|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Sistemas distribuídos em domótica.
JUSTIFICATIVA
Estudo de sistemas distribuídos para Engenharia de Controle e Automação
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o estudante para que possua conhecimento teórico e prático sobre as novas tecnologias que envolvem sistemas distribuídos em domótica. |
Objetivos Específicos: |
• Conhecimento básico sobre sistemas distribuídos em domótica; • Instrução sobre configuração e programação de assistentes inteligentes; • Noção de integração de assistentes pessoais com sensores e atuadores; • Competência sobre protocolos, sensores e atuadores usados em domótica; • Conceito sobre aquisição de dados em sistemas distribuídos aplicados em domótica; |
PROGRAMA
1. Introdução geral;
2. Sistemas distribuídos em domótica;
3. Configuração e programação de assistentes inteligentes;
4. Protocolos, sensores e atuadores usados em domótica;
5. Desenvolvimento de Projetos.
METODOLOGIA
Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período letivo suplementar emergencial, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
Detalhamento de Recursos Didáticos:
Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará:
Cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo:
Semana |
Conteúdo |
Horas Atividades |
29/11 a 03/12 |
AS (02/12 - 8:50 às 10:40): - Introdução a disciplina |
2 |
06/12 a 10/12 |
AS (09/12 - 8:50 às 10:40): - Sistemas distribuídos e domótica |
2
|
13/12 a 17/12 |
AS (16/12 - 8:50 às 10:40): - Nuvem |
2 |
03/01 a 07/01 |
AS (06/01 - 8:50 às 10:40): - Seminário |
2
|
10/01 a 14/01 |
AS (13/01 - 8:50 às 10:40) - Protocolos |
2 |
17/01 a 21/01 |
AS (20/01 - 8:50 às 10:40) - Protocolos e Segurança |
2 |
24/01 a 28/01 |
AS (27/01 - 8:50 às 10:40) - Sensores e Atuadores |
2 |
31/01 a 04/02 |
AS (03/02 - 8:50 às 10:40): - Seminário |
2 |
07/02 a 11/02 |
AS (10/02 - 8:50 às 10:40) – Configuração e programação de assistentes inteligentes |
2
|
14/02 a 18/09 |
AS (17/02 - 8:50 às 10:40) – Configuração e programação de assistentes inteligentes
|
2
|
21/02 a 25/02 |
AS (24/02 - 8:50 às 10:40) – Seminário |
2
|
28/02 a 04/03 |
AS (03/03 - 8:50 às 10:40) – Projeto Final de Sistemas Distribuídos em Domótica I |
2
|
07/03 a 11/03 |
AS (07/03 - 8:50 às 10:40) – Projeto Final de Sistemas Distribuídos em Domótica I |
2
|
14/03 a 18/03 |
AS (17/03 - 8:50 às 10:40) – Projeto Final de Sistemas Distribuídos em Domótica I |
2 |
21/03 a 25/03 |
AS (24/03 - 8:50 às 10:40) – Apresentação do projeto que poderá ser individual ou em grupo (dependerá da quantidade de alunos matriculados). O projeto será apresentado via Microsoft Teams. |
2
|
28/03 a 01/04 |
AS (31/03 - 8:50 às 10:40): Apresentação do projeto que poderá ser individual ou em grupo (dependerá da quantidade de alunos matriculados). O projeto será apresentado via Microsoft Teams. |
2 |
Tabela 1 – Cronograma de atividades: AS – Aula Síncrona (Microsoft Teams),
AA – Aula Assíncrona - Vídeo Online (YouTube) ou pasta “Material de Aula” do Teams.
OBS: A validação da assiduidade dos discentes será realizada a partir da anotação em controle específico (planilha Excel) da presença dos mesmos nas aulas expositivas na modalidade síncrona, assim como pelo atendimento aos prazos de entrega dos itens de avaliação.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão constituídas de seminários e apresentação de projeto. Eles poderão ser individual ou em grupo, dependendo do número de alunos matriculados:
Distribuição da Pontuação da disciplina:
- Seminários: 60 pontos
- Projeto Final: 40 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Fabio Vincenzi Romualdo da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 17:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3165492 e o código CRC 59002FC2. |
Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 | SEI nº 3165492 |