UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR

HISTÓRIA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

  

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

 

Ementa

A Revolução Científico-tecnológica e seu impacto sociocultural. A Revolução Microeletrônica.  Mídias e cultura de massas. O ensino de História e as linguagens audiovisuais. Ensino de História e as Tecnologias da Informação e Comunicação.

PROGRAMA

 

Unidade 1- A Revolução Científico-tecnológica do século XIX e seu impacto sociocultural

  1. 1 Aceleração científica e transformações econômicas

  2. 2 Transformações tecnológicas, sociedade de massas e as mutações no cotidiano

  3. 3 A Revolução Microeletrônica

 

 Unidade 2 - Mídia e poder: dos meios às mediações

  1. 1 Os meios de comunicação de massa e a esfera pública

  2. 2 A televisão, o rádio e a propaganda

  3. 3 A sociedade do espetáculo

 

Unidade 3 - Ensino de História e linguagens audiovisuais

  1. 1 O cinema

  2. 2 A televisão

  3. 3 O cinema no ensino de história

 

Unidade 4- Ensino de História e Tecnologias da Informação e Comunicação

  1. 1 O impacto sociocultural das tecnologias da informação

  2. 2 Jogos digitais e narrativa histórica

  3. 3 Ensino de História e TICs

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BURKE, Peter. Testemunha Ocular. Bauru – SP: EDUSC, 2004

ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2009.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Cia. Das Letras, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e Poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. 5ªed., Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

aprovação

 

Aurelino José Ferreira Filho

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria R nº 623/2018

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254343 e o código CRC 246FB41A.




Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1254343