Boletim de Serviço Eletrônico em 04/05/2023

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1Y - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3239-4137 - www.feciv.ufu.br/ppgec - posgradcivil@ufu.br
  

Timbre

Edital PPGEC nº 3/2023

23 de março de 2023

Processo nº 23117.021225/2023-92

OBJETOEdital de Abertura de Inscrições e do Processo de Seleção  para Ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – SEMESTRE 2023/2.

ÍNDICE

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

  2. NÚMERO DE VAGAS

  3. PRÉ-REQUISITOS

  4. INSCRIÇÕES

  5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

  6. ALUNOS ESPECIAIS

  7. RECURSOS

  8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  9. ANEXOS

PREÂMBULO

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGEC/FECIV/UFU nº 003/2023

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2023/2 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil

O Extrato do edital foi publicado no dia __ de __________ de 20__ na seção __, página __ do Diário Oficial da União.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), da Faculdade de Engenharia Civil (FECIV), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU),  no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria de Pessoal UFU nº 6080/2022 e também pelo Estatuto e Regimento Geral da UFU e demais legislações pertinentes, torna públicas as condições gerais para a abertura das inscrições e o processo de seleção para alunos regulares e aluno especial, para o PPGEC, modalidades Curso de Mestrado Acadêmico para ingresso no segundo semestre de 2023.

DISPOSIÇÕES INICIAIS

O presente processo seletivo será regido por este edital, pelas Resoluções 17/2022 e 06/2017 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Resolução nº 47/2022 do Conselho Universitário, (regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil), pela Portaria R 134, pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia e pela Resolução COLPPGEC Nº 6/2023 (que dispõe sobre as diretrizes para realização de processo seletivo do Programa de Pós‐graduação em Engenharia Civil).

Serão nomeadas pelo FECIV comissões examinadoras para os concursos de seleção do Curso de Mestrado Acadêmico

O processo seletivo será realizado na cidade de Uberlândia/MG nas dependências da UFU, em endereço a ser divulgado após o encerramento das inscrições, no endereço eletrônico http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

No ato da inscrição o PPGEC disponibilizará ao candidato o edital completo, as informações e instruções pertinentes ao processo seletivo na secretaria e no endereço eletrônico do PPGEC http://www.ppgec.feciv.ufu.br/;

Ao se inscrever no certame, o candidato:

declara que leu e entendeu todos os termos e condições do presente Edital e que aceita todo o regulamento pertinente ao certame;

compromete-se a tomar conhecimento de eventuais retificações, complementações, termos aditivos ou avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico do PPGEC http://www.ppgec.feciv.ufu.br/, dos quais não poderá alegar desconhecimento;

autoriza a UFU a, independentemente de prévio aviso, digitalizar e/ou eliminar documentos físicos que porventura venham a ser produzidos em razão de sua participação no certame, observadas as normas e procedimentos previstos na legislação pertinente.

O atendimento aos interessados se dará em dias úteis das 8 hs. às 11 hs e das 14 hs às 17 hs.  no seguinte endereço:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)

Campus Santa Mônica – Bloco 1Y   – Sala 210

Av. João Naves de Ávila 2121, CEP 38408-144 Uberlândia, MG, Brasil

Endereço eletrônico: http://www.ppgec.feciv.ufu.br/, endereço de e-mail: posgradcivil@ufu.br

1.7. O Edital completo, as informações e instruções pertinentes ao Processo de Seleção serão disponibilizadas no endereço eletrônico do PPGEC.

NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas oferecidas, para ingresso no segundo semestre de 2023, é:

Curso

Quotas

Vaga Adicional

Total

Ampla Concorrência

Pretos, pardos, indígenas

Pessoas com deficiência

Pessoas sob políticas humanitárias no Brasil

Alunos Regulares

Mestrado

17

6

1

1

25

Alunos Especiais

Mestrado

9

3

1

1

14

A distribuição das vagas por temas de pesquisa está descrita no anexo 1

No caso de processos seletivos nos quais o candidato concorre a vagas em áreas de concentração ou linhas de pesquisa serão adotados, dentro de cada uma destas, os mesmos proporcionais gerais definidos na resolução 06/2017 do CONPEP, buscando equilíbrio entre áreas ou linhas.

Candidatos/as inscritos/as na modalidade de reserva de vagas para pessoas em situação de refúgio, asilo político, apatridia, acolhida humanitária ou sob outras políticas humanitárias no Brasil deverão apresentar comprovante de acordo com o Art 2º da Resolução CONSUN Nº 36, DE 27 DE JUNHO DE 2022, disponível em http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2022-36.pdf

O PPGEC instituirá comissão interna permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

O(A)s candidato(a)s que se inscreverem nas modalidades de cotas deverão ter suas inscrições homologadas pela comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas deverão apresentar no ato da inscrição, a homologação da autodeclaração pela Comissão de Heteroidentificação da UFU seguindo as “DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA CANDIDATOS PPI (PRETOS, PARDOS E INDÍGENAS) AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UFU.” Da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DEPAFRO), Comissão de Heteroidenfificação disponível no link: http://www.diepafro.ufu.br/servicos/comissoes-de-heteroidentificacao

Os candidatos poderão apresentar homologação, ou ato equivalente, oriunda de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC que confirme a condição característica desta modalidade, devidamente acompanhada de documentação que contemple os critérios utilizados para a homologação da autodeclaração referente a esta modalidade de vaga.

Para os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para indígenas, é necessário que apresentem, no ato da inscrição, a cópia do Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena assinada por liderança específica do grupo indígena, com vistas a ser ratificado, pela comissão interna permanente dos Programas de Pós-graduação para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Os candidatos inscritos na modalidade de reserva de vagas para pessoas com deficiência deverão apresentar, no ato da inscrição, atestado da condição característica, emitido por médico ou junta médica.

Os candidatos poderão apresentar atestado que confirme a condição característica desta modalidade proveniente de Equipe Multiprofissional e Interdisciplinar de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação, devidamente acompanhado de documentação onde deverão constar os critérios de análise das referidas comissões das instituições de ensino superior.

Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

Em caso de desistência de candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência posteriormente classificado.

Na hipótese de não haver candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados observada a ordem de classificação.

A pessoa com deficiência não é obrigada a inscrever-se como tal nos termos do art. 4º § 2º da Lei no 13.146/2015.

PRÉ-REQUISITOS

As vagas destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na área de Engenharia Civil. As vagas disponíveis são para a área de concentração, subáreas e para as linhas de pesquisa do PPGEC.

Poderão se inscrever egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC de outras áreas da Engenharia, tendo em vista a questão interdisciplinar.

Neste caso o candidato deverá anexar justificativa da solicitação de inscrição que será analisada pela comissão examinadora, podendo ainda solicitar documentação comprobatória para subsidiar a justificativa apresentada pelo candidato.

Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos graduados em nível superior.

 

INSCRIÇÕES

A inscrição do candidato ao PPGEC compõe-se de duas etapas:

A primeira consiste na entrega da documentação exigida, conforme item 4.5.1;

A segunda consiste na análise dessa documentação pela Comissão Examinadora, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos;

A(O) candidata(o) deverá remeter toda a documentação exigida neste edital ao correio eletrônico: posgradcivil@ufu.br. Os documentos deverão ser digitalizados em arquivo único em formato PDF.

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como por correio eletrônico. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa;

O candidato deverá preencher no ato da inscrição os formulários disponíveis no link de inscrição do certame de modo que nele constem informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento da inscrição;

O cronograma das inscrições é:

Atividade

Data

Horário

Local

Período de inscrição

12/06/2023 a 21/06/2023

00:00 às 23:59

posgradcivil@ufu.br

Resultado prévio da análise da documentação

23/06/2023

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Prazo para recurso

26/06/2023 a 27/06/2023

00:00 às 23:59

posgradcivil@ufu.br

Resultado definitivo da análise da documentação

28/06/2023

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

 

Documentação exigida:

a) Requerimento, em formulário próprio, solicitando a inscrição, disponível no endereço eletrônico do PPGEC http://www.ppgec.feciv.ufu.br/;

b) Currículo Lattes atualizado, gerado na plataforma https://lattes.cnpq.br/ - com cópia dos documentos comprobatórios, na mesma ordem de citação;

c) cópia simples e legível de:

c.1) Diploma de graduação, atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação emitida pelo órgão competente;

c.2) Em caso de não conclusão do curso, declaração emitida pela Instituição de Ensino de origem de que até o dia anterior à matrícula no programa terá provavelmente concluído o curso e colado grau oficialmente;

d)  Se brasileiro, apresentar cópia simples e legível de:

d.1) Registro civil (certidão de nascimento ou casamento)

d.2) Documento de identidade;

d.3) CPF;

d.4 Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral;

d.5) Certificado de reservista, se do sexo masculino;

e)  Se estrangeiro, apresentar cópia simples e legível de:

e.1) Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);

e.2) CPF;

e.3) Passaporte;

e.4) Registro Civil

e.5) Visto de permanência no Brasil

Todos os documentos deverão ser enviados em arquivo eletrônico único no formato PDF, com os documentos em sequência, para o e-mail: posgradcivil@ufu.br.

O PPGEC não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a fatores de ordem técnica-operacional, greves, sinistro, extravio ou qualquer outro fator que impeça a entrega da mensagem.

Ao receber os e-mails com a documentação, a Secretaria do PPGEC enviará uma mensagem de confirmação de recebimento. A efetivação da inscrição será realizada após a conferência da documentação e homologação pela Comissão Examinadora.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:  ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

A seleção será realizada em duas (02) etapas avaliativas, sendo a primeira ELIMINATÓRIA e CLASSIFICATÓRIA e a segunda CLASSIFICATÓRIA;

Será seguido o cronograma indicado

Atividade

Data

Horário

Local

ETAPA I – Eliminatória/Classificatória

Prova Escrita

19/07/2023

08:00 h às 12:00

Campus Santa Mônica – Uberlândia-MG-Brasil, a distribuição de salas estará disponível em http://www.ppgec.feciv.ufu.br/ até 05 dias antes da prova

Resultados

Resultado Preliminar

21/07/2023

17:00 h

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Prazo para recurso

24/07/2023 a 25/07/2023

08:00 às 12:00

posgradcivil@ufu.br

Resultado final (após análise dos recursos)

26/07/2023

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

 

Etapa I – Prova Escrita

A prova escrita terá a duração de 04 horas, constará de questões de natureza teórica, analítica e interpretativa, baseadas na ementa de tópicos e na bibliografia sugerida no Anexo 3.

A prova escrita será constituída por 10 questões fechadas (múltipla escolha);

À prova escrita serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), sendo que todas as questões terão o mesmo valor;

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 50,0 (cinquenta) pontos nesta etapa;

Etapa II – Avaliação do Currículo Lattes.

O Currículo Lattes dos candidatos classificados acima da nota de corte será avaliado pelos membros da Comissão Examinadora, que atribuirão notas de 0 (zero) a 100 (cem);

As notas serão atribuídas conforme os parâmetros de avaliação e suas respectivas pontuações, discriminados no Anexo 2;

Os itens do Currículo Lattes que não possuírem documento de comprovação no arquivo enviado serão desconsiderados;

Serão considerados apenas os itens do Currículo Lattes indicados pela(o) candidata(o) no formulário de inscrição;

Critérios de Desempate

Em caso de empate, a nota do Currículo Lattes será utilizada como critério de desempate entre os candidatos e, persistindo o empate, o desempate será pelo critério de idade dando-se preferência a(o) candidata(o) de idade mais elevada (Art 27 da lei federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).

Resultado

A classificação final das(os) candidatas(os) levará em conta a média aritmética ponderada dos resultados obtidos nas duas etapas avaliativas, deste processo seletivo, na proporção 70% (setenta por cento) para a prova escrita e 30% (trinta por cento) para análise do Currículo Lattes.

 

ALUNOS ESPECIAIS

Os alunos especiais submetem-se às mesmas obrigações dos alunos regulares, no que se refere ao calendário acadêmico e às disciplinas em que venham a se matricular, e não têm direito à orientação de dissertação ou tese.

O número de alunos especiais não excederá o percentual de 50% do número total de alunos regulares matriculados no geral e em cada disciplina;

O aluno especial será admitido no máximo por dois semestres consecutivos e terá direito a renovação de sua matrícula somente se a soma dos créditos já obtidos com aqueles que ele pretende se matricular não ultrapassar em 50% dos créditos necessários à integralização do currículo de mestrado ou doutorado;

A matrícula de aluno especial será realizada conforme o calendário acadêmico da pós-graduação UFU.

As vagas oferecidas para alunos especiais serão distribuídas da seguinte forma:

Serão destinadas 20 vagas para mestrado aos candidatos aprovados e classificados além do número de vagas para alunos regulares, observando-se a estrita ordem de classificação.

Serão destinadas 5 vagas para mestrado, para alunos matriculados como alunos regulares em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, selecionados em processo específico, cujas regras serão divulgadas oportunamente.

A inscrição do candidato a aluno especial do PPGEC matriculado em outro PPG reconhecido pela CAPES compõe-se de duas etapas:

A primeira consiste na entrega da documentação exigida;

A segunda consiste na análise dessa documentação pela Comissão Examinadora, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos.

O candidato deverá apresentar a documentação exigida neste edital, digitalizada e salva em um arquivo único no formato PDF enviado para o endereço eletrônico posgradcivil@ufu.br com a seguinte indicação no corpo da mensagem:

ASSUNTO: Inscrição no Processo de Seleção de Alunos Especiais – 2023/2

À Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC)

Nome do candidato:                                                  Telefone:                           E-mail:

O PPGEC não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a fatores de ordem técnica-operacional, greves, sinistro, extravio ou qualquer outro fator que impeça a entrega da mensagem;

A responsabilidade pela entrega da mensagem no PPGEC é inteiramente do candidato;

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa.

Documentação complementar exigida:

Atestado de matrícula no curso de pós-graduação de origem do candidato, no semestre que ele pretende vincular-se ao PPGEC;

Histórico Escolar do curso de pós-graduação de origem do candidato, atualizado até o semestre imediatamente anterior ao que ele pretende vincular-se ao PPGEC;

Carta de recomendação do Professor orientador do candidato;

Endereço do currículo lattes que deverá ser atualizada até a data da inscrição;

O processo de seleção de alunos especiais será procedido via parecer do professor responsável pela disciplina e de aceite do Colegiado do PPGEC;

O Professor responsável pela disciplina junto ao PPGEC avaliará o currículo Lattes conforme o anexo II, emitirá parecer FAVORÁVEL ou CONTRÁRIO à admissão da matrícula do candidato e classificará os aprovados conforme o anexo II e, considerando a adequação da justificativa do pedido à linha de pesquisa da disciplina;

As atividades, datas e horários do Processo de Seleção dos candidatos a alunos especiais matriculados em outros PPGs reconhecidos pela CAPES são os seguintes:

ATIVIDADE

PERÍODO

Inscrição

A ser divulgado posteriormente no endereço eletrônico http://www.ppgec.feciv.ufu.br/ e Secretaria do PPGEC

Avaliação do currículo lattes

Resultado

Os critérios classificatórios de seleção, caso haja um número superior de candidatos em relação ao número de vagas disponíveis, serão:

Classificação das notas atribuídas pelo docente da disciplina solicitada;

Menor tempo para a conclusão do curso de Mestrado no Programa de origem do candidato.

Notas do Histórico Escolar apresentado;

RECURSOS

Serão admitidos recursos quanto a inscrição e ao resultado do certame

Para elaboração do recurso, o candidato poderá solicitar a consulta ao caderno de questões na secretaria do PPGEC (Ver item 1.6), sem, entretanto, poder retirá-lo do recinto ou realizar cópia do mesmo. A consulta ao caderno de questões poderá ser realizada apenas durante o período de recurso ao resultado preliminar.

O prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

Os eventuais recursos deverão ser enviados à caixa postal eletrônica da secretaria do PPGEC (posgradcivil@ufu.br) através da caixa postal eletrônica (e–mail) da(o) própria(o) da(o) candidata(o) e com a devida identificação. Não serão admitidos e-mails em nome de outra pessoa ou sem identificação adequada da(o) reclamante.

A(O) candidata(o) poderá recorrer em três instâncias em graus sucessivos, a saber: primeira instância, COLPPGEC; segunda instância, Conselho da FECIV; e terceira instância, CONPEP. Para interposição de recursos em segunda e terceira instâncias deverão ser considerados os prazos máximos de 5 (cinco) dias corridos, após a divulgação da apreciação do recurso anterior.

A(O) candidata(o) deverá ser clara(o), consistente e objetiva(o) em seu pleito. Recursos inconsistentes ou intempestivos serão indeferidos.

Nos eventuais recursos sobre as questões da prova escrita deverá constar a bibliografia consultada.

O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições para o processo seletivo contidas neste edital e nas demais normas pertinentes à matéria.

A Comissão Examinadora não se responsabiliza por atrasos ou extravio no envio de e-mails, problemas de servidores ou qualquer outra situação que impeça o recebimento dos documentos em qualquer parte do processo.

O candidato deverá comparecer ao local das provas com 30 minutos de antecedência.

Em hipótese alguma será admitida a entrada de candidato após o horário previsto.

Todas as informações referentes ao processo seletivo, datas e prazos, classificação e aprovação das(os) candidatas(os), bem como resultados de cada uma das fases, poderão ser obtidas no endereço eletrônico http://www.ppgec.feciv.ufu.br/ ou na secretaria do PPGEC. A secretaria do PPGEC está localizada no Campus Santa Mônica – Bloco 1Y – Sala 1Y210, Av. João Naves de Ávila, 2121, 38408-100 Uberlândia - Minas Gerais – Brasil e funciona no horário das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

A Comissão Examinadora se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

Os candidatos classificados além do número oficial de vagas poderão ser chamados conforme a disponibilidade de vagas não preenchidas no período regular de matrícula, respeitando-se o calendário acadêmico;

A Comissão Examinadora apresentará relatório circunstanciado (Ata) sobre a realização do processo seletivo com os critérios adotados para correção de provas e atribuição de notas aos candidatos.

Os resultados finais dos concursos serão homologados pelo Diretor da FECIV e divulgado na forma do item 5.1.1.

As matrículas dos candidatos aprovados serão efetuadas segundo orientações divulgadas oportunamente, em alinhamento com o calendário acadêmico da pós-graduação da UFU, com o Regulamento do PPGEC, com as normas gerais de funcionamento da Pós-graduação da UFU e com o Regulamento Geral da UFU.

A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas, a avaliação curricular e a matrícula da(o) candidata(o), desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas etapas do processo e/ou nos documentos apresentados.

O candidato, portador ou não de deficiência, que necessitar de condição especial para a realização das provas deverá enviar, até 05 dias antes de sua realização, à secretaria do PPGEC solicitação de condições especiais.

A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora conjuntamente com o Colegiado do PPGEC.

 

Uberlândia, 02 de maio de 2023

ALEXANDRE ROSSI

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Portaria de Pessoal UFU nº 6080/2022


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Documento assinado eletronicamente por Alexandre Rossi, Coordenador(a), em 02/05/2023, às 15:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXOS AO Edital

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGEC/FECIV/UFU nº 003/2023

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2023 /02 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil

ANEXO I - Disponibilidade de vagas por tema de pesquisa

Temas de Pesquisa

Docentes

Total de vagas por tema

Construção Civil

Ana Carolina Fernandes Maciel

Eliane Betânia Carvalho Costa

Leila Aparecida de Castro Motta

Livia Borba Agostinho

5 (sendo 1 vaga para cotista PPI)

Estruturas

Alexandre Rossi

Antônio Carlos dos Santos

Felipe Piana Vendramell Ferreira

Gregório Sandro Vieira

Maria Cristina Vidigal de Lima

Rodrigo Gustavo Delalibera

10 (sendo 2 vagas para cotistas PPI)

Geotecnia

Jean Rodrigo Garcia

Michael Andrade Maedo

2 (sendo 1 vaga para cotista PPI)

Geomática e Engenharia Urbana

Marcio Augusto Reolon Schmidt

Maria Lígia Chuerubim

2 (sendo 1 vaga para cotista PPI)

Recursos Hídricos e Saneamento

André Luiz de Oliveira

Carlos Eugênio Pereira

Ismarley Lage Horta Morais

José Eduardo Alamy Filho

5 (sendo 1 vaga para cotista PPI)

 

ANEXO II - Roteiro de avaliação do Currículo Lattes

O Currículo Lattes, que deve ser gerado na Plataforma Lattes, será avaliado conforme a pontuação descrita na seção 1, desde que devidamente comprovada.

QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação do volume da produção intelectual dos programas de pós-graduação. No processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFU, valem os periódicos da Área Engenharias I.

Os periódicos QUALIS encontram-se disponíveis em: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces

Instruções:

Os documentos comprobatórios que acompanham o currículo do candidato (modelo Lattes) devem ser encaminhados na ordem apresentada na seção 2.

Serão pontuadas apenas as atividades realizadas pelo candidato a partir de 2017. Os candidatos não devem encaminhar documentos de atividades realizadas fora do período de avaliação.

Caso o periódico não possua a classificação QUALIS/CAPES, mas possua Fator de Impacto na base de dados WEB OF SCIENCE, será feita a equivalência seguindo os critérios da Resolução 2/2020 do COLPPGEC, disponível na página do programa http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Critérios para pontuação do Currículo Lattes, requisitos do processo seletivo e Pontuação e Classificação Final

Pontuação do currículo

O currículo deve ser gerado na plataforma Lattes do CNPq e impresso desta plataforma. Só serão computados os pontos das atividades devidamente comprovadas e diretamente relacionadas com os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Atividades extracurriculares durante o período de graduação (Limitado a 30 pontos)

Monitoria

5,0 pontos por semestre letivo

Participação em programas de iniciação científica ou tecnológicas como PIBIC, PIVIC, PIBITI, com bolsa ou sem bolsa, devidamente comprovadas.

10,0 pontos por semestre

Produção técnico-científica (Limitado a 60 pontos)

Publicação de trabalhos completos:

em Anais de eventos locais/regionais

2,0 pontos por trabalho

em Anais de eventos nacionais

10,0 pontos por trabalho

em Anais de eventos internacionais

20,0 pontos por trabalho

Publicação de trabalho completo em periódicos classificado com Qualis das Engenharias 1:

Extrato A

35 pontos por trabalho

Extrato B

15 pontos por trabalho

Extrato C

 2 pontos por trabalho

Prêmios em eventos científicos: 10 pontos/premiação (comprovar com certificado).

Experiência profissional e acadêmica (Limitado a 10 Pontos)

Atuação após a conclusão da graduação, em área de concentração afim à escolhida pelo candidato 

0,5 ponto por mês completo

Docência no Ensino Fundamental e Médio       

0,5 ponto por mês completo

Docência no Ensino Superior 

1,0 ponto por mês completo

Curso de especialização lato sensu*

10,0 pontos

* Comprovadamente no tema de pesquisa do PPGEC escolhido pelo candidato. Caso não tenha sido emitido o certificado até a data da inscrição, será aceito atestado ou declaração oficial de conclusão, desde que conste a data da defesa e o título da monografia.

Pontuação final

A pontuação final (PF) do candidato é dada pela fórmula:

PF = 0,70P + 0,30CL

Na qual: P é a pontuação da prova escrita e CL é a pontuação do Currículo Lattes.

Classificação final

A classificação final dos candidatos é baseada na pontuação definida na seção 2 deste anexo. Após homologado o resultado, a escolha dos orientadores se dará em respeito à classificação dos candidatos em cada Tema de Proposta.

Persistindo o empate, a classificação será definida pela maior nota no Currículo Lattes (CL).

Casos excepcionais ou não previstos neste edital serão decididos pela Comissão Examinadora.

 

ANEXO III - Pontos e bibliografias sugeridas para a prova escrita de acordo com os temas de pesquisa.

Tema de pesquisaConstrução Civil

Pontos da prova: Propriedades físicas dos materiais. Aglomerantes, agregados, aditivos e adições para concreto. Propriedades do concreto fresco e endurecido. Tecnologia e durabilidade do concreto. Modelagem da Informação da Construção (Metodologia BIM). Desempenho térmico e eficiência energética de edificações.

Modalidade da prova: 10 questões de múltipla escolha

Observações: será permitido o uso de calculadora científica simples, desde que não armazenem caracteres alfanuméricos.

Bibliografia sugerida:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575. Edificações habitacionais – Desempenho – Partes 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220. Desempenho térmico de edificações – Parte 2: Componentes e elementos construtivos das edificações - resistência e transmitância térmica - Métodos de cálculo (ISO 6946:2017 MOD). Rio de Janeiro, 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220. Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005.

HIBBELER, R. C. Resistência dos Materiais. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

MEHTA, P.K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Microestrutura, propriedades e materiais. 2ª ed. São Paulo: IBRACON, 2014. 

SACKS, R.; EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; GHANG, L. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2021.

Tema de pesquisaEstruturas

Pontos da prova: Mecânica dos Materiais (Força Axial, Flexão, Flambagem, Cisalhamento, Análise de tensões e deformações); Teoria das estruturas (Graus de hiperasticidade, Estruturas isostáticas e hiperestáticas).

Modalidade da prova: 10 questões de múltipla escolha

Observações: será permitido o uso de calculadora científica simples, desde que não armazenem caracteres alfanuméricos.

Bibliografia sugerida:

HIBBELER, R. C. Estática: mecânica para engenharia. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. 599 p., il. ISBN 9788543016245.

SUSSEKIND, J. C. Curso de análise estrutural. v. 1, 2 e 3. São Paulo: Globo, 1981.

MARTHA, L. F. Análise de Estruturas: conceitos e métodos básicos. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010;

Temas de pesquisaGeotecnia

Pontos da prova: mecânica dos solos básica, tensões geostáticas, fundações, obras de terra, estruturas de contenção e mecânica das rochas.

Modalidade da prova: 10 questões de múltipla escolha

Observações: será permitido o uso de calculadora cientifica simples, desde que não armazene caracteres alfanuméricos.

Bibliografia sugerida:

ALBUQUERQUE, P. J. R.; GARCIA, J. R. Engenharia de fundações. Rio de Janeiro: LTC-GEN, 2020.

BUDHU, M. Fundações e estruturas de contenção. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

DAS, B. M. Fundamentos de engenharia geotécnica. 7. ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2011.

DAS, B. M. Princípio de Engenharia de Fundações. 8a ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2016.

FALCONI, F. F. et al. (EDS.). Fundações: teoria e prática. 3. ed. [s.l.] Pini, 2016.

Temas de pesquisaGeomática

Pontos da prova: Conceitos, fundamentos e aplicações em Topografia, em Geodésia, em Cartografia, em Sensoriamento Remoto, em Fotogrametria e Sistemas de Informações Geográficas.

Modalidade da prova: 10 questões de múltipla escolha

Observações: uma lista de fórmulas será fornecida juntamente com a prova; será permitido o uso de calculadora cientifica simples, desde que não armazenem caracteres alfanuméricos.

Bibliografia sugerida

ANDRADE, J. B. Fotogrametria. 2ª Edição. Curitiba: SBEE, 2003.

GHILANI, C. D.; WOLF, P.R. Geomática. 13ed. São Paulo: Pearson do Brasil.

CAMARA, G.; CASANOVA, M. A.; HEMERLY, A.; MAGALHAES, G. A.; MEDEIROS, G. M. B. Anatomia de um Sistemas de Informação Geográfica. www.dpi.inpe.br/gilberto/livro. 1996.   

JENSEN, J. R. Sensoriamento remoto do ambiente: uma perspectiva em recursos terrestres. São José dos Campos: Parêntese, 2009.

CÂMARA, G., MONTEIRO, A. M. E DAVIS, C. Introdução à Ciência da Geoinformação. 2015. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/>. Acesso em: 11/04/2022.

CENTENO, J. A. S. Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens Digitais. Curitiba: UFPR, 2003.

CROSTA, A. P. Processamento digital de imagens de Sensoriamento Remoto (Edição Revisada). Campinas: IG/UNICAMP, 1993.

DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: UFSC, 2002.

MOREIRA, M. A. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e metodologias de aplicação. 4ª Edição. Viçosa: UFV, 2011.

Temas de pesquisaRecursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Pontos da prova: Escoamento permanente/não permanente e uniforme/variado em condutos livre e forçado; orifícios e vertedores (classificação e dimensionamento); hidrometria (pressão, velocidade e vazão).

Modalidade da prova: 10 questões de múltipla escolha

Observações: uma lista de fórmulas será fornecida juntamente com a prova; será permitido o uso de calculadora cientifica simples, desde que não armazenem caracteres alfanuméricos.

Bibliografia sugerida:

AZEVEDO NETTO, J. M.; et al. Manual de Hidráulica. 8º ed. Edgard Blücher, 1998, 670p.

PORTO, R. M. Hidráulica básica. São Carlos. EESC/USP. 1999, 519p.

 

ANEXO IV - Lista dos docentes, e de seus currículos lattes, que estão oferecendo vagas neste edital

Área de Concentração: Construção Civil, Estruturas e Geotecnia

Docente

Currículo Lattes

Tema de Pesquisa

Ana Carolina Fernandes Maciel

http://lattes.cnpq.br/3898594821703175

Construção Civil

Eliane Betânia Carvalho Costa

http://lattes.cnpq.br/7980270951199108

Leila Aparecida de Castro Motta

http://lattes.cnpq.br/3604233375792763

Lívia Borba Agostinho

http://lattes.cnpq.br/4556047681315919

Alexandre Rossi

http://lattes.cnpq.br/3946998323160911

Estruturas

Antônio Carlos dos Santos

http://lattes.cnpq.br/1482358348610366

Felipe Piana Vendramell Ferreira

http://lattes.cnpq.br/5933034803347448

Gregório Sandro Vieira

http://lattes.cnpq.br/3178154173211778

Maria Cristina Vidigal de Lima

http://lattes.cnpq.br/2787104367701931

Rodrigo Gustavo Delalibera

http://lattes.cnpq.br/6277549281444797

Jean Rodrigo Garcia

http://lattes.cnpq.br/1547144258785500

Geotecnia

Michael Andrade Maedo

http://lattes.cnpq.br/0851055974290908

Área de Concentração: Análise Espacial, Engenharia Urbana, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Docente

Currículo Lattes

Tema de Pesquisa

Marcio Augusto Reolon Schmidt

http://lattes.cnpq.br/5515322256604194

Geomática e Engenharia Urbana

Maria Lígia Chuerubim

http://lattes.cnpq.br/2147424953594579

André Luiz de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/3759700277755565

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Carlos Eugênio Pereira

http://lattes.cnpq.br/7174393724547658

Ismarley Lage Horta Morais

http://lattes.cnpq.br/8939296324498671

José Eduardo Alamy Filho

http://lattes.cnpq.br/0768876670810150


 


Referência: Processo nº 23117.021225/2023-92 SEI nº 4363343