UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31105

Período/Série:

1o Periodo

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Renato Ferreira Fernandes Junior

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Visão geral da formação e atuação técnica, ética, sócio ambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina fornece aos estudantes ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer, aos ingressantes, informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos

estudantes);

2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);

3. Conhecer os conceitos básicos associados ao curso;

4. Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã;

5. Contextualizar os principais elementos da Engenharia de Controle e Automação;

6. Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia;

7. Compreender a metodologia científica;

8. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;

9. Compreender as técnicas, conceitos e aplicações do Desenho Universal;

10. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.

11. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

12. Conscientização e ações para a preservação do meio ambiente

PROGRAMA

Visão geral da formação e atuação técnica, ética, sócio ambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.

1. Normas institucionais

1.1. Regulamentações da UFU e Regimento Interno da FEELT

2. A graduação em Engenharia de Controle e Automação

2.1. Projeto Pedagógico do Curso

2.2. Princípios e objetivos

2.3. Perfil do egresso

2.4. Estrutura curricular

2.5. Estrutura física

3. Informações de Formação

3.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais

3.2. Organização da carreira desde a Universidade

3.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem

3.4. Comunicação profissional

3.5. Empreendedorismo e inovação

3.6. Projetos em engenharia

3.7. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes

3.8. Atuação do Conselho de Classe - CREA

3.9. Ética profissional

3.10. Ética discente e seu relacionamento com o curso

3.11. Efeito nocivo do uso de drogas

3.12. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a

desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público

3.13. Impactos Ambientais e a Engenharia

4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais

4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano

4.3. Ética e Cidadania

4.4. Cultura afro-brasileira e indígena

4.5. Diversidade Regional e Local

5. Pesquisas científicas e tecnológicas

5.1. Metodologia científica

5.2. A estrutura de um projeto de pesquisa: escolha do tema, definição do problema, hipótese, justificativa, objetivo, metodologia, cronograma, recursos, referências bibliográficas

5.3. Estrutura de um trabalho escrito de apresentação de resultados de pesquisa

6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia

6.1. Princípios e fundamentos

6.1.1. Igualitário - uso equiparável

6.1.2. Adaptável - uso flexível

6.1.3. Óbvio - uso simples e intuitivo

6.1.4. Conhecido - informação de fácil percepção

6.1.5. Seguro - tolerante ao erro

6.1.6. Sem esforço - baixo esforço físico

6.1.7. Abrangente - dimensão e espaço para aproximação e uso

7. Desenvolvimento de atividades relacionadas à Engenharia de Controle e Automação

7.1. As atividades deverão abordar os materiais utilizados e suas características, enfatizando a temática das Ciências e da Tecnologia dos Materiais. Assuntos relacionados ao descarte de material e técnicas de segurança e proteção devem ser abordados nas atividades práticas realizadas

7.2. Desenvolvimento de protótipos e inovação

METODOLOGIA

Serão adotadas aulas presenciais expositivas dialogadas e palestras sobre os temas estabelecidos no programa com uso de projetor, quadro e demais materiais complementares relacionados aos temas.

Além disso, serão utilizadas as ferramentas Microsoft Teams/Moodle como apoio ao recebimento de atividades e repositório de material.

A assiduidade será verificada em todos os encontros.

- Atividades principais: as quartas-feiras teremos palestras para todos os cursos de introdução)

- Atividades de Laboratório – Serão oferecidas aulas extras de laboratório para ensino de Arduino.

 

Para um semestre com número de semanas reduzidas, como o semestre 2023-2, será utilizado o TDE (Trabalho Discente Efetivo) para complementação das horas. Tais atividades contemplam a solução de exercícios, visualização de videoaulas e entrega de listas de exercícios/trabalhos disponibilizados via Moodle.

A assiduidade das atividades extraclasse será verificada de acordo com o envio das tarefas.

Comunicação:

Plataforma principal Moodle onde serão disponibilizados vídeos, e conteúdo de atividades disponibilizados na plataforma.

· Moodle: Faculdade de Engenharia Elétrica/Engenharia Elétrica/ IECA

https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=2601

Senha: IECA20232

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:

- Presença e participação nas aulas e palestras e respectivos relatórios sobre a atividade: total de 40 pontos.

- Atividade em grupo de pesquisa, projeto de automação e apresentação de um seminário, assim como a presença na apresentação dos demais grupos: total de 40 pontos.

- Questionários: total de 20 pontos

Total de pontos distribuídos: 100 pontos.

 

 

Avaliação de recuperação:

Será oferecida uma avaliação de recuperação para os discentes que não obtiverem o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75%.

A avaliação de recuperação será composta por uma prova a ser realizada na última semana do semestre e será cobrado todo o conteúdo ministrado.

Os estudantes que realizarem a atividade de recuperação e forem aprovados (nota superior a 60 pontos) terão limitada a sua nota final em 60 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BAZZO, W. A. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. rev Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 292 p., il. ISBN 978853286420 (broch.); 2013.

 

2. BASTOS, L. R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2003.

 

3. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

 

Complementar

1. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico.24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

 

2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

 

3. MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

 

4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.

 

5. SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

 

6. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2008.

 

7. LINSLNGEN, I. V. et al. (Org.). Formação do engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões contemporâneas da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. UFSC, 1999.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renato Ferreira Fernandes Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/01/2024, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5118487