|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade. A dinâmica urbano-industrial e as articulações com o espaço agrário. Especificidades dos espaços intrarregionais. Papel no contexto contemporâneo.
JUSTIFICATIVA
O Centro-Sul brasileiro passa por significativas transformações, cuja velocidade se acelera cada vez mais. Estas transformações se dão nas mais variadas escalas, provocando grandes mudanças políticas e territoriais, tanto em escala local, quanto regional, o que rebate na escala nacional, pois esta é a região de maior concentração técnica do país. Compreender estas transformações e dimensionar adequadamente suas incidências territoriais torna-se uma das principais atividades do profissional de Geografia, pois cabe ao mesmo interpretar os panoramas atuais e os que se anunciam, como forma de entender a complexidade do Brasil atual.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os processos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais que compõem a formação espacial da região Centro-Sul do Brasil, considerando-a como componente da totalidade do espaço e território brasileiro. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
1. Estruturação e diferenciação do espaço regional: natureza e sociedade
1.1 - Aspectos fisiográficos da região Centro-Sul;
1.2 - A formação territorial do Centro-Sul brasileiro;
2. Dinâmica urbano-industrial e o espaço agrário
2.1 - A importância da atividade cafeeira na organização do espaço regional.
2.2 - A industrialização e seus impactos socioespaciais.
2.3 - A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.
2.4 - O processo de organização e transformação agrária.
3. Especificidades dos espaços intrarregionais
3.1 - O Sul e o Pampa Gaúcho.
3.2 - O eixo Rio-São Paulo.
3.3 - As Minas Gerais e o Triângulo Mineiro.
3.4 - Brasília: O centro nacional das decisões políticas.
3.5 - O Cerrado e a fronteira oeste.
4. Centro-Sul no contexto contemporâneo do território brasileiro.
4.1 - O Centro-Sul e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.
4.2 - Economia, política, gestão e funções.
4.3 - Inserção no meio técnico-científico informacional.
4.4 Questões étnico-raciais na formação territorial do Brasil e no Centro-Sul brasileiro.
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, adotar-se-á o modelo de aulas 50% síncronas, que serão cumpridas por meio da Plataforma Google Meet (https://gsuite.google.com/intl/pt-BR/products/meet/), todas as quartas feiras de 08h. às 09h. e 40min. Durante este período, o professor ministrará aulas expositivas e realizará debates sobre os temas pertinentes ao programa ora apresentado. Os outros 50% da carga horária da disciplina será cumprido de forma assíncronas (contemplando unicamente atividades remotas off-line).
Para tal efeito, os alunos terão todo o material da disciplina disponível na página web do professor: https://sites.google.com/site/professorandersonportuguez/ , na qual há links para a disciplina. Os conteúdos disponibilizados ao longo do semestre serão:
Plano de ensino da disciplina, atividades avaliativas, slides que nortearão as aulas teóricas, textos em PDF abertos para downloads, publicações em PDF do próprio professor, links para vídeos de acesso livre e áudio-aulas.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio de e-mail (portuguez.andersonpereira@gmail.com), aplicativos de mensagens (WhatsApp 34-996885213) ou reuniões individuais com uso da plataforma Google Meet (https://gsuite.google.com/intl/pt-BR/products/meet/).
O professor disponibilizará para os alunos, os textos básicos e de apoio que necessitarão para cursar a disciplina. Porém, cabe aos alunos procurarem, por iniciativa própria, outras obras e artigos que tratam dos temas abordados na disciplina. O conhecimento não se constrói por mera transmissão de dados. Ele é um processo que exige interatividade dos envolvidos e exige esforço de todos e todas.
Neste semestre, esta disciplina contará com a participação de dois discentes do PPGEP/UFU, matriculados na disciplina Estágio de Docência (2021/2), ministrada pelo professor Anderson Pereira Portuguez. Cada aluno cumprirá no mínimo 15 horas de observação das aulas do docente.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma individual e baseada em duas estratégias:
· Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de uma EDR-Estudo Dirigido Remoto - sobre a formação territorial do Brasil, com enfoque na macrorregião Centro-Sul. O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula, devendo ser entregue devidamente respondido até o dia 29/10/2021, Valor: 35,0 (trinta e cinco) pontos.
· Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de uma EDR-Estudo Dirigido Remoto - sobre o conceito de “Região Concentrada” de Santos e Silveira (2001). O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula, devendo ser entregue devidamente respondido até o dia 29/10/2021. Valor: 35,0 (trinta e cinco) pontos.
· Entrega de um trabalho que será realizado individualmente sobre um filme escolhido pelo professor, com link disponibilizado no site do docente desde o início da disciplina. A obra fílmica deverá servir de base para os discentes respondam questões elaboradas pelo professor. O link do vídeo será disponibilizado pelo professor em seu site no primeiro dia de aula, devendo os alunos, entregarem a avaliação do filme até o dia 29/10/2021. Valor: 30,0 (trinta) pontos.
A divulgação dos resultados e notas finais ocorrerá na aula do dia 03/11/2021.
Esta disciplina não terá atividades avaliativas substitutivas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BRUM, Argemiro. O desenvolvimento econômico brasileiro. 18 ed. Petrópolis (RJ): Vozes; Ijui (RS): Unijui, 1998.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. Companhia das Letras. 26. ed. São Paulo, 1995.
PORTUGUEZ, A. P.; MOURA, G. G.; COSTA, R. A. Geografia do Brasil Central: enfoques teóricos e particularidades regionais. Uberlândia: Assis, 2011.
Santos, M.; Silveira, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001
Complementar
ANDRADE, Manuel C. Espaço, polarização e desenvolvimento. São Paulo: Grijalbo, 1977.
AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. Rio de Janeiro, IBGE, 1958
CLAVAL, Paul. A Geografia Cultual. Florianopolis: EDUFSC, 2007.
CORREA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Anderson Pereira Portuguez, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/06/2021, às 18:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2838385 e o código CRC 1C003B8A. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2838385 |