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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAIS |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Discutir sobre os estudos culturais na perspectiva histórica e sociológica do marxismo inglês;
Compreender o legado dos estudos culturais britânicos para a pesquisa histórica no campo da cultura;
Conhecer a historiografia e as perspectivas de pesquisa no campo dos estudos culturais
Ementa
Os Estudos culturais na perspectiva multidisciplinar do marxismo inglês – Raymond Williams, Richard Hoggart e E.P.Thompson. Contribuições para a pesquisa histórica no campo da cultura e sua materialidade. Perspectiva contemporânea dos estudos culturais na produção do conhecimento histórico e no ensino de história.
PROGRAMA
Unidade 1- O Centro de Estudos Culturais Contemporâneos de Birmingham-Inglaterra: perspectiva crítica e multidisciplinar na abordagem da história material da cultura.
Unidade 2- Origens e efeitos materiais da cultura, modo de vida e processos de dominação e resistência.
Unidade 3- Estudo da bibliografia sobre o tema e possibilidades na pesquisa e no ensino de história.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Trad. Sandra Castello Branco. São Paulo: Unesp, 2005.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Trad. Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Trad. André Glaser. São Paulo: Unesp, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila e outros. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomás Tadeu da Silva, Guacira L. Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.
MARTIN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronald Polito; Sérgio Alcides. 6ª ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254393 e o código CRC B4C7DA1F. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254393 |