UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Sociais

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Dimensão Antropológica das Organizações

Unidade Ofertante:

INCIS

Código:

39002

Período/Série:

2

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Luciano Senna Peres Barbosa

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

I. Introdução ao estudo de Antropologia. 2. Cultura na perspectiva antropológica. 3. Cultura, identidade e Representações Sociais. 4. Antropologia e Administração.

JUSTIFICATIVA

O componente curricular visa garantir aos estudantes acesso a formas de compreensão da diversidade cultural. Ademais, esta compreensão é estendida ao campo da administração, concebendo o espaço das empresas como uma arena em que se encontram diferentes códigos 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender e interpretar as organizações e suas relações internas e externas em uma perspectiva antropológica dos aspectos econômicos e simbólicos dos processos da vida material

Objetivos Específicos:

(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.)

PROGRAMA

1- O conceito de cultura

THOMAZ, Omar Ribeiro. A antropologia e o mundo contemporâneo: cultura e diversidade. In:

SILVA, Aracy Lopes & GRUPIONI, Luís Donizete Benzi. A Temática Indígena na Escola: novos

subsídios para professores do 1° e 2° graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995.

2- Etnocentrismo e Racismo

CASTRO, Celso (org.). 2005. Evolucionismo Cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de

Janeiro: Zahar. 127p.

3- Relativismo Cultural

BOAS, Franz. “As limitações do método comparativo em Antropologia”. In: CASTRO, Celso.

Cem Anos de Tradição: Boas, Malinowski, Lévi-Strauss e outros. Rio de Janeiro: Zahar. 2006.

FREYRE, Gilberto. O escravo negro na vida sexual e de família do brasileiro; O escravo negro na

vida sexual e de família do brasileiro (continuação). Casa-Grande & Senzala: Formação da

Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal. 32ª. Edição. Rio de Janeiro; São Paulo:

Record, 1997 (1933). – Trechos a definir.

4- Etnografia

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever", em O

trabalho do antropólogo. São Paulo/Brasília: Unesp/Paralelo 15, 1998.

Texto Complementar

VELHO, Gilberto. “Observando o Familiar”. In: Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar Editor, 1981.

5- Os Limites do Conceito de Cultura

BARTH, F. Etnicidade e o Conceito de Cultura. Antropolítica, n. 19, Niterói, 2005.

6- Relações de poder (I)

FOUCAULT, M. “O Panoptismo”. In: Vigiar a punir: história da violência nas prisões. Petrópolis:

Vozes, 1996.

7- Relações de poder (II)

BRITES, Jurema. Afeto e desigualdade: gênero, geração e classe entre empregadas domésticas

e seus empregadores. Cadernos Pagu, n. 29, julho-dezembro de 2007:91-109.

Texto Complementar

BOURDIEU, Pierre. Marginalia: algumas notas adicionais sobre o dom. Mana [online]. 1996,

vol.2, n.2, pp. 7-20

Filme: “Que horas ela volta?”

8- Família, empresa, meritocracia

DAMATTA, Roberto. A Casa & a Rua: Espaço, Cidadania, Mulher e Morte no Brasil. São Paulo:

Brasiliense, 1985.

BARBOSA, Lívia. Meritocracia à Brasileira: O que é Desempenho no Brasil. Revista do Serviço

Público, v. 120, n.3, p. 58-102, 1996.

LIMA, Antónia Pedroso de. Quando a família e a empresa se tornam inseparáveis: homens de

negócios e gestoras familiares. Etnográfica, Vol. VIII (1), p. 117-136, 2004.

 

METODOLOGIA

A disciplina será regida por meio de aulas expositivas dialogadas. Faremos uso de documentários ao longo do curso para incentivar o debate entre os alunos. Para tanto, faremos uso de diversos recursos didáticos, quais sejam, quadro e giz, data-show, e uma sala de aula virtual ambientada no Moodle.

AVALIAÇÃO

A avaliação será dividida em duas partes. A primeira avaliação será desenvolvida por meio de uma prova individual realizada em sala de aula. A segunda avaliação proporá a elaboração de um estudo de caso baseado na experiência profissional dos alunos e as discussões realizadas em sala de aula. Neste caso, a atividade será em grupo, a ser entregue por meio do ambiente virtual de ensino Moodle. Cada avaliação terá o valor de 50 pontos. Os discentes serão avaliados pela sua capacidade de articular os diferentes conceitos trabalhados em sala de aula. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARBOSA, Lívia. Meritocracia à Brasileira: O que é Desempenho no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 120, n.3, p. 58-102, 1996.

DAMATTA, Roberto. A Casa & a Rua: Espaço, Cidadania, Mulher e Morte no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FOUCAULT, M. “O Panoptismo”. In: Vigiar a punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1996.

Complementar

BARTH, F. Etnicidade e o Conceito de Cultura. Antropolítica, n. 19, Niterói, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Marginalia: algumas notas adicionais sobre o dom. Mana [online]. 1996, vol.2, n.2, pp. 7-20.

OLIVEIRA, Luiz R. Cardoso de. O Ofício do antropólogo, ou como desvendar evidências Simbólicas. Série Antropologia. UnB, Brasília, 2007.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever", em O trabalho do antropólogo. São Paulo/Brasília: Unesp/Paralelo 15, 1998.

VELHO, Gilberto. “Observando o Familiar”. In: Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1981.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciano Senna Peres Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2023, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4740372