UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Teoria da História II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32305

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Giliard da Silva Prado

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

E-mail do professor: giliardprado@ufu.br

 

EMENTA

Teorias e formas de produção do conhecimento histórico nos séculos XX e XXI: movimento dos Annales; marxismo; pós-modernismo. A história-problema, a interdisciplinaridade, a concepção de tempo histórico e outras inovações teórico-metodológicas do Movimento dos Annales. A Escola Inglesa, a perspectiva da história “vista de baixo” e os principais debates na historiografia marxista contemporânea. O questionamento das noções de verdade e cientificidade na corrente historiográfica pós-moderna.

JUSTIFICATIVA

Com uma abordagem que contempla tanto o entendimento de noções e conceitos constitutivos do campo do conhecimento histórico como a discussão de diferentes correntes historiográficas e métodos da pesquisa histórica no decorrer dos séculos XX e XXI, a disciplina Teoria da História II é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos alunos para a compreensão de aspectos teórico-metodológicos que orientam a construção do conhecimento nesta área disciplinar, possibilitando-lhes correlacionar as discussões teóricas com as dimensões da pesquisa e do ensino de história.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Possibilitar que os alunos compreendam as distintas teorias e formas de produção do conhecimento histórico no âmbito das principais correntes historiográficas dos séculos XX e XXI – movimento dos Annales, marxismo e pós-modernismo – com ênfase nas inovações teórico-metodológicas e nas mudanças epistemológicas que marcaram a historiografia produzida ao longo desse período.

Objetivos Específicos:

  • Contribuir para que os alunos compreendam as principais noções, conceitos e teorias do conhecimento histórico que caracterizam o movimento dos Annales, o marxismo e o pós-modernismo;

  • Possibilitar que os alunos compreendam tanto as especificidades quanto as correlações existentes entre as diferentes teorias da história;

  • Contribuir para que os alunos compreendam as relações existentes entre as teorias da história e as técnicas e métodos da pesquisa histórica.

 

PROGRAMA

Unidade 1- Movimento dos Annales

1.1- As diferentes fases (ou gerações) do movimento dos Annales: principais autores, obras e transformações teórico-metodológicas.

1.2- A institucionalização dos Annales; as disputas no campo científico; a interdisciplinaridade; e a revolução documental.

1.3- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade no movimento dos Annales.

 

Unidade 2- Marxismo

2.1- As diferentes concepções teóricas e os principais debates na historiografia marxista dos séculos XX e XXI.

2.2- A Escola Inglesa: principais autores, obras e propostas de renovação do marxismo.

2.3- As classes sociais: a história “vista de baixo” e a importância da perspectiva relacional.

 

Unidade 3- Pós-modernismo

3.1- A corrente historiográfica pós-moderna: principais abordagens, autores e obras.

3.2- Os pós-modernos e o questionamento da cientificidade da História.

3.3- Verdade ou ficção? A diluição das fronteiras entre História e Literatura.

 

METODOLOGIA

O plano de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, que serão baseadas na análise e discussão de obras historiográficas previamente recomendadas aos alunos. Para que atinjam seus objetivos pedagógicos, as aulas da disciplina serão ministradas com o apoio de diferentes recursos didáticos: quadro; giz; pincel; computador; projetor multimídia; roteiro para aula expositiva; etc.

AVALIAÇÃO

A disciplina terá três atividades avaliativas. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:

 

SEQUÊNCIA

MODALIDADE AVALIATIVA

DATA PREVISTA

PONTUAÇÃO

1ª Avaliação

Prova escrita

01/11

30 pontos

2ª Avaliação

Prova escrita

20/12

30 pontos

3ª Avaliação

Seminários

10/01; 17/01; 24/01

40 pontos

Avaliação de recuperação

Fichamentos dos textos discutidos nas aulas

31/01

Substitui a menor das três notas

                                                                                                                                                              Total: 100 pontos

 

 

TIPO DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Prova escrita

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

Seminários

(trabalho escrito)

Trabalho escrito: a) abordagem dos principais aspectos discutidos na obra analisada; b) Coerência e qualidade da formulação dos objetivos do texto e das questões para o estudo dirigido; c) capacidade de síntese na elaboração do resumo; d) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e da ABNT.

Seminários

(apresentação)

Apresentação: a) domínio de conteúdo (conhecimento do tema abordado; correção das informações apresentadas; segurança na exposição do conteúdo); b) recursos didáticos (qualidade dos recursos selecionados, habilidade na utilização dos recursos); c) postura pedagógica (correção e adequação da linguagem – em relação ao conteúdo da disciplina e ao público-alvo –; postura corporal); d) roteiro da apresentação (organização lógica do conteúdo; clareza na explicação das ideias/conceitos; roteiro com uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão; capacidade de fazer associação de ideias: do texto ao contexto; adequação do conteúdo ao tempo previsto para a apresentação).

Fichamentos

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

 

A nota final será o resultado da soma dos pontos obtidos nas três etapas avaliativas.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BURKE, Peter. A Escola dos Annales: a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 8. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.

 

Complementar

ANKERSMIT, F. R. Historiografia e pós-modernismo. Topoi. Rio de Janeiro, vol. 2, p. 113-135, mar. 2001.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1990.

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SILVA, Maria Manuela R. de Sousa. Breves reflexões sobre a historiografia inglesa: o grupo da revista Past and Present. Dimensões: Revista do Departamento de História da UFES, n. 4, p. 111-121, 1995.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/08/2022, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3852414 e o código CRC 1FD97198.




Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 3852414