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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Geografia Política e Geopolítica: uma questão teórico-metodológica e política. Poder, sociedade, espaço geográfico: constituição e consolidação do Estado-Nação. Princípio de territorialidade e lógica da rede: a organização do espaço mundial. Ordem mundial: conflitos de natureza política e geopolítica. A geopolítica brasileira. Tensões políticas e geopolíticas no território e na sociedade brasileira.
JUSTIFICATIVA
O mundo contemporâneo passa por significativas transformações, cuja velocidade se acelera cada vez mais. Estas transformações se dão nas mais variadas escalas, provocando grandes mudanças políticas e territoriais, tanto em nível local, quanto regional, nacional e global. Compreender estas transformações e dimensionar adequadamente suas incidências territoriais torna-se uma das principais atividades do profissional de Geografia, pois cabe ao mesmo interpretar os panoramas atuais e os que se anunciam, como forma de entender a complexidade do mundo atual.
OBJETIVO
Objetivo Geral: Analisar o contexto político e geopolítico do mundo contemporâneo e as relações de poder, privilegiando a idéia de território na definição/redefinição da Geografia Política e da Geopolítica na dinâmica das sociedades humanas. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1.1 - Ambigüidade, conflito e contradição nas relações entre sociedade-poder-espaço geográfico;
1.2 - Geografia Política e Geopolítica: as teorias dos clássicos;
1.3 - Geografia Política e Geopolítica: uma análise crítica;
1.4 - Geopolítica em fins do século XX e início do século XXI: uma concepção que alia direitos democráticos, territórios e redes.
2. O PAPEL DESEMPENHADO PELO TERRITÓRIO NA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA SOCIEDADE HUMANA
2.1 - Breve histórico do significado político do território;
2.2 - Relações entre Povo, Território, Pátria, Nação, Estado;
2.3 - Formação e consolidação de Estados nacionais na sociedade moderna.
3. BRASIL: UM ESTADO-NAÇÃO EM BUSCA DE INFLUÊNCIA NA CENA INTERNACIONAL
3.1 - Dimensão continental do território: gênese da unidade político-geográfica do Estado brasileiro;
3.2 - Autoritarismo e conservadorismo na constituição do Estado-nação brasileiro;
3.3 - “Escola Brasileira de Geopolítica”: ambições, projetos, realizações.
4. REPRESENTAÇÕES GEOPOLÍTICAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
4.1 - Nacionalismo, patriotismo, nacionalidades e minorias;
4.2 - Novo papel do Estado-nação face aos desafios da mundialização da economia: lógica da territorialidade e lógica de redes;
4.3 - Na virada do século XX para o século XXI:
4.4 - Confronto democracia e terrorismo;
4.5 - Papel da Geopolítica na consolidação da democracia no mundo.
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, adotar-se-á o modelo de aulas 50% síncronas e 50% assíncronas (contemplando unicamente atividades remotas online e off-line). Para tal efeito, os alunos terão todo o material da disciplina disponível na página web do professor:
https://sites.google.com/site/professorandersonportuguez/ , na qual há links para a disciplina. Os conteúdos disponibilizados ao longo do semestre serão:
Plano da disciplina, o roteiro para elaboração dos trabalhos avaliativos), textos em PDF abertos para downloads, publicações em PDF do próprio professor, links para vídeos de acesso livre e áudio-aulas.
As aulas síncronas ocorrerão todas as segundas-feiras, das 08 às 09:40h, por meio do programa Google Meet. O link de acesso às aulas será disponibilizado pelo docente em sua página web https://sites.google.com/site/professorandersonportuguez/
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio de e-mail (portuguez.andersonpereira@gmail.com), aplicativos de mensagens (WhatsApp 34-996885213) ou reuniões individuais com uso das plataformas Google Meet ou Microsoft Teams, em horários específicos a serem definidos pelo professor.
A base das aulas serão os encontros semanais, durante os quais o professor aprofundará as discussões teóricas da disciplina. O professor disponibilizará para os alunos, os textos básicos e de apoio que necessitarão para cursar a disciplina. Porém, cabe aos alunos procurarem, por iniciativa própria, outras obras e artigos que tratam dos temas abordados na disciplina. O conhecimento não se constrói por mera transmissão de dados. Ele é um processo que exige interatividade dos envolvidos e exige esforço de todos e todas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma individual e baseada em duas estratégias:
· Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de uma EDR-Estudo dirigido Remoto - sobre o conceito de território e sua aplicação nos estudos da Geografia Política. O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula e os alunos poderão encaminhar a atividade até 15 dias antes do final do semestre letivo. Valor: 35,0 pontos.
· Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de uma EDR-Estudo dirigido Remoto - sobre o conceito de fronteiras e sua aplicação nos estudos da Geografia Política. O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula e os discentes poderão encaminhar a atividade até 15 dias antes de finalizar o semestre. Valor: 35,0 pontos.
· Entrega de um trabalho que será realizado individualmente sobre um filme escolhido pelo professor, com link disponibilizado no site do docente desde o início da disciplina. A obra fílmica deverá servir de base para os discentes respondam questões elaboradas pelo professor, sobre conceitos fundamentais da disciplina. A data limite para encaminhar a resenha do filme é 15 dias antes do fim do semestre letivo. Valor: 30 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CASTRO, Iná E. de, GOMES, Paulo Cesar da C., CORRÊA, Roberto L. (orgs.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 1995. 353 p. p. 271-307.
CASTRO, Iná E. de, GOMES, Paulo Cesar da C., CORRÊA, Roberto L. (orgs.). Questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 1996. 470 p. p. 367-415.
MAGNOLI, Demétrio. O Corpo da Pátria: Imaginação Geográfica e Política Externa no Brasil (1808-1912). São Paulo: Ed. da Unesp/Moderna, 1997. 318 p.
MIYAMOTO, Shiguenoli. Geopolítica e Poder no Brasil. Campinas: Papirus, 1995. 257 p. (Coleção Estado e Política)
Complementar
DOWBOR, Ladislau, IANNI Octavio, RESENDE, Paulo-Edgar (orgs). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997. 302 p. (Coleção Horizontes da Globalização).
FURTADO, Celso. O capitalismo global. São Paulo: Paz e Terra, 1998. 81 p.
_____. Brasil: a construção interrompida. 2a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 87 p.
MATTOS, Carlos de Meira. Geopolítica e Teoria de Fronteiras. Fronteiras do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1990. 116 p.
MELLO, Leonel I. A. Quem tem medo da geopolítica? São Paulo: Hucitec/Edusp, 1999. 228 p. (Geografia: Teoria e Realidade; 45)
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 470 p.
VESENTINI, José William. Novas geopolíticas: As representações do século XXI. São Paulo: Contexto. 2000. 125 p. (Coleção Caminhos da Geografia)
_______. A capital da geopolítica. São Paulo: Ática, 1986. 240 p. (Ensaios, n. 124)
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Anderson Pereira Portuguez, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/02/2021, às 16:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 | SEI nº 2549504 |