|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
|
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Discutir o impacto sociocultural e sociotécnico das transformações tecnológicas relacionadas à Revolução Técnico-Científica e à Revolução Microeletrônica;
Trabalhar com a singularidade da linguagem cinematográfica e da imagem digital;
Compreender os conceitos de cultura visual e meios de comunicação de massa;
Ler e refletir sobre os teóricos da mídia;
Exercitar o contato com documentos imagéticos e/ou visuais na construção do conhecimento histórico escolar;
Refletir sobre mídia e poder;
Analisar documentos imagéticos;
Avaliar criticamente os impactos tecnológicos na sociedade e na educação.
Ementa
A Revolução Científico-tecnológica e seu impacto sociocultural. A Revolução Microeletrônica. Mídias e cultura de massas. O ensino de História e as linguagens audiovisuais. Ensino de História e as Tecnologias da Informação e Comunicação.
PROGRAMA
Unidade 1- A Revolução Científico-tecnológica do século XIX e seu impacto sociocultural
1 Aceleração científica e transformações econômicas
2 Transformações tecnológicas, sociedade de massas e as mutações no cotidiano
3 A Revolução Microeletrônica
Unidade 2 - Mídia e poder: dos meios às mediações
1 Os meios de comunicação de massa e a esfera pública
2 A televisão, o rádio e a propaganda
3 A sociedade do espetáculo
Unidade 3 - Ensino de História e linguagens audiovisuais
1 O cinema
2 A televisão
3 O cinema no ensino de história
Unidade 4- Ensino de História e Tecnologias da Informação e Comunicação
1 O impacto sociocultural das tecnologias da informação
2 Jogos digitais e narrativa histórica
3 Ensino de História e TICs
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BURKE, Peter. Testemunha Ocular. Bauru – SP: EDUSC, 2004
ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2009.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Cia. Das Letras, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.
CHAUÍ, Marilena. Simulacro e Poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. 5ªed., Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254343 e o código CRC 246FB41A. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254343 |