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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39015 |
COMPONENTE CURRICULAR: Seminário de Pesquisa em Antropologia |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
O objetivo geral da disciplina é possibilitar aos estudantes a elaboração de um projeto de pesquisa em
Antropologia que norteie o desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Objetivos Específicos:
Especificamente, pretende-se que os alunos tenham espaço para refletir e debater sobre o tema da pesquisa
que pretendem desenvolver, identifiquem as questões que serão abordadas, definam o método e a bibliografia
a serem utilizados em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Também inclui compartilhamento e
reflexão sobre a construção de uma monografia em Antropologia.
Ementa
Reflexão sobre objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso em Antropologia. Considerações sobre critérios
para construção e validação de uma monografia enquanto trabalho acadêmico antropológico. Elaboração de
projetos de pesquisa individuais em Antropologia: delimitação de tema de pesquisa, questões de investigação
antropológica, definição metodológica, elaboração de cronograma e levantamento bibliográfico.
PROGRAMA
1. A construção do objeto antropológico
1.1. A relação entre o campo e a teoria na tradição antropológica
1.2. Objetivos de uma monografia
1.3. Levantamento bibliográfico
2. Elaboração de projeto de pesquisa antropológica individual
2.1. Delimitação de tema de pesquisa
2.2. Questões de investigação
2.3. Definição teórico-metodológica
2.4. Elaboração de cronograma
2.5. Referências bibliográficas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2016.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. Brasília/ São Paulo: Paralelo 15/EdUnesp,
2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em
Ciências Humanas. Belo Horizonte: EdUFMG, 1999.
LUNA, Sergio. O planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes,
2016.
TACHIZAWA, Takeshy; MENDES, Gildasio. Como fazer monografia na prática. Rio de Janeiro: EdFGV,
2006.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1837380 |