UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Química

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1K - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4285 - secdireq@feq.ufu.br - www.feq.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fenômenos de Transporte

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Química

Código:

FEQUI39401

Período/Série:

7° Período

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

0h

Total:

60h

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Marina Seixas Pereira

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução à teoria básica e aplicações à engenharia elétrica dos fenômenos de transferência de quantidade de movimento, calor e massa. Noções de máquinas de fluxo e deslocamento.

JUSTIFICATIVA

Os fenômenos de transporte de quantidade de movimento, calor e massa estão presentes em todos os processos industriais e são essenciais na análise, dimensionamento e projeto de equipamentos e processos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer ao aluno princípios básicos e aplicações dos fenômenos de transferência de quantidade de movimento, calor e massa.

Objetivos Específicos:

Aplicar os conceitos fundamentais dos fenômenos de transferência de movimento, calor e massa; Identificar problemas que envolvem fenômenos de transporte, resumindo, analisando e sintetizando informações relevantes; Avaliar criticamente o significado das informações relacionadas a máquinas de fluxo e deslocamento encontradas em textos, esquemas e figuras de revistas, livros, jornais, enciclopédias, dicionários técnicos ou não, internet, patentes e relatórios técnicos, etc.; Conscientização da importância dos fenômenos de transporte nos processos industriais, no cotidiano e na manutenção da vida.

PROGRAMA

1. Mecânica dos Fluidos

                1.1. Noções básicas de grandezas vetoriais

                1.2. Fluidos e a hipótese do contínuo

                1.3. Estática dos fluidos

                1.4. Princípios de conservação e equações do movimento

                1.5. Perdas de carga distribuídas e localizadas.

2. Transferência de Calor

                2.1. Mecanismos de transmissão de calor

                2.2. Leis fundamentais da termodinâmica

                2.3. Equações básicas para condução de calor

                2.4. Equações básicas para convecção

                2.5. Equações básicas em radiação

                2.6. Analogia elétrica aplicada à condução e convecção: conceito de resistência elétrica

                2.7. Método da capacitância concentrada

2.8. Trocadores de calor

                2.9. Aletas de resfriamento

3. Noções de máquinas de fluxo e deslocamento

                3.1. Processos em escoamento

                3.2. Ciclos de Potência

                3.3. Ciclos de Refrigeração

METODOLOGIA

As aulas da disciplina serão realizadas de forma presencial com exposição oral, utilizando como recurso didático quadro e giz e como recurso audiovisual data-show. Atividades assíncronas serão também realizadas utilizando como apoio a plataforma MS Teams, a fim de se atingir a integralização da carga horária, essas atividades consistem estudos dirigidos e atividades avaliativas, podendo ser na forma de resolução de lista de exercícios, trabalhos individuais ou em grupo. A carga horária das atividades presenciais corresponde a 80% da carga horária total (50h) e as atividades assíncronas correspondem a 20% (10h). Ambas as formas de comunicação (presenciais e remota) poderão sofrer alteração de acordo com a necessidade e o perfil da turma, no entanto, mantendo sempre a carga horaria de 60h. As datas das atividades assíncronas serão discutidas e combinadas com os alunos no decorrer do curso, sendo previamente informadas nas aulas presenciais e na plataforma MS Teams.

AVALIAÇÃO

Como critério de avaliação do curso serão aplicadas 2 (duas) provas, sendo a primeira prova no dia 02/05/2023 e a segunda prova no dia 12/06/2023, ambas realizadas na forma presencial, nos horários de aula. As provas serão individuais e realizadas de forma escrita. As correções das mesmas serão baseadas em gabaritos posteriormente disponibilizados durante as vistas de provas. As vistas de provas serão realizadas em datas e horários combinados com os discentes. As provas deverão ser feitas de próprio punho e entregues ao docente ao final do período previamente combinado com os alunos. Além disso, serão apresentadas tarefas avaliativas assíncronas que deverão ser entregues respeitando as datas previamente combinadas com os discentes e sugeridas pelo professor. As tarefas compreenderão resoluções de exercícios e de problemas relacionados aos fenômenos de transporte e terão graus de dificuldade variados, com o intuito de fazer com que o discente desenvolva senso crítico e reconhecimento dos fenômenos em situações específicas da engenharia. Estão previstas em torno de 4 (quatro) tarefas avaliativas no decorrer do curso, podendo este número ser alterado ao longo do período letivo em comum acordo com os discentes, conforme as necessidades observadas e o perfil da turma. As atividades avaliativas também deverão ser feitas de próprio punho, digitalizadas e enviadas ao docente por meio de instrumento eletrônico específico combinado com o discente ou entregues pessoalmente, conforme combinado. Questionários do Microsoft FORMS poderão ser usados para envio das respostas por parte do aluno. A disciplina Fenômenos de Transporte será avaliada da seguinte maneira: 100 pontos distribuídos em duas provas individuais (90% dos pontos), cujas notas serão referidas como NP1 e NP2, para a primeira e segunda provas, respectivamente. As tarefas avaliativas (TA) serão definidas e distribuídas ao longo do curso (10% dos pontos). As correções das mesmas serão baseadas em gabaritos posteriormente disponibilizados. Cabe ressaltar que dúvidas referentes às atividades poderão ser esclarecidas, junto ao professor, ao longo do desenvolvimento das mesmas em horários previamente definidos e combinados com os alunos. As tarefas avaliativas serão realizadas preferencialmente de forma assíncrona, enquanto as provas serão realizadas obrigatoriamente de forma presencial, em sala de aula. Cada prova individual, assim como cada tarefa avaliativa, será avaliada no valor total de 100 pontos. O cálculo da nota do aluno (NT) seguirá a seguinte expressão:

NT= 0,9*[(NP1+NP2)/2]+0,1*(média aritmética das TA's aplicadas)  (1)

na qual NP1 e NP2 são equivalentes às notas da primeira e da segunda prova, respectivamente. TA é a nota individual das tarefas avaliativas distribuídas pelo professor no decorrer da disciplina, na base de 100 pontos cada. O aluno que obtiver nota (NT) maior ou igual a 60 pontos e frequência mínima de 75% será aprovado na disciplina.  Ainda, será garantida a realização de uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem (AARA) ao estudante que, com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular, não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, conforme estabelecido no Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46/2022. A atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem será aplicada na forma de uma prova final no dia 26/06/2023, abrangendo todo o conteúdo ministrado na disciplina ao longo do período. A nota obtida na atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem (AARA) substituirá a menor nota obtida pelo aluno entre as duas provas aplicadas (NP1 e NP2) no período. Assim, a nota final (NF) atribuída ao aluno será obtida pela mesma expressão anteriormente apresentada pela Equação (1), substituindo-se a menor nota obtida entre as provas (NP1 e NP2) pela nota da atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem (AARA). O aluno que, após a aplicação da atividade avaliativa de recuperação, obtiver média final maior ou igual a 60 pontos e frequência mínima de 75% será considerado aprovado na disciplina e, neste caso, a nota lançada pelo aproveitamento da AARA será de 60 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. INCROPERA,F.P.; DEWITT, D.P.; BERGMAN, T.L.; LAVINE, A.S. Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, 7ed, Rio de Janeiro:LTC, 2008.
  2. BIRD, R.B.; STEWART, W.E.; LIGHTFOOT, E.N. Fenômenos de Transporte, 2ed, Rio de Janeiro:LTC, 2004
  3. CANEDO, E.L. Fenômenos de Transporte, 1ed, Rio de Janeiro:LTC, 2010

Complementar

  1. CREMASCO, M.A. Fundamentos de transferência de massa, 2ed, Campinas: Unicamp, 2011.
  2. MACINTYRE, A. J. Bombas e Instalações de Bombeamento. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1987.
  3. C. O. BENNETT, J. E. MYERS. Fenômenos de Transporte: Quantidade de Movimento, Calor e Massa. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
  4. SMITH, J. M.; VAN NESS, H. C.; ABBOTT, M. M. Introdução à termodinâmica da engenharia química. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
  5. CASTELLAN, G. W. Físico-Química. Rio de Janeiro: LTC, 1995.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marina Seixas Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4243586 e o código CRC 74F83518.




Referência: Processo nº 23117.002527/2023-61 SEI nº 4243586