UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39049

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                    Memória Social e Cidade

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                     Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                       INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

O componente curricular visa desenvolver a habilidade para a compreensão da discussão sobre memória social
dentro do arcabouço teórico da Sociologia e seus diálogos com a História, a Filosofia e a Antropologia.
Tem também como objetivo pensar a memória como uma construção dinâmica da vida social e como um
campo de disputas sobre a produção e articulação das lembranças e esquecimentos que nos possibilita aprender
como sujeitos sociais classificam o mundo e a si próprios.

 

Ementa

Memória e História; Espaço e Memória; Identidades e subjetividade; Memória e Linguagens.

 

PROGRAMA

1. A memória como experiência do tempo.


2. Memória e História


3. Lugares de memória e consciência: aspectos teóricos e metodológicos


4. O espaço urbano e a afirmação de identidades locais, regionais e nacionais


5. Políticas públicas para lugares de memória e consciência


6. Lugares de memória das minorias na cidade: gênero, raça, diversidade sexual

7. Lugares da morte, do morrer e dos mortos: memória e tabu


8. Lugares de consciência e memória: preservação, tombamento, instrumentos jurídicos e urbanísticos


9. Lugares sagrados: a inscrição da memória religiosa no território

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: EdUSP, 2016.


BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 2011.


CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Lisboa: Teorem, 2004.


VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (Org.). Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em
Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 2005.


CONY, Carlos Heitor. Quase memória: quase-romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.


LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2006.

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1830909 e o código CRC 6658FF43.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1830909