissochi Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/11/2021, às 19:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 | SEI nº 3144663 |