UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Currículo e o Trabalho Pedagógico

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Curso de Pedagogia

Código:

ICHPO33403

Período/Série:

4º Período 

Turma:

TN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

 

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

Concepções e histórico do currículo. Caracterização e fundamentos dos processos de organização e implementação curricular. As conexões existentes ente currículo e cultura escola nas dimensões de organização do trabalho pedagógico. O currículo como construção do conhecimento. Planejamento e avaliação do currículo. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico Reformas educacionais e a organização currículo.

JUSTIFICATIVA

O lugar dessa disciplina no Curso de Graduação em pedagogia traduz-se na busca de uma concepção de currículo que compreende o processo de construção contínua de uma matriz curricular.

Parte-se, assim, de um referencial que seja coerente com o que já foi trabalhado no curso e, ainda, que traduza e complemente uma visão transformadora e reflexiva de formação inicial.

A formação inicial, entendida nesta perspectiva institucional, além da formação em si, atribui a certificação e ainda modifica ou reproduz as relações do sistema educativo, cultural e econômico de determinada realidade. Assim, é possível e necessário admitir o grau de importância que a formação inicial desempenha na práxis social. Não pode responsabilizar-se sozinha pelos percalços na formação de professores, mas é necessário assumir a sua responsabilidade no desenvolvimento de tais funções.

Na busca da coerência teórica, o que propicia a existência de um curso de formação inicial é a sua matriz curricular, que materializa quais as concepções, finalidades e princípios de formação inicial pretendidos pelo curso, neste caso, o curso de Pedagogia do ICHPO/UFU.

Assim, a concepção de currículo é compreendida como uma construção cultural. Corroborando uma consideração de Grundy, “não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas” (1987 apud SACRISTÁN, 2000, p. 14).

A partir dessa concepção de currículo como construção cultural, histórica e social, que preenche a formação de princípios, conteúdos e orientações, nos leva à compreensão de contextos concretos que dão forma e conteúdo ao curso de Pedagogia. Trata-se, assim, de um complexo processo social com múltiplas expressões que impedem resumir ou esquematizar formas de organização curricular independente de suas relações de existência.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender as concepções históricas de currículo, seus fundamentos e suas implicações no contexto escolar

Objetivos Específicos:

  • Identificar os diversos conceitos e concepções de currículo;
  • Descrever os processos metodológicos da organização curricular;
  • Discutir a relação entre currículo e cultura escolar;
  • Explicar a relação do Currículo com a construção do conhecimento;
  • Discutir no âmbito das políticas de currículo a Base Nacional Comum para a educação básica;
  • Proporcionar situações de experiências com a educação básica que oportunizem aos estudantes um maior aprofundamento do currículo vivido no âmbito do espaço educativo como espaço cultural gerador de conhecimento;
  • Aprofundar as discussões da organização do trabalho pedagógico na escola a partir dos elementos: gestão, currículo, avaliação e planejamento e acompanhamento dos processos educativos;
  • Problematizar os impactos reformas educacionais na organização do currículo escolar;
  • Articular o conteúdo da disciplina com o ciclo de formação “Diálogos Interculturais” e com o Prointer IV – Educação Infantil

PROGRAMA

Unidade I: Teorias e histórico do Currículo

1.1 - As origens do campo do Currículo no Brasil

1.2 - As teorias sobre Currículo

1.3 - Origem e desenvolvimento do conceito de Currículo

1.4 - Características e fundamentos do Currículo escolar

Unidade II: Processos metodológicos da organização curricular

2.1 - O Currículo e sua práxis: tarefas escolares, conteúdo e prática

2.2 - O plano a ser realizado pelos professores

2.3 - O Currículo prescrito como instrumento da política curricular

2.4 - Funções das prescrições e regulações curriculares

2.5 - Currículo e a organização do trabalho pedagógico

Unidade III: Currículo e cultura escolar

3.1- O Currículo e o cotidiano escolar

3.2 - Significados, dilemas e práxis

3.3 - Estrutura social do trabalho e seu poder de mediação no Currículo.

Unidade IV: O Currículo e a construção do conhecimento

4.1 - Características da aprendizagem pedagógica motivada pelo currículo;

4.2 - A complexidade da aprendizagem escolar e o Currículo.

Unidade V: Avaliação do Currículo

5.1 - A avaliação: uma ênfase no Currículo

5.2 - A avaliação como expressão das decisões dos professores

Unidade VI: Políticas educacionais e seus impactos no currículo:

6.1 - Reformas educacionais e mudanças no currículo da escola

6.2 - A BNCC: perspectivas e retrocessos organização curricular

6.3 - A organização curricular a partir da Reforma do Ensino Médio

METODOLOGIA

A disciplina propõe o desenvolvimento de situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos. As aulas presenciais serão por meio de aula expositivas, ciclos de debate, roda de conversa.  A disciplina terá carga horária de 60h semanais e está dividida em 15 encontros presenciais

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:

A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.

AVALIAÇÃO

A avaliação será formativa e contínua ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno.

Este processo se dará na interação nos seminários de discussão, aulas dialogadas, pesquisa de campo e seminários promovendo a participação ativa e democrática de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

 Critérios e Atividades a serem considerados no processo avaliativo: 100 pontos

 Atividade

Modalidade

Critérios

Valor

Sínteses das unidades

Individual

Serão aplicadas atividades sínteses dos textos discutidos em sala de aula. Critérios de avaliação: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado.

30

Análise fílmica

Grupo

Os alunos produzir uma resenha crítica dos filmes assistidos. Critérios: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado.

30

Artigo científico e apresentação de seminário

Em grupos

Os grupos deverão desenvolver uma pesquisa de campo com base na aplicação de questionário ou entrevistas com professores e gestores de escola sobre as reformas curriculares e analisar à luz do referencial teórico estudado na disciplina e referências complementares para produção de um artigo de 10 a 15 páginas.

A pesquisa demandará duas etapas:

- Entrega do artigo científico produzido a partir da pesquisa realizada (30 pontos)

- Apresentação das pesquisas em seminários Critérios de avaliação: clareza e objetividade na escrita do texto, adequação da linguagem científica, referencial teórico mobilizado, cumprimento das normas da ABNT. (10 pontos)

40

 

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, a penúltima aula do semestre letivo 2021/2 será destinada para a atividade de avaliação de recuperação de aprendizagemPortanto, a/o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) no componente curricular, terá o direito de fazer a referida atividade avaliativa no valor de 100 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

MOREIRA, A. F. BCurrículos e programas no Brasil. 13. ed. Campinas: Papirus, 2006.

SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

_______O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Complementar

APPLE, M. W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.  

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2001.

______. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes, 2008.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Valeria Moreira Rezende, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 23:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4246282 e o código CRC 48C76554.




Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4246282