UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Medicina

Avenida Para, 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3225-8604 - Bloco 2U - Sala 23
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PRODUTOS NUTRICIONAIS

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE BIOTECNOLOGIA - IBTEC

Código:

GBT039

 

Período/Série:

Turma:

-

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

(  )

Professor(A):

Cínthia Rodarte Parreira Alane – cinthianutri@yahoo.com.br

Flávia Souza Almeida – flavia.souza@ufu.br

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Horário da disciplina: Quintas-feiras: 14h às 17h40

A sala de aula será confirmada posteriormente.

 

EMENTA

Conceitos básicos e teóricos da nutrição humana; Conceito, funções e recomendações nutricionais dos nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, mineiras, água e fibras alimentares); Leis da Alimentação; Guia Alimentar da População Brasileira; Pirâmide dos Alimentos; Noções básicas de Nutrição Clínica; Alimentos Funcionais; Suplementos Alimentares; Produtos tecnológicos para dietas enterais comerciais; Produtos tecnológicos utilizados em Nutrição Parenteral; Novas Fontes Proteicas na Alimentação Humana; Influência do Processamento na Produção de Alimentos.

JUSTIFICATIVA

É de fundamental importância conhecer todos os aspectos relacionados à nutrição e aos alimentos (conceitos, composições, efeitos, benefícios) no desenvolvimento de produtos nutricionais e na biotecnologia como um todo, com o intuito de beneficiar a população de forma geral.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Reconhecer os nutrientes e o valor nutricional dos alimentos, bem como os conceitos básicos relacionados à Ciência da Nutrição.

Objetivos Específicos:

  • Distinguir os conceitos básicos da nutrição: nutrição, alimentação, alimento, nutrientes, dieta, cardápio, dietética, estado nutricional, formulas dietéticas;
  • Reconhecer os macronutrientes e os micronutrientes, suas funções e principais fontes;
  • Reconhecer o papel de compostos alimentares na saúde humana.

PROGRAMA

O conteúdo programático será abordado a partir de aulas expositivas/dialogadas com auxílio de data-show e lousa; discussões em grupo; debates; além da realização de aulas práticas e atividades assíncronas que garantam a compreensão individual do aluno.

Os estudantes poderão esclarecer dúvidas pelo chat da plataforma virtual Microsoft Teams, através do e-mail, ou durante os encontros presenciais.

 

Data

Atividades: Quinta-feira – 14 às 17h40

1

05/05

-Apresentação da disciplina

-Introdução à nutrição - conceitos básicos

-Leis da Alimentação

-Pirâmide dos Alimentos

-Guia Alimentar para a população Brasileira

4h

T

2

12/05

Influência do processamento na produção de alimentos

4h

T

3

19/05

Aula prática 1: Influência do processamento na produção de alimentos

4h

P

4

26/05

Alimentação do futuro – Novas fontes proteicas e o impacto na alimentação

4h

T

5

02/06

-Aditivos alimentares

-Fortificação alimentar

-Alimentos funcionais

4h

T

6

09/06

Aula prática 2: Alimentos funcionais

4h

P

7

16/06

Feriado corpus christi

-

-

8

23/06

Prova 1

4h

T

9

30/06

-Ingestão dietética de referência

-Compostos tóxicos e fatores antinutricionais

4h

T

10

07/07

Seminário: Eliminação de toxinas naturais nos alimentos

4h

P

 

11

 

14/07

-Suplementos alimentares

-Alimentos para fins especiais (terapia nutricional enteral e parenteral)

4h

T

12

21/07

Aula prática 3: Compostos Bioativos/Suplementos alimentares

4h

P

13

28/07

Prova 2

4h

T

14

04/08

Debate: Agrotóxicos e Transgênicos (Tribunal)

4h

T

15

11/08

-Apresentação da proposta de produto nutricional

-Finalização da disciplina

4h

T

16

18/08

Atividade de recuperação

4h

T

*T: Atividade teórica, P: Atividade prática

AVALIAÇÃO

As seguintes avaliações serão realizadas na disciplina:

OBS: Alunos que se matricularem apenas para a realização das aulas práticas serão pontuados apenas quanto ao seminário (25 pts) e aos relatórios de aulas práticas (75 pts), totalizando-se 100 pontos.

Estrutura do projeto com a proposta de produto nutricional

OBS: Os alunos também farão um seminário ao final da disciplina para apresentar o produto nutricional proposto.

Atividade de recuperação

A disciplina de produtos nutricionais prevê 01 atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem para o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (60 pts) e com frequência mínima de 75% no componente curricular, de acordo com as Normas Gerais de Graduação (RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022).

A atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem valerá 100 pontos, e o critério/cálculo da nota final será obtido pela média entre a nota das avaliações anteriores (100 pts) e a atividade de recuperação (100 pts).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., Brasília, 2014. 156 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

CORREIA L. F. M.; FARAONI A. S.; PINHEIRO-SANT’ANA H. M. Efeitos do processamento industrial de alimentos sobre a estabilidade de vitaminas. Alim. Nutr., v.19, n.1, p. 83-95, 2008.

Disponível em: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/204/209

DALA-PAULA, B. M.; GOZZI, W. P.; KRINGEL, D. H.; PELOSO, E. F.; CUSTÓDIO F. B. Química e Bioquímica de Alimentos. 1ª ed, Alfenas: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2021. 250 p.

Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/598853/2/Quimica%20%26%20Bioquimica%20de%20Alimentos.pdf

Complementar

AZEVEDO E. Alimentação, sociedade e cultura: temas contemporâneos. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, n. 44, p. 276-307, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/15174522-019004412

FASOLIN, L.H.; PEREIRA, R.N.; PINHEIRO, A.C.; MARTINS, J.T.; ANDRADE, C.C.P.; RAMOS, O.L.; VICENTE A. A. Emergent food proteins – Towards sustainability, health and innovation, Food Research International, v. 125, 108586, 2019. Disponível em:  https://doi.org/10.1016/j.foodres.2019.108586

FI GLOBAL INSIGHTS. Plant-based ingredients are here to stay: Overview of integration across food and drink categories [Report], 2020. Disponível em: https://insights.figlobal.com/report-downloads/plant-based-ingredients-are-here-stay-overview-integration-across-food-and-drink

PADOVANI R.M., AMAYA-FARFÁN J., COLUGNATI F.A.B., DOMENE S.M.A. Dietary reference intakes: Aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Rev. Nutr., v.19(6), p. 741-760, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000600010

SOUZA E. B. Transição nutricional no Brasil: análise dos principais fatores. Cadernos UniFOA, V. 13, 2010. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1025

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Cínthia Rodarte Parreira Alane, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/04/2022, às 22:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Flávia Souza Almeida, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 20/04/2022, às 09:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.023194/2022-23 SEI nº 3530957