UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO 33206

Período/Série:

2

Turma:

NOTURNO

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

MAURO MACHADO VIEIRA

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

Os autores clássicos da sociologia e o seu pensamento sobre a educação: positivismo, materialismo histórico dialético e sociologia compreensiva.

JUSTIFICATIVA

Na formação do pedagogo é necessário o exercício e discussão da instituição sociedade e seus problemas dando particularidade ao processo educacional. Com um enfoque nos instrumentos de análise dos pensadores clássicos da sociologia (Durkheim, Marx e Weber). Este profissional participa diretamente da formação do cidadão desde a tenra idade. Desse modo, a/o futura/o pedagoga/o terá condição de estabelecer relações, tanto crítica, quanto reflexiva, no âmbito da teoria e da práti ca da educação

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aprender a ler a relação Indivíduo Sociedade e suas implicações na prática docente.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver o entendimento da relação indivíduo sociedade na perspectiva dos clássicos da sociologia;

  • Entender a factualidade do processo social na formação do indivíduo;

  • Compreender a função social da escola: reprodução social e/ou emancipação?

  • Analisar a desigualdade social como questão a ser compreendida e superada.

  • Examinar a desigualdade social na escola, atentando para as teorias sociológicas pós-estruturalistas em suas várias correntes.

  • Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: as pessoas como fazedoras de história.

PROGRAMA

Unidade I: Relação Indivíduo-Sociedade:  contexto histórico da Sociologia enquanto Ciência

1.1 Funcionalismo e a Educação: Emílie Durkheim

Unidade II:  Compreensivismo e a Educação: Max Weber

Unidade III: Materialismo Histórico e a Educação: Karl Marx

METODOLOGIA

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas dialógicas, na qual a perspectiva freireana da problemática será a orientadora primordial do processo formativo. O Memorial que os discentes construíram  no primeiro período será o documento problematizador e gerador dos conceitos e conteúdos a serem explorados. 

A disciplina contará com: [1] grupo no Whats App para dinamizar a comunicação entre docente e estudantes.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 CONGRAD. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.

AVALIAÇÃO

Procedimentos avaliativos:

O processo avaliativo é de caráter formativo e por optarmos em trabalhar com a ótica freireana de problematização, estabelecemos inicialmente uma divisão da pontuação, na qual o discente sempre terá uma nova oportunidade para responder ao solicitado. Tanto que já sinalizamos que ao não atingir a pontuação necessária para aprovação, terá a oportunidade de uma outra avaliação para a mesma. Claro que todo este processo será dentro da dialogicidade e acordos anteriores. Se for necessário, na ultima semana de aula terá uma prova síntese para o discente que não atingiu a média necessária de 60 pontos. 

Quadro 1 – Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações

 

atividades avaliativas

pontuação

Frequência e participação

10

Apresentação Individual do Memorial em sala

5

Reelaboração do Memorial dando enfoque a perspectiva social - entregar na penúltima semana da aula. 

40

Avaliação Síntese da Disciplina

45

Total de pontos distribuídos

100

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

FORACHI, M. A. (Org.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução a Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. 

QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

WEBER, M. Conceitos sociológicos fundamentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

Complementar

BAUMAN, Z. Aprendendo a pensar com a sociologia: Zygmund Bauman e Tim May. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 

BOUDON, R. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 2000.

DICIONARIO do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2012.

FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2006.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

JOHNSON, A. G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

SACRISTAN, J. G. A educação obrigatória: sentido educativo e social. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a poética do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

PARO, V. (Org.). A teoria do valor em Marx. São Paulo: Cortez, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mauro Machado Vieira, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/02/2023, às 10:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4241655