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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31101 |
COMPONENTE CURRICULAR: Antropologia I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
O objetivo geral da disciplina é possibilitar aos estudantes conhecimento e compreensão da Antropologia
como disciplina singular no campo das Ciências Sociais.
Objetivos Específicos:
Especificamente, pretende-se proporcionar estudos sobre textos antropológicos primordiais e sobre as
categorias, conceitos, teorias e métodos adotados nos contextos de formação e institucionalização da
disciplina. Promover a compreensão relativista das práticas e das representações em diferentes contextos
socioculturais, por meio da leitura e análise de etnografias.
Ementa
Disciplina de introdução à Antropologia. A especificidade da ciência antropológica construída por meio de
conceitos como: cultura, humanidade, alteridade, diferença, etnocentrismo e relativismo cultural. Das
narrativas dos viajantes às primeiras formulações teóricas do evolucionismo e do difusionismo. Introdução ao
método: trabalho de campo e observação participante. Campos temáticos da Antropologia.
PROGRAMA
1. Formação, conceitos e campos:
1.1. A Antropologia como campo de conhecimento
1.2. Noção de cultura
1.3. Alteridade e diferença
1.4. Etnocentrismo e relativismo
2. As viagens: reformulação do pensamento Ocidental e o projeto de uma ciência do Homem
2.1. O contato com a alteridade e a reformulação da imagem ocidental do mundo
2.2. A construção do conceito científico de Homem
3. A construção da ciência antropológica
3.1. O evolucionismo antropológico e o projeto de construção de uma Antropologia científica
3.2. A noção de progresso e o estudo comparado das manifestações culturais
4. Introdução ao método etnográfico
4.1. Trabalho de campo e observação participante
5. Campos temáticos da Antropologia:
5.1. Apresentação dos diversos campos de pesquisa e reflexões temáticas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CASTRO, Celso (Org.) Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 2005.
DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. Petrópolis: Vozes, 1984.
LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1991.
LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. 22. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FRAZER, James. O ramo de ouro. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
INGOLD, Tim. Humanidade e animalidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 10, n. 28,
1995.
LÉRY, Jean de. Viagem à terra do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural dois. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Coordenador(a) do Instituto de Ciências Sociais
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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1833304 |