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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA E SOCIEDADE |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE QUÍMICA |
SIGLA: IQUFU |
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CH TOTAL TEÓRICA: 00 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 45 horas |
CH TOTAL: 45 horas |
OBJETIVOS
Realizar atividades e ações de caráter extensionista no contexto do ensino de Ciências/Química, estabelecendo interações entre a Universidade e a sociedade.
Ementa
Planejamento, organização e execução de ações extensionistas (programas, projetos, prestação de serviços, cursos, oficinas e/ou eventos).
PROGRAMA
Planejamento
1.1 Definição do tema, da metodologia e da modalidade (programas, projetos, prestação de serviços, cursos, oficinas e/ou eventos) a ser utilizada na ação proposta no contexto do ensino de Ciências/Química
1.2 Elaboração do cronograma de execução
1.3 Cadastro do projeto no Sistema de Extensão da UFU (SIEX)
Execução
2.1 Organização de grupos de atuação na ação, bem como a metodologia de executada
2.2 Planejamento da metodologia de execução
2.3 Desenvolvimento de materiais didáticos, feiras, oficinas, palestras, eventos, minicursos, exposições, dentre outras, voltados à divulgação da ciência para a sociedade
Finalização
3.1 Divulgação dos resultados da ação
3.2 Elaboração de relatório
3.3 Geração de um produto e/ou publicação, se for o caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 4. ed. 2006.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010
ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica – subjetividade e heterogeneidade no discurso de divulgação científica. Campinas: Editora Autores Associados, 2001.
Outras bibliografias de acordo com ementa e programa variável, aprovado em Colegiado de Curso
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAGAS, A. P. Como se faz química: uma reflexão sobre a química e a atividade do químico. 3. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2001.
FRANTZ, W. As funções sociais da universidade: o papel da extensão e a questão das comunitárias. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.
MACIEL, A. S. A universidade e o princípio da indissociabilidade: entre ensino, pesquisa e extensão: utopia ou realidade? Rio Branco: EDUFAC, 2018.
ONÇA, L. A.; CAMARGO, E. S.; PIERO, A. Cultura e extensão universitária: democratização do conhecimento. São João del-Rei: Malta, 2010.
PORTO, C., BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. (org.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011.
SANTOS, W. L. P. MALDANER, O. A. (org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
Outras bibliografias de acordo com ementa e programa variável, aprovado em Colegiado de Curso.
aprovação
Osmando Ferreira Lopes Coordenador do Curso de Graduação em Química Industrial |
Fábio Augusto do Amaral Diretor do Instituto de Química |
Documento assinado eletronicamente por Osmando Ferreira Lopes, Coordenador(a), em 17/11/2022, às 16:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Diretor(a), em 22/11/2022, às 12:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.058114/2022-51 | SEI nº 4037433 |