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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31301 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA ÁFRICA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Compreender os aspectos teórico-metodológicos envolvidos na constituição da História da África como objeto de pesquisa na historiografia ocidental;
Conhecer os principais aspectos da trajetória histórico-cultural das diversas etnias/civilizações africanas, independente da divisão em épocas da história europeia;
Compreender a formação dos tráficos de escravos negros e da própria escravidão negra como um aspecto multifacetado e independente da visão eurocêntrica, que estabelece este momento da história africana como objeto principal de estudo histórico;
Comparar os estudos acadêmicos recentes na área de História da África às formas e metodologias de ensino sobre o tema aplicadas nos vários níveis de ensino no Brasil.
Ementa
A instituição da História da África como objeto de pesquisa histórica. A historiografia africana nos séculos XX e XXI: principais questões teórico-metodológicas e abordagens. Aspectos gerais da trajetória histórico-cultural das diversas etnias/civilizações africanas. A formação dos tráficos de escravos a partir do continente africano e suas diversas apropriações (século VII – XIX). A “corrida imperialista” do século XIX e os processos de independência política no século XX a partir do ponto de vista da historiografia africana recente. A África na atualidade: enfrentamentos. O ensino da História da África no Brasil: problemas e desafios.
PROGRAMA
1 – O surgimento da História da África como objeto de pesquisa histórica.
2 – A historiografia africana nos séculos XX e XXI: principais questões teórico-metodológicas e abordagens.
3 – Aspectos gerais da trajetória histórico-cultural das diversas etnias/civilizações africanas.
4 – A formação dos tráficos de escravos a partir do continente africano e suas diversas apropriações (século VII – XIX).
5 – A “corrida imperialista” do século XIX e os processos de independência política no século XX a partir do ponto de vista da historiografia africana recente.
6 – A África na atualidade: enfrentamentos.
7 – O ensino da História da África no Brasil: problemas e desafios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
APPIAH, Kwame A. Na casa de meu pai. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
LOVEJOY, Paul E. A escravidão na África: uma história e suas transformações, tradução Regina Bhering e Luiz Guilherme Chaves. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
UNESCO. História geral da África. Brasília: UNESCO, 2010. 8 vols.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
FERRO, Marc. História das colonizações. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
HERNANDEZ, Leila M. G. L. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
THORNTON, John K. A África e os africanos na formação do mundo atlântico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
WESSELING, H. L. Dividir para dominar: a partilha da África, 1880-1914. São Paulo; Rio de Janeiro: Revan: Ed. da UFRJ, 1998.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719364 |