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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
O significado político-pedagógico do ensino de Geografia na sociedade contemporânea. Processo ensino-aprendizagem da Geografia. Relação teoria/prática. Elaboração de Projetos e Relatórios.
JUSTIFICATIVA
Articulado com o Projeto Pedagógico do Curso – PPC.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Refletir sobre o significado político-pedagógico do ensino de Geografia na sociedade contemporânea e propor um projeto na forma de ensino, pesquisa ou extensão com o propósito de interferir no processo ensino-aprendizagem com base nas experiências do estágio, relacionando teoria-prática. |
Objetivos Específicos: |
Discutir Metodologias para o Ensino-aprendizagem da Geografia; Planejar e desenvolver técnicas e materiais instrucionais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem da Geografia; Refletir sobre a Ciência Geográfica a partir das experiências vivenciadas nas atividades do Estágio Supervisionado; Socializar as experiências adquiridas ao longo do Estágio Supervisionado. |
PROGRAMA
1) O significado político-pedagógico do ensino de geografia na sociedade contemporânea.
2) O construção do projeto na forma de ensino, pesquisa ou extensão com vistas a interferir no processo ensino-aprendizagem da geografia.
3) A relação teoria/prática.
4) Elaboração do relatório final do estágio
METODOLOGIA
- As aulas, referentes ao tempo teórico da disciplina, baseadas em plataformas digitais serão dialogadas e participativas, em que o professor e os alunos são os sujeitos da educação. O início da disciplina se dará por meio de uma discussão teórica inicial, onde serão abordados aspectos sobre a contextualização teórica. Um segundo momento será realizado por meio de orientações em relação a construção do Relatório. Em terceiro momento se dará com a entrega dos relatórios.
- A disciplina ocorrerá de forma não presencial, cujos processos de ensino e aprendizagem serão mediados excepcionalmente pelo uso das TDICs (Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação). Dentre as possibilidades metodológicas estão as que respeitam o exposto em legislação UFU, sendo atividades síncronas e assíncronas.
- A prática pedagógica se realiza coletivamente onde as vivências e conhecimentos empíricos são trabalhados na construção do conhecimento acadêmico e nos processos das aprendizagens essenciais, enquanto direito do estudante e para o exercício da docência. As aulas, referentes ao tempo teórico da disciplina, baseadas em plataformas digitais serão dialogadas e participativas, em que o professor e os alunos são os sujeitos da educação.
7.1 - Descrição dos recursos:
Literatura previamente indicada (livros, capítulos de livros, artigos de revistas ou coletâneas) nas referências;
Computador e celular smartfone, vídeos, documentários e demais materiais audiovisuais;
Aulas expositivo-dialogadas;
Vídeo aulas;
Oficinas temáticas/Aulas em/de Geografia (sob a responsabilidade dos estagiários);
Debates;
Informes/Narrativas;
Palestras, etc.
7.2 - Disponibilização dos recursos didáticos:
- Referencial bibliográfico científico previamente indicado será disponibilizado em sistema compartilhado drive no seguinte endereço https://cutt.ly/CmtRo7c
- Os slides na plataforma virtual utilizada para as aulas poderão ser disponibilizados no sistema de compartilhamento drive pasta: https://cutt.ly/CmtRo7c
- Os vídeos e filmes serão disponibilizados na íntegra ou em link para acesso gratuito no decorrer da necessidade.
OBSERVAÇÃO
As aulas e seus respectivos conteúdos constituem, em uma propriedade intelectual, que encontra regulamentação na Lei 9.610 de 1998 e tem por objeto a proteção de obras intelectuais e direitos autorais, não podendo ser apropriados por terceiros sem o devido referenciamento;
A gravação das aulas on-line, filmagens e fotografias destas, só poderá ocorrer com a autorização por escrito por parte do(a) professor(a) e demais discentes matriculados na disciplina;
Está proibido o acesso de terceiros às aulas desta disciplina (não alunos e de alunos não matriculados), caso ocorra, a aula será encerrada imediatamente e continuará em outra plataforma de webconferência e o caso será relatado às instâncias institucionais da Universidade para as devidas providências legais;
O calendário do semestre letivo 2020.2 está regulamentado pela UFU, assim como a quantidade de dias/semanas letivos, portanto, a carga horária da disciplina será adequada a esse calendário.
AVALIAÇÃO
- Cumprimento das atividades estabelecidas no Regulamento de Estágios do Curso de Licenciatura em Geografia, com observância do desempenho, disponibilidade, comprometimento e responsabilidade para com as tarefas individuais e grupais, e, especialmente:
- Frequência às aulas e demais atividades remotas;
- Elaboração de informes e relatórios escritos;
- Prova consultiva;
- Participações comprometidas nas exposições dialogadas, seminários e/ou trabalhos propostos durante as aulas remotas;
- Organização de planos de aula alinhados à BNCC e aos PPP das escolas;
- Leitura e discussão de artigos, capítulos de livros, documentários e filmes;
- Construção de conteúdos de aula multimídia como vídeos, blogs, podcast, etc.;
- Práticas de docência realizados em modalidade virtual ou não presencial, a distância em aulas síncronas ou por aulas gravadas;
- Resolução de questionários, enquetes e outros exercícios propostos;
- Confecção e apresentação do relatório de estágio devidamente organizado conforme normas de estágio;
- Demais exercício de trabalhos coletivos, individuais e inter/transdisciplinares com a respectiva demonstração por meio das plataformas digitais.
Encontros síncronos para debate dos textos e documentos, orientações e preparação de atividades acontecerão semanalmente às sextas-feiras. Os estudantes receberão no dia das atividades síncronas o link (https://cutt.ly/snB5TyD) via e-mail para acessarem a atividade na plataforma Google Meet. Cada
encontro contará com 2 a 4 horários de atividades de discussão e debate dos textos, atendimentos, orientações e preparação de atividades a serem realizadas nas escolas totalizando 75h de atividades síncronas. As atividades síncronas acontecerão nas datas listadas e horário 08:00 as 11:30 e turma Noturno das 19h às 22:30h.
Atividades assíncronas: leitura dos textos; produção de fichamentos; realização de prova consultiva, preparação de atividades a serem aplicadas nas aulas em laboratórios remotos. A prova será uma atividade enviada pelo e-mail, com prazo de 15 dias para ser entregue, os/as estudantes farão em suas residências de modo consultivo aos materiais trabalhados, e retornarão pelo e-mail.
A prova consultiva será enviada via e-mail em data estabelecida previamente no Manual do Estágio.
Os relatórios finais de estágio deverão ser realizados em etapas conforme orientação durante o período letivo e a entrega da versão final em data estabelecida no Manual do Estágio. Portanto, os/as estudantes receberão orientações para o estudo dirigido dos textos durante os encontros programados, bem como orientações para a realização das atividades a serem aplicadas nas aulas em formato remoto, totalizando 45h, as quais, distribuídas em:
Atendimentos aos estudantes: atendimento aos estudantes da disciplina durante o período de oferta, utilizando o mesmo link de acesso e acontecerá conforme demanda a ser agendada pelo próprio estudante.
- Preparação das atividades e correção das atividades a serem trabalhadas nas escolas e orientações.
- Redação do relatório final de estágio
*O docente não autoriza gravação das atividades síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados.
As atividades serão corrigidas, devolvidas aos/às estudantes, ficarão arquivadas com a docente e, ao final do período de oferta da disciplina, no calendário emergencial de atividades remotas, a docente encaminhará pasta ao colegiado com atividades realizadas e entregues pelos discentes e lista com aproveitamento ou não bem como as notas atribuídas. A frequência será atribuída considerando a presença nas atividades síncronas e realização das atividades assíncronas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.
PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
REGO, Nelson et al. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007.
VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.
Complementar
CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez, 2007.
NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/07/2021, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2865166 e o código CRC C0CF8A1E. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2865166 |