UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PPGCC43

COMPONENTE CURRICULAR:

Métodos Qualitativos em Contabilidade

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis

SIGLA:

PPGCC

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

O objetivo da disciplina consiste em desenvolver habilidades em análise qualitativa para os alunos de doutorado e mestrado, para que possam ter possibilidade de ampliar a gama de projetos de pesquisa, indo além do mainstream de abordagens quantitativas.

Ementa

Desenhos de pesquisa qualitativa; epistemologia; pesquisas quantitativas e qualitativas; métodos de indução, dedução e abdução; formas de coleta de dados qualitativos (entrevistas, focus group, observação participante, survey); análises qualitativas (codificação, transcrição, análise qualitativa comparativa); aspectos éticos em pesquisas qualitativas.

PROGRAMA

  1. Introdução à análise qualitativa

  2. Epistemologia na pesquisa qualitativa

  3. Desenhos de pesquisa qualitativa

  4. Amostragem e estudos qualitativos

  5. Métodos na investigação qualitativa; Indução, Dedução e Abdução

  6. Entrevistas, focus group e observação participante

  7. Survey

  8. Análises - análise de narrativa, análise da conversa, análise de conteúdo

  9. Transcrição  

  10. Apresentação de resultados em pesquisas qualitativas

  11. Ética e Regulação em Pesquisa

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABERNETHY, M. A.; CHUA, W.; LUCKETT, P. F.; SELTO, F. H. Research in managerial accounting: Learning from others’ experiences. Accounting & Finance, vol. 39, p. 1–27, 1999.

 

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

 

BERGER, R. Now I see it, now I don’t: researcher’s position and reflexivity in qualitative research. Qualitative Research, vol. 15, n.2, p. 219–234, 2015.

 

BRYMAN, A. Social Research Methods (4th ed). Oxford: Oxford university Press, 2012.

 

CONNOR, J.; COPLAND, S.; OWEN, J. The infantilized researcher and research subject: ethics, consent and risk. Qualitative Research, vol. 18, n.4, p. 400–415, 2017.

 

DICKINSON, H.; JEFFARES, S.; NICHOLDS, A.; GLASBY, J. Beyond the Berlin Wall?: Investigating joint commissioning and its various meanings using a Q methodology approach. Public Management Review, vol. 16, n.6, p. 830–851, 2014.

 

DRISKO, J. W.; MASCHI, T. Content Analysis. Pocket Guides to Social Work Research Methods. Oxford: Oxford University Press, 2016.

 

EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. The Academy of Management Review, vol.14, n.4, 532, 1989.

 

FAROOQ, M. B.; VILLIERS, C. Telephonic qualitative research interviews: When to consider them and how to do them. Meditari Accountancy Research, vol. 25, n.2, p. 291–316, 2017.

 

FLICK, U. The Sage handbook of qualitative data analysis. Sage, 2013.

 

GUBRIUM, J. F.; HOLSTEIN, J.A.; MARVASTI, A.B.; MCKINNEY, K.D.  The Sage Handbook of interview research: The complexity of the craft. Sage, 2012.

 

HEPBURN, A.; POTTER, J. Eight Challenges for Interview Researchers. In: The Sage Handbook of Interview Research: The Complexity of the Craft, p. 555–571, 2012.

 

KOWAL, S.; O’CONNELL, D. C. Transcription as a crucial step of data analysis. The Sage Handbook of qualitative data analysis, p. 64-79, 2014.

 

MAHONEY, J.; GOERTS, G. A tale of two cultures: Contrasting quantitative and qualitative research. Political Analysis, vol.14, n.3, p. 227–249, 2006.

 

MCKINNON, J. Reliability and Validity in Field Research: Some Strategies and Tactics. Accounting, Auditing & Accountability Journal, vol. 1, n.1, p. 34–54, 1988.

 

NEWENDORF, K. A. The content analysis guidebook. Thousand Oaks: Sage, 2002.

 

NOWELL, B.; ALBRECHT, K. A Reviewer’s Guide to Qualitative Rigor. Journal of Public Administration Research and Theory, vol. 29, n.2, p. 348–363, 2018.

 

O’REILLY, M.; PARKER, N. “Unsatisfactory Saturation”: A critical exploration of the notion of saturated sample sizes in qualitative research. Qualitative Research, vol. 13, n.2, p.190–197, 2013.

 

PATTON, M. Q. Qualitative Research & Evaluation Methods. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2015.

 

QU, S. Q.; DUMAY, J.  The qualitative research interview. Qualitative Research in Accounting and Management, vol. 8, n.3, p. 238–264, 2011.

 

RAAIJMAKERS, A. G. M.; VERMEULEN, P. A. M.; MEEUS, M. T. H.; ZIETSMA, C. I need time! Exploring pathways to compliance under institutional complexity. Academy of Management Journal, p. 58, n.1, p. 85–110, 2015.

 

REICHERTZ, J. (2013). Induction, deduction. The Sage Handbook of Qualitative Data Analysis, Sage, Flick, Uwe (Ed.) London, 123, 2013.

 

SIMOVSKA, V.; LAGERMANN, L. C.; ABDULJALIL, H. S.; Mørck, L. L.; Kousholt, D. Inside out: what we (don’t) talk about when we talk about research. Qualitative Research, 19(2), 113–130, 2019.

 

VAIVIO, J.  Qualitative management accounting research: Rationale, pitfalls and potential. Qualitative Research in Accounting & Management, vol. 5, n.1, p. 64–86, 2008.

 

aprovação

 

Ricardo Rocha de Azevedo

Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis

Lucimar Antônio Cabral de Ávila

Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3707218 e o código CRC A4EA5BA9.




Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 SEI nº 3707218