UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

GHS035

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

45h

Total:

60h

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Amarante Oliveira

Ano/Semestre:

 2021/2

Observações:

Pré-requisitos: Estágio Curricular Supervisionado I; Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado III.

 

EMENTA

O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: REGÊNCIA. A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Médio com uso de metodologias diversificadas.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV justifica-se pela necessidade do discente vivenciar o ambiente escolar a partir de um intervenção planejada em forma de regência em turmas do ensino médio.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre diferentes experiências de Ensino Médio, considerando aspectos de forma e conteúdo;

Objetivos Específicos:

- Desenvolver intervenções planejadas e orientadas junto às escolas de nível Médio, exercendo a prática docente neste nível de ensino;

- Articular a historiografia relativa ao conteúdo do nível médio às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino, considerando a partir das experiências acadêmicas do aluno;

- Elaborar uma reflexão, a partir de um relatório circunstanciado, sobre as experiências vivenciadas nas atividades do Estágio.

 

PROGRAMA

I - Professor de História e práticas educativas: relação professor/aluno

II- Planejamento de ensino

III - Prática docente no Ensino Médio: regência

METODOLOGIA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV possui carga horária de 60 horas e será ofertada, em formato presencial, ao longo do semestre 2021.2, entre os meses de maio e agosto de 2022. Serão 15 encontros presenciais às quintas-feiras das 19h00 às 22h30. O restante da carga horária será dedicada a atividades assíncronas: vídeos, podcasts, leitura, produção textual, participação em fóruns e outras atividades via plataforma Moodle. Para realização das atividades assíncronas da disciplina os discentes precisam de: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf e Moodle; familiaridade com os softwares do pacote Office 365 e serviços de mensagem como e-mail e WhatsApp. Os materiais didáticos da disciplina estarão disponíveis no Moodle e a bibliografia básica e complementar poderá ser acessada integralmente de forma remota. A assiduidade será registrada a partir da participação dos encontros presenciais e da realização das atividades assíncronas.

AVALIAÇÃO

Atividade avaliativa

Pontuação máxima

Critério de avaliação

Data de Entrega

Atividades assíncronas semanais na plataforma Moodle.

10

Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade.

Semanal

Sequência didática

20

Organização, clareza, criatividade, aplicabilidade.

02/06

Regência

40

Pontualidade, Objetividade, Clareza, Criticidade, Criatividade, domínio conceitual,  domínio de aparato tecnológico, didática.

Junho e julho

Relatório de regência

30

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

11/08

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.

CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZÁLEZ, María Fernanda (orgs). Ensino da História e Memória Coletiva. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

Complementar

KARNAL. Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005.

LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.

OLGA, Brites; PEREIRA, Mirna Busse. Oficina de História: ensino, memória e patrimônio histórico. Projeto História, n. 40, p. 333-356, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6135/4457 Acesso em março/2013.

OLIVEIRA, Sírley Cristina. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: PATRIOTA, Rosangela; FREIRE, Alcides (orgs.). História e cultura: espaços plurais. Uberlândia: Aspectus, p. 159-179, 2002.

SALVADORI, Maria Ângela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara-SP: Junqueira&Marin Editores, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/06/2022, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3656186