UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado IV

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO036

Período/Série:

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

75

Total:

120

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Adriano Rodrigues de Souza de La Fuente

Ano/Semestre:

2020/2º

Observações:

 

 

EMENTA

O significado político-pedagógico do ensino de Geografia na sociedade contemporânea. Processo ensino-aprendizagem da Geografia. Relação teoria/prática. Elaboração de Projetos e Relatórios.

JUSTIFICATIVA

Articulado com  o Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre o significado político-pedagógico do ensino de Geografia na sociedade contemporânea e propor um projeto na forma de ensino, pesquisa ou extensão com o propósito de interferir no processo ensino-aprendizagem com base nas experiências do estágio, relacionando teoria-prática.

Objetivos Específicos:

Discutir Metodologias para o Ensino-aprendizagem da Geografia;

Planejar e desenvolver técnicas e materiais instrucionais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem da Geografia;

Refletir sobre a Ciência Geográfica a partir das experiências vivenciadas nas atividades do Estágio Supervisionado;

Socializar as experiências adquiridas ao longo do Estágio Supervisionado.

PROGRAMA

1) O significado político-pedagógico do ensino de geografia na sociedade contemporânea.

2) O construção do projeto na forma de ensino, pesquisa ou extensão com vistas a interferir no processo ensino-aprendizagem da geografia.

3) A relação teoria/prática.

4) Elaboração do relatório final do estágio

METODOLOGIA

- As aulas, referentes ao tempo teórico da disciplina, baseadas em plataformas digitais serão dialogadas e participativas, em que o professor e os alunos são os sujeitos da educação. O início da disciplina se dará por meio de uma discussão teórica inicial, onde serão abordados aspectos sobre a contextualização teórica. Um segundo momento será realizado por meio de orientações em relação a construção do Relatório. Em terceiro momento se dará com a entrega dos relatórios.

- A disciplina ocorrerá de forma não presencial, cujos processos de ensino e aprendizagem serão mediados excepcionalmente pelo uso das TDICs (Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação). Dentre as possibilidades metodológicas estão as que respeitam o exposto em legislação UFU, sendo atividades síncronas e assíncronas.

- A prática pedagógica se realiza coletivamente onde as vivências e conhecimentos empíricos são trabalhados na construção do conhecimento acadêmico e nos processos das aprendizagens essenciais, enquanto direito do estudante e para o exercício da docência. As aulas, referentes ao tempo teórico da disciplina, baseadas em plataformas digitais serão dialogadas e participativas, em que o professor e os alunos são os sujeitos da educação.

7.1 - Descrição dos recursos:

AVALIAÇÃO

- Cumprimento das atividades estabelecidas no Regulamento de Estágios do Curso de Licenciatura em Geografia, com observância do desempenho, disponibilidade, comprometimento e responsabilidade para com as tarefas individuais e grupais, e, especialmente:

- Frequência às aulas e demais atividades remotas;

- Elaboração de informes e relatórios escritos;

- Prova consultiva;

- Participações comprometidas nas exposições dialogadas, seminários e/ou trabalhos propostos durante as aulas remotas;

- Organização de planos de aula alinhados à BNCC e aos PPP das escolas;

- Leitura e discussão de artigos, capítulos de livros, documentários e filmes;

- Construção de conteúdos de aula multimídia como vídeos, blogs, podcast, etc.;

- Práticas de docência realizados em modalidade virtual ou não presencial, a distância em aulas síncronas ou por aulas gravadas;

- Resolução de questionários, enquetes e outros exercícios propostos;

- Confecção e apresentação do relatório de estágio devidamente organizado conforme normas de estágio;

- Demais exercício de trabalhos coletivos, individuais e inter/transdisciplinares com a respectiva demonstração por meio das plataformas digitais.

 

Encontros síncronos para debate dos textos e documentos, orientações e preparação de atividades acontecerão semanalmente às sextas-feiras. Os estudantes receberão no dia das atividades síncronas o link (https://cutt.ly/snB5TyD) via e-mail para acessarem a atividade na plataforma Google Meet. Cada 

encontro contará com 2 a 4 horários de atividades de discussão e debate dos textos, atendimentos, orientações e preparação de atividades a serem realizadas nas escolas totalizando 75h de atividades síncronas. As atividades síncronas acontecerão nas datas listadas e horário 08:00 as 11:30 e turma Noturno das 19h às 22:30h.

Atividades assíncronas: leitura dos textos; produção de fichamentos; realização de prova consultiva, preparação de atividades a serem aplicadas nas aulas em laboratórios remotos. A prova será uma atividade enviada pelo e-mail, com prazo de 15 dias para ser entregue, os/as estudantes farão em suas residências de modo consultivo aos materiais trabalhados, e retornarão pelo e-mail.

A prova consultiva será enviada via e-mail em data estabelecida previamente no Manual do Estágio.

Os relatórios finais de estágio deverão ser realizados em etapas conforme orientação durante o período letivo e a entrega da versão final em data estabelecida no Manual do Estágio. Portanto, os/as estudantes receberão orientações para o estudo dirigido dos textos durante os encontros programados, bem como orientações para a realização das atividades a serem aplicadas nas aulas em formato remoto, totalizando 45h, as quais, distribuídas em:

Atendimentos aos estudantes: atendimento aos estudantes da disciplina durante o período de oferta, utilizando o mesmo link de acesso e acontecerá conforme demanda a ser agendada pelo próprio estudante.

- Preparação das atividades e correção das atividades a serem trabalhadas nas escolas e orientações.

- Redação do relatório final de estágio

*O docente não autoriza gravação das atividades síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados.

As atividades serão corrigidas, devolvidas aos/às estudantes, ficarão arquivadas com a docente e, ao final do período de oferta da disciplina, no calendário emergencial de atividades remotas, a docente encaminhará pasta ao colegiado com atividades realizadas e entregues pelos discentes e lista com aproveitamento ou não bem como as notas atribuídas. A frequência será atribuída considerando a presença nas atividades síncronas e realização das atividades assíncronas.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.

PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

REGO, Nelson et al. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.

Complementar

CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez, 2007.

NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

            . Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.

SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/07/2021, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2865166