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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Teorias e formas de produção do conhecimento histórico nos séculos XX e XXI: movimento dos Annales; marxismo; pós-modernismo. A história-problema, a interdisciplinaridade, a concepção de tempo histórico e outras inovações teórico-metodológicas do Movimento dos Annales. A Escola Inglesa, a perspectiva da história “vista de baixo” e os principais debates na historiografia marxista contemporânea. O questionamento das noções de verdade e cientificidade na corrente historiográfica pós-moderna.
JUSTIFICATIVA
Com uma abordagem que contempla tanto o entendimento de noções e conceitos constitutivos do campo do conhecimento histórico como a discussão de diferentes correntes historiográficas e métodos da pesquisa histórica no decorrer dos séculos XX e XXI, a disciplina Teoria da História II é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos alunos para a compreensão de aspectos teórico-metodológicos que orientam a construção do conhecimento nesta área disciplinar, possibilitando-lhes correlacionar as discussões teóricas com as dimensões da pesquisa e do ensino de história.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade 1- Movimento dos Annales
1.1- As diferentes fases (ou gerações) do movimento dos Annales: principais autores, obras e transformações teórico-metodológicas.
1.2- A institucionalização dos Annales; as disputas no campo científico; a interdisciplinaridade; e a revolução documental.
1.3- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade no movimento dos Annales.
Unidade 2- Marxismo
2.1- As diferentes concepções teóricas e os principais debates na historiografia marxista dos séculos XX e XXI.
2.2- A Escola Inglesa: principais autores, obras e propostas de renovação do marxismo.
2.3- As classes sociais: a história “vista de baixo” e a importância da perspectiva relacional.
Unidade 3- Pós-modernismo
3.1- A corrente historiográfica pós-moderna: principais abordagens, autores e obras.
3.2- Os pós-modernos e o questionamento da cientificidade da História.
3.3- Verdade ou ficção? A diluição das fronteiras entre História e Literatura.
METODOLOGIA
O plano de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, que serão baseadas na análise e discussão de obras historiográficas previamente recomendadas aos alunos. Para que atinjam seus objetivos pedagógicos, as aulas da disciplina serão ministradas com o apoio de diferentes recursos didáticos: quadro; giz; pincel; computador; projetor multimídia; roteiro para aula expositiva; etc.
AVALIAÇÃO
A disciplina terá três atividades avaliativas. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:
SEQUÊNCIA |
MODALIDADE AVALIATIVA |
DATA PREVISTA |
PONTUAÇÃO |
1ª Avaliação |
Prova escrita |
01/11 |
30 pontos |
2ª Avaliação |
Prova escrita |
20/12 |
30 pontos |
3ª Avaliação |
Seminários |
10/01; 17/01; 24/01 |
40 pontos |
Avaliação de recuperação |
Fichamentos dos textos discutidos nas aulas |
31/01 |
Substitui a menor das três notas |
Total: 100 pontos |
CRITÉRIOS AVALIATIVOS |
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Prova escrita |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
Seminários (trabalho escrito) |
Trabalho escrito: a) abordagem dos principais aspectos discutidos na obra analisada; b) Coerência e qualidade da formulação dos objetivos do texto e das questões para o estudo dirigido; c) capacidade de síntese na elaboração do resumo; d) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e da ABNT. |
Seminários (apresentação) |
Apresentação: a) domínio de conteúdo (conhecimento do tema abordado; correção das informações apresentadas; segurança na exposição do conteúdo); b) recursos didáticos (qualidade dos recursos selecionados, habilidade na utilização dos recursos); c) postura pedagógica (correção e adequação da linguagem – em relação ao conteúdo da disciplina e ao público-alvo –; postura corporal); d) roteiro da apresentação (organização lógica do conteúdo; clareza na explicação das ideias/conceitos; roteiro com uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão; capacidade de fazer associação de ideias: do texto ao contexto; adequação do conteúdo ao tempo previsto para a apresentação). |
Fichamentos |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
A nota final será o resultado da soma dos pontos obtidos nas três etapas avaliativas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. A Escola dos Annales: a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 8. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.
Complementar
ANKERSMIT, F. R. Historiografia e pós-modernismo. Topoi. Rio de Janeiro, vol. 2, p. 113-135, mar. 2001.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1990.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SILVA, Maria Manuela R. de Sousa. Breves reflexões sobre a historiografia inglesa: o grupo da revista Past and Present. Dimensões: Revista do Departamento de História da UFES, n. 4, p. 111-121, 1995.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/08/2022, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3852414 |