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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Números reais e funções; limites e continuidade; derivadas; teoremas sobre funções deriváveis; aplicações da derivada; a integral indefinida.
JUSTIFICATIVA
Os conceitos abordados pela disciplina desempenham um papel importante na estrutura curricular do curso de Física Médica. Além de abordar conceitos básicos matemáticos, preenchendo algumas lacunas apresentadas pelos estudantes ao ingressar na universidade, esta disciplina fornece aos alunos uma base matemática necessária para a formação de um profissional da área.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Espera-se que, ao final do curso, o aluno seja capaz de usar os conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos domínios da análise e da aplicação, a fim de resolver problemas de natureza física e geométrica no decorrer do curso e na vida profissional. |
Objetivos Específicos: |
Familiarizar o aluno com a linguagem e conceitos envolvidos no estudo de limite, continuidade, derivabilidade e integrabilidade de funções reais de uma variável real. |
PROGRAMA
NÚMEROS REAIS E FUNÇÕES
Números reais
Desigualdades
Valor absoluto
Funções: domínio, contradomínio, imagem e gráfico
Composição de funções
Funções pares, ímpares, crescentes, decrescentes e periódicas
Funções sobrejetoras, injetoras, bijetoras e função inversa
Funções trigonométricas
Funções logarítmicas e exponenciais
Funções potências de expoentes racionais
LIMITES E CONTINUIDADE
Definição de limite
Teoremas sobre limites
Limites laterais
Limites infinitos
Limites no infinito
Continuidade em um ponto e em um intervalo
Teoremas sobre continuidade
Teorema do Confronto e limites fundamentais
DERIVADAS
Definição, significados geométrico e físico
Equações das retas tangentes e normal
A derivada como taxa de variação instantânea
A diferenciabilidade e continuidade
Regras de derivação
Regra da cadeia
Derivada de função inversa
Derivação de uma função definida implicitamente
Derivadas de ordem superior
Taxas relacionadas
TEOREMAS SOBRE FUNÇÕES DERIVÁVEIS
Teorema de Rolle
Teorema do Valor Médio
Regra de L’Hospital
APLICAÇÃO DA DERIVADA
Funções crescentes e decrescentes
Máximos e mínimos relativos e absolutos
Teorema do valor extremo
Concavidade e pontos de inflexão
Testes da derivada primeira e da derivada segunda
Assíntotas horizontais e verticais
Esboço de gráficos de funções
Funções hiperbólicas
Problemas de otimização
A INTEGRAL INDEFINIDA
A diferencial
A operação inversa da derivação
Teorema sobre integrais indefinidas
Integrais imediatas
Integrais por substituição algébrica
Integrais por partes
Integrais por substituições trigonométricas
Integrais de funções racionais
Equações diferenciais simples e suas soluções
METODOLOGIA
A disciplina (cuja carga horária total é de 108 horas-aula) será composta por atividades presenciais (totalizando 94 horas-aula) e atividades assíncronas (14 horas-aula).
Com relação às atividades presenciais, ocorrerão semanalmente às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 19:00 às 20:40, no período de 02/05/2022 a 20/08/2022.
Com relação às atividades assíncronas, os alunos deverão assistir videoaulas referentes a alguns tópicos abrangidos pela disciplina por meio da plataforma YouTube, através do canal já existente CatiMat (www.youtube.com/catimat). Além disso, o aluno deverá resolver semanalmente exercícios avaliativos (mais detalhes em Avaliação) que serão disponibilizados no âmbito da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle UFU (cuja chave de acesso será fornecida aos alunos matriculados). Serão disponibilizados, via Moodle, um roteiro semanal para as atividades assíncronas.
O controle de assiduidade será feito pela entrega dos exercícios avaliativos via Moodle.
Quanto ao atendimento aos alunos, se dará nas sextas-feiras, das 11:00 as 12:20 e das 18:00 as 19:00, de maneira presencial na sala da docente, 1F 110.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de maneira contínua e com diferentes estratégias:
1) Será aplicada, semanalmente, uma atividade (num total de 10 atividades), via plataforma Moodle. Cada atividade consistirá na resolução de no máximo três exercícios que envolverão os conteúdos já trabalhados. O discente terá o prazo de 7 dias corridos a partir da data de liberação das atividades para postar sua resolução via plataforma Moodle. A realização destas atividades originará a nota das atividades via Moodle (AM) que valerá 60 pontos (6 pontos cada atividade semanal).
2) Serão aplicadas três provas dissertativas, realizadas presencialmente. As datas das provas, os respectivos conteúdos e as pontuações são as seguintes:
1ª Prova (P1): 10/06/2022 (Funções, limites e continuidade) – 80 pontos;
2ª Prova (P2): 15/07/2022 (Derivadas e suas aplicações) – 80 pontos;
3ª Prova (P3): 12/08/2022 (Integrais indefinidas) – 80 pontos.
A média final (MF) será computada da seguinte maneira:
MF= (P1 + P2 + P3 + AM) / 3.
Aquele discente que, ao final da disciplina não obtiver a pontuação necessária para sua aprovação, terá a oportunidade de realizar uma quarta prova (P4) que substituirá a menor nota entre as P1, P2, e P3 e de ser aprovado com média 60 (exatamente). A análise será feita da seguinte maneira: suponha que o discente havia obtido a menor nota na P2. Sendo assim, a nota da P4 substituirá a nota da P2 e uma nova média será realizada:
(P1 + P4 + P3 + AM)/3.
Se a nota (P1 + P4 + P3 + AM)/3 for maior ou igual a 60, o discente estará aprovado com a nota 60. Caso contrário, o discente será reprovado com média final dada por (P1 + P2 + P3 + AM) / 3.
A data da prova substitutiva será no dia 19/08/2022.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. THOMAS, G. B. Cálculo (vol 1). 10a. ed. São Paulo: Editora Addisson Wesley, 2003.
2. STEWART, J. Cálculo. 6ª. ed. São Paulo: Editora Pioneira – Cengage Learning, 2009.
3. MUNEN, M. e FOULIS, D. J. Cálculo (vol 1). Editora Guanabara Koogan, 1982.
Complementar
4. VILCHES, M. A. e CORRÊA, M. L. Apostilas de Pré-cálculo. Departamento de Análise – IME - UERJ. Disponível em: https://www.ime.uerj.br/download/para-iniciantes-pre-calculo/
5. GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. 5ª. ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 2001.
6. SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica. (vol 1). 2a. ed. São Paulo: Editora Makron Books, 1994.
7. LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. (vol 1). 3a. ed. São Paulo: Editora Harbra., 1994.
8. BOULOS, P. Cálculo Diferencial e Integral. (vol 1). Makron Books, 1999.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Catiana Casonatto, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/05/2022, às 15:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.022730/2022-73 | SEI nº 3602962 |